TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleção dos Materiais

Por:   •  14/10/2015  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo Wolf                                          RA 2015006

                                                 Resumo “SELEÇÃO DE MATERIAIS”

Cabe ao engenheiro fazer pesquisas, estudar os processos e aplicações dos materiais para poder adequar as fases do projeto. Os materiais são substancias importantes na construção do projeto.

Existem cinco classes de materiais Materiais Metálicos, Materiais Cerâmicos, Materiais Poliméricos, Materiais Compósitos e Materiais Naturais.

Materiais metálicos, são bons porque apresentam boa resistência e ductilidade, ferroso por ser bem versáteis sua utilização é ampla e econômica, não ferroso suas propriedades mecânicas são bem amplas.

Materiais cerâmicos, são bem resistentes a altas temperaturas, frágeis e duros, pois é a combinação entre elementos metálicos e não metálicos, cerâmica avançada alta resistência a corrosão, baixo peso e vida útil longa, cerâmica comum são mais resistentes do que metais e polímeros, vidro são silicatos não cristalinos contendo outros óxidos.

Materiais polímeros, tem baixa resistência mecânica e são constituídos de macromoléculas orgânicas sintéticas ou naturais, existe Polímeros termoplásticos Polímeros termofixos Elastômeros, o diferenciam eles, é um é mais duro que o outro, muda o jeito de trabalhar porque o produto final aceita deformação e outro não, seus compostos são bem diferentes.

Materiais compósitos, com ele consegue obter diferentes propriedades, são utilizados em diferentes objetos, para ajudar na sua composição no que for preciso.

Materiais semicondutores, vem inovando na área da computação beneficiando as partes com a característica sensível de concentração de impurezas.

Biomateriais, são utilizados na área cirúrgicas, pois substituem partes danificas do corpo, não reagindo com o mesmo.

Materiais naturais, são os materiais encontrados na natureza como minerais, fibras e madeiras.

Critérios de custo devem ser adotados, existem alguns tópicos que devem ser seguidos junto com as propriedades do material e seu custo e benefício, tudo tem que ser levado em consideração, seu preço no mercado e fácil aceso na compra.

Índice de Mérito nada mais é do que ferramenta para ajudar na seleção dos materiais, ajuda a minimizar o denominador aumentando a sua propriedade.

Os Mapas de Propriedades de Materiais, agrupam em gráficos as famílias de materiais, a onde seus dados aproximados de propriedades e perfil são obtidos.

Projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com