TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensores Indutivos.

Dissertações: Sensores Indutivos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  331 Visualizações

Sensores indutivos

São componentes eletrônicos capazes de detectar a aproximação de um objeto sem a necessidade de contato físico entre sensor e o acionador, aumentando a vida útil do sensor pornão possuir peças móveis sujeitas a desgastes mecânicos.

O sensor consiste de uma bobina sobre um núcleo de ferrite, um oscilador, um circuito de disparo de sinais de comando e um circuito de saída.Com aproximação do objeto no campo elétrico,ocorrem alterações no circuito elétrico. Um sensor de proximidade indutivo inclui um circuito oscilador, um comparador de sinal e um chaveador. A bobina decircuito oscilador gera um campo eletromagnético de alta frequência que é emitido á face do sensor.

Principio de funcionamento

O oscilador excita a bobina que produz um campo eletromagnético.Este campo perderá força (amplitude) quando um objeto metálico se aproximar da face sensora, reduzindo a amplitude da oscilação, esta queda de amplitude se dá devido a indução de correntes parasitas nomaterial ( Efeito Fucoalt). As medidas de proximidade, posição e deslocamento do objeto é essencial em muitas aplicações diferentes, como posição de válvula, detecção de nível, controle de processo,controle de maquina, segurança e etc.

Oscilador- Fornece energia para geração do campo eletromagnético nas bobinas

Bobina- Gera o campo eletromagnético

Circuito de disparo- Detectamudanças na amplitude da oscilação. As mudanças ocorrem quando o alvo se aproxima da face sensora.

Circuito de saída- quando uma mudança considerável é detectada, a saída fornece um sinal para umainterface, CLP ou microcontrolador.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com