TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensor fotoelétrico

Por:   •  22/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

sensor fotoelétrico

tipos:

O sensor fotoelétrico detecta objetos por meio de feixe(s) de luz(es). Existem vários tipos de sensores, podendo encontralos com certas configurações dependendo de sua aplicação. Os principais são:

LDRs: Os LDRs ou Light Dependent Resistors, conhecidos como foto-resistores, são sensores foto-condutivos. A resistência depende da quantidade de luz que incide numa superfície sensivel. Esse sensor é lento, assim sendo mais usado para aplicações de variação rapida da luz.

Foto-Células: São dispositivos que geram uma tensão dependendo da quantidade de luz que chega a sua superfície, portanto quanto maior a incidencia de luz mais intesa será a corrente, a quantidade de fótons determina sua saída. Não são muito usadas como sensores, apesar de sua resposta de frequência ser muito grande.

Foto-Diodos: Podem ser usados como foto-condutivos ou foto-voltaicos. Quando uma luz interfere em uma junção semicondutora, são liberados portadores de cargas. Há manifestação de dois fenômenos nessas condições, podendo usa-los em prática. Se o sensor aproveitar a tensão obtida com a luz, ele opera com o modo foto-voltaico, se ele aproveitar a variação na resistência inversa com a luz em modo de operação, ele opera no modo foto-condutivo.

Foto-Transistores: O principio é basicamente o mesmo dos foto-díodos, porém os transistores tem uma estrutura maior, assim tendo uma velocidade menor. Os transistores podem ser utilizados de forma que a corrente gerada possa ser ampliada.

Foto-Tiristores: Basta expormos a luz para que obtenhamos o seu disparo, fazendo-o funcionar como um sensor óptico. Existem vários dispositivos tiristores que podemos encotrar sensíveis a luz, alguns exemplos são: LASCS, LASBS, LASCR e Opto-Diac.

caracteristicas:

O sensor fotoeletrico é muito sensivel, pois sua saída depende da intensidade de luz que interfere nele, detecta radiação infravermelha e ultravioleta e tende a ser veloz, pois em várias aplicações ele precisa ser rápido para ler códigos de barras.

funcionamento:

Funciona por um emissor de luz e um receptor. Pode-se realizar de três formas:

Difuso: possui um emissor de luz e um receptor no mesmo corpo. O emissor emite um feixe de luz, se um objeto entrar na frente a luz é refletida em sua superficíe e volta ao receptor do sensor.

Barreira: é dividido em duas partes, emissor e receptor. O emissor e o receptor enraizados de frente um ao outro, assim emitindo a luz do emissor diretamente para o receptor de forma continua. Quando o material passa nesse meio, interfere na luz, fazendo com que a luz não chegue ao receptor. O sensor detecta a presença do objeto e imprime sua saída.

Retroreflectivo: parecido com o difuso, esse sensor contém o emissor e o receptor lado a lado, mas funciona com o modelo de barreira. Utiliza-se um modelo prísmatico preso de frente com o sensor que reflete a luz, assim acionando a saída apenas quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com