TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sga Sistema Gestao Ambiental

Artigos Científicos: Sga Sistema Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  7.611 Palavras (31 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 31

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DADOS DA EMPRESA 04

2.1 MAPEAMENTO 04

Cultura Organizacional 04 Negócios 04

Visão 04

Valores 05

2.2 STAKEHOLDERS 05

Clientes 05

Disponibilidade de produtos 05

Índice de Reclamações de produtos 05

Satisfação do Cliente 07

Colaboradores 07

Redução de índice de acidentes 08

Matriz de meio ambiente 08

Acionistas 08

Redução de Custo 09

Transparência nos resultados 09

Fornecedores 10

Comprometimento com os prazos 10

Matérias primas de qualidade 10

Comunidade 11

Índice de satisfação da Comunidade 11

Redução de consumo de energia 11

Redução de consumo de água 12

Qualidade de vida 12

2.3 DESENHO ORGANIZACIONAL 13

2.3.1 Organograma departamental 13

2.3.2 Fluxograma do processo de manufatura ou serviços 14

2.4 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA 14

2.4.1 Infraestrutura 15

2.4.2 Layout 15

2.4.3 Matriz energética 16

2.4.4 Tratamento de Efluentes 17

2.4.5 Tratamento de Resíduos 19

3 ASPECTOS LEGAIS E NORMATIVOS 22

4 CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE 28

REFERÊNCIAS 28

1 INTRODUÇÃO

O uso racional dos recursos disponíveis na natureza já não é exigência apenas dos ecologistas ou entidades governamentais, passando a fazer parte, também, do planejamento estratégico das organizações . A proteção do ambiente constitui um dos maiores desafios da geração atual, ao qual nenhum setor de atividade pode ficar indiferente.

A prática de gestão ambiental vem demandando produtos e serviços que estejam adaptados a esta recente tendência global, o sistema de gestão ambiental que ajuda as empresas a preservar o meio ambiente ajudando a sociedade e garantido sua permanência no mercado. Muitas organizações estão se preocupando e se especializando no assunto, conquistando assim clientes que também adotam tal prática. No entendimento de Andrade (ANDRADE, 2000, p. 11) o gerenciamento ecológico envolve a passagem do pensamento mecanicista para o sistema sistêmico. Um aspecto essencial dessa mudança é que a percepção do mundo como máquina cede lugar à percepção do mundo como sistema vivo.

Na visão de Donaire (DONAIRE, 1999, p.16) “esta visão é o resultado de uma mudança de enfoque que está ocorrendo no pensamento da sociedade e mudando sua ênfase do econômico para o Social, valorizando aspectos sociais que incluem distribuição mais justa de renda, qualidade de vida e etc.”. Isso tem reforçado as empresas a adotarem estes valores em suas gestões, seus procedimentos administrativos e operacionais.

Veremos nesse trabalho como uma empresa multinacional, a Embraer, faz a sua colaboração para o meio ambiente, e para a comunidade, sem afetar no processo produtivo da empresa.

DADOS DA EMPRESA, OBJETO DE ESTUDO:

• Razão Social: Embraer SA

• Nome Fantasia: Embraer

• Ramo de Atividades: Aeronáutica de Defesa, Executiva e Comercial.

• Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2170, em São José dos Campos (unidade matriz)

• Portfólio de produtos/serviços: Aviões, serviços e material de defesa

• Política Ambiental: A Embraer empreenderá as suas atividades industriais e comerciais de maneira ambientalmente sustentável, inteiramente segura e promotora da saúde.

• SGA: No ano de 2002, a Unidade Faria Lima foi certificada no Sistema de Gestão Ambiental, atendendo à Norma ISO 14001; e no ano de 2004, essa unidade conseguiu manter a certificação através da Auditoria de Manutenção realizada pela certificadora ABS – American Bureau of Shipping.

Para controlar todas essas certificações, a Embraer criou o Sistema Integrado de Gestão do Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Qualidade (SIG-MASSQ), que tem como função facilitar a análise de todas as ações de maneira global, integrando empresa, empregados, terceiros, parceiros, meio ambiente, saúde, segurança e qualidade, sempre com foco nos resultados da empresa.

2 MAPEAMENTO

2.1Cultura Organizacional

2.1. Missão

O negócio da Embraer é gerar valor para seus acionistas através da plena satisfação de seus clientes nos mercados aeronáutico global. Por geração de valor entende-se a maximização do valor da Empresa e a garantia de sua perpetuidade, com integridade de comportamento e consciência social e ambiental. A Empresa se concentra em três áreas de negócio e mercados: Aviação Comercial; Aviação Executiva; e Defesa e Segurança. GRI 4.8

2.1.2Visão

A Embraer continuará a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados aeronáutico e de Defesa e Segurança, líder nos seus segmentos de atuação, reconhecida pelos níveis de excelência em sua ação empresarial.

2.1.3Valores

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com