TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Metrologia Medição por Imagem

Por:   •  6/3/2016  •  Seminário  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

METROLOGIA MECÂNICA

PROFESSOR REINALDO SANTANA

MEDIÇÃO POR IMAGEM

ALUNOS: GABRIEL LOPES, KATYA AGUIAR, LUCAS MOREIRA E LUCAS PAES

AUT 161

Volta Redonda

Fevereiro de 2014



1 – INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a rentabilidade da produção e a qualidade dos produtos industriais dependem da certeza da medição adquirida no processo tecnológico.

        As indústrias metalúrgicas (entre outras) são inadmissíveis sem a utilização de aparelhos modernos de medição devido à importância que é dada ao controle de processos, pois assim melhora-se a qualidade na produção e eleva-se o rendimento.

Existem diversas formas de medição, assim como inúmeros instrumentos para a realização da mesma. Uma dessas formas é o sistema de medição por imagem.

  1. – CONCEITO DE MEDIÇÃO

Utilizando a definição do VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia):

“medição / measurement / mesurage / medición

Processo de obtenção experimental dum ou mais valores que podem ser, razoavelmente, atribuídos a uma grandeza.”

Notas: A medição não se aplica a propriedades qualitativas.

A medição implica a comparação de grandezas ou a contagem de entidades.
A medição pressupõe uma descrição da grandeza que seja compatível com o uso pretendido dum resultado de medição, segundo um procedimento de medição e com um sistema de medição calibrado que opera de acordo com o procedimento de medição especificado, incluindo as condições de medição.

  1. – MEDIÇÃO POR IMAGEM

Técnicas de processamento de imagem tem se tornado cada vez mais comum na realização de medição. Existem diferentes formas de medição utilizando imagem como, por exemplo, a medição por pixels.

  1. – MEDIÇÃO POR PIXEL

Pixel (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem) é o menor elemento num dispositivo de exibição ao qual é possível atribuir uma cor.

De forma simplificada, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem completa.

Ao medir objetos utilizando o principio da medição por pixel, é possível que ocorram certos problemas, dentre eles, a peça não ser totalmente reta, não ocupando completamente alguns pixels. Com esse problema, ora a parte ocupada era considerado um pixel completamente preenchido, ora um pixel completamente vazio, gerando um grande erro nas medições. Para corrigir este erro, foram criadas várias técnicas, dentre elas, a de medição por subpixel, sendo a mais exata. Esse tipo de medição ocorre da seguinte forma: ao obter a imagem do objeto, caso haja algum pixel parcialmente preenchido, o valor deste pixel será dado de acordo com a cor representada em sua imagem, que é baseada na variação de uma escala de cinza. Desta forma, os erros de medição são minimizados.

  1. – APLICAÇÕES

Esse sistema de medição é muito utilizado para peças de pequenas dimensões, planas ou que possuem características que tornem a peça difícil ou impossível de ser manuseada.

É empregada, por exemplo, em inspeção automática de placas de circuito impresso, avaliação da qualidade da superfície de pedaços de madeira, em imagens médicas (o objetivo é medir em imagens de ultrassom a espessura de artérias), etc.

Para a realização da medição por imagem deve-se realizar uma avaliação detalhada sobre as diferentes formas de medição que podem ser implementadas, assim como analisar as condições de iluminação e do objeto que será medido.

  1. – VANTAGENS E DESVANTAGENS

O sistema de medição por imagem apresenta diversas vantagens como a flexibilidade e o elevado grau de automação, assim como a ausência de contato entre o instrumento de medição e o mensurando, o grande volume de dados medidos e a elevada velocidade de medição permitem acessar, com riqueza de detalhes, características da peça que seriam difíceis ou mesmo impossíveis de serem encontradas manualmente.

Como qualquer outro sistema de medição, este possui desvantagens como uma elevada incerteza de medição quando comparada com uma incerteza de medição realizada manualmente. Deve-se então, em uma aplicação determinar quais variáveis podem ser controladas ou modificadas para a melhoria do processo.

  1. – MÁQUINAS ÓPTICAS

        As máquinas ópticas são consideradas um instrumento de medição indireta por não existir contato com o objeto em nenhum momento durante a medição. A medição é feita dessa forma porque, muitas vezes, o objeto é pequeno demais, dificultando o manuseio.

  1. - PROJETOR DE PERFIL

Ao se deparar com uma peça de tamanho muito pequeno, a realização da medição de suas dimensões se torna algo complicado com a utilização de instrumentos comuns.

Para resolução desse problema, utiliza-se o projetor de perfil, que tem como função a verificação do tamanho de peças pequenas ou mesmo as que possuem um formato complexo.

O tipo de medição realizada pelo projetor de perfil é chamada de medição por imagem ampliada. Dessa maneira, o processo ocorre da seguinte maneira:

Em sua tela de vidro, o equipamento projeta a imagem ampliada da peça. Nesta tela, há duas linhas perpendiculares, que podem ser utilizadas como referência nas medições.

Por meio de lentes intercambiáveis, o tamanho original da peça pode ser ampliado em 5, 10, 20, 50 ou 100 vezes.

Conta-se também com dois cabeçotes micrométricos, e uma placa de vidro em sua área central. Ao colocar a peça nessa placa e iluminá-la, sua imagem aparecerá no anteparo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (116.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com