TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensores

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA

EDNILSON NUNES DA SILVA - 207722015

SENSORES INDUSTRIAIS

sensores fotoeletricos

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

EDNILSON NUNES DA SILVA

SENSORES INDUSTRIAIS

sensores fotoeletricos

Trabalho apresentado ao Curso Sensores Industriais da Faculdade ENIAC para a disciplina  [Engenharia mecatronica].

Prof. Luiz Carlos Bernardo

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Teoria e Principio

Contribuições de Einstein

[pic 3]

Einstein por volta de 1905, ano em que propôs que a luz era emitida e absorvida como se fosse constituída por pequenas partículas

A explicação do efeito fotoelétrico foi apresentada pelo alemão Albert Einstein (1879-1955) em 1905. Ele propôs que a luz era emitida e absorvida como se fosse constituída por pequenas partículas (‘quanta de luz’ ou fótons). A energia de cada fóton é proporcional à frequência associada da luz que incide sobre o material. Dessa maneira, o efeito só é observado quando a luz incidente tem energia suficiente para arrancar os elétrons dos átomos. Por essa explicação (e outras contribuições à ciência), Einstein recebeu o prêmio Nobel de física em 1921.

Princípio de funcionamento dos sensores

Os elementos fundamentais são: uma fonte de luz, um prisma e uma célula fotoelétrica na ausência do liquido o raio de luz é refletido no prisma para célula fotoelétrica, enquanto na presença do liquido raio de luz é refratado e a célula fotoelétrica não é mais iluminada.

Evidentemente, trata-se de um transdutor de nível para medida do tipo discreto (on-off) e poderia ser utilizado um sensor óptico do tipo barreira.

Existem tipos que detectam presença/ausência de objetos opacos em uma fração de polegadas e muitas centenas de ‘Pés’, sem entrarem em contato com esses objetos. Uma extrema versatilidade caminha para uma ampla variedade de sensores de precisão.

Manipulação de material, distribuição de embalagens distribuição de materiais em depósitos, monitoramentos de esteiras, inclusive detecção de obstruções, contagem de peças e posicionamento são algumas das aplicações típicas desse sensor.

Célula fotoelétricas

Células fotoelétricas ou fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotoelétrica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.

Células geradoras de energia são chamadas também de "células solares", por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia elétrica. Atualmente, as células solares comerciais ainda apresentam uma baixa eficiência de conversão, da ordem de 16%. Existem células fotovoltaicas com eficiências de até 28%, fabricadas com arsenieto de gálio, mas o seu custo elevado limita a produção destas células solares ao uso na indústria espacial.

[pic 4]


Sensor de presença fotoeletrico

Sensor de Presença Garagem - Movimento + Fotoelétrico

O Sensor de Presença Infravermelho Acende a Iluminação Automaticamente quando houver movimentação no ambiente. E o Relé Fotoelétrico Acende outra Iluminação à noite e apaga quando amanhecer mantendo acesas luminárias na ausência de luz incidente.

São dois em um. Sensor de Presença e Relé Fotoelétrico comandando duas cargas de iluminação separadamente, com fechamento dos contatos em zero volts

[pic 5]

Data sheed Nome Coml.: Sensor de Presença Garagem (2x1) Descrição:O Sensor de Presença (SP) Infravermelho Acende a Iluminação 1 Automaticamente quando houver movimentação no ambiente. E o Relé Fotoelétrico (RL) Acende a Iluminação 2 à noite e apaga quando amanhecer mantendo acesas luminárias na ausência de luz incidente. Itens: Regulagem (SP) 1: Tempo de 1, 2, 4, 5, 8, 10 e 15 min; Regulagem (SP) 2: Tempo de teste em 5 segundos; Regulagem (SP) 3: Luz ambiente da fotocélula; Regulagem (SP) 4: Fotocélula (liga dia ou noite e dia); Regulagem (SP) 5: Sensibilidade ao disparo; Relé Fotoelétrico (RL): Controla a iluminação 2. Articulador para posicionamento com giro de 180° Acionamento dos contatos dos relés em zero volts da corrente elétrica, aumentando a vida útil do sistema sensor/lâmpada até 5X mais que os sensores comuns. Alcance: Maior autonomia até 12m com 110 graus Contatos: NA = Normalmente Abertos Tensão de Operação: 100 a 240VCA Bivolt / 50/60 Hz Potência (carga máxima): Para qualquer tipo de lâmpada Incandescente: 127 vca 400w e 230 vca 800w Fluorescente: 127 vca 150w e 230 vca 300w Consumo:

Encoder absoluto

O encoder é um dispositivo usado na automação industrial que transforma o movimento rotatório em um trem de impulsos elétricos servindo para determinar o deslocamento de movimentos circulares ou lineares. Existem dois tipos de encoderds: Encoder Absoluto e Encoder Incremental. O encoder incremental gera um pulso para cada unidade de deslocamento. O encoder absoluto gera um código binário para cada unidade de deslocamento. Os dois sistemas usam  a detecção fotoelétrica onde o trem de pulsos é gerado pela passagem da luz através de um disco codificado firmemente encaixado ao eixo de um motor ou em dispositivos mecânicos que transformem o deslocamento linear em deslocamento circular. Este sistema pode ser usado para detectar a posição de distâncias superior a 0,01mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (316.1 Kb)   docx (246.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com