TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sisop - Windows

Ensaios: Sisop - Windows. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

1. Compare o sistema de paginação do Windows com o do Linux, considerando os aspectos: politicas de substituição de paginas, tradução de endereço logico a endereço físico, e estratégia de alocação de páginas em memoria.

Windows -

Politicas de substituição de paginas: depende do tipo de arquitetura da maquina e de seu processador. Para Multiprocessadores da família Intel, e em todas da família Alpha, FIFO. Para Monoprocessadores Intel, LRU, através de clock.

Tradução de endereço logico a endereço físico: baseado em uma tabela de paginação em dois níveis. Nesse caso, considera-se que o endereço virtual de 32 bits é formado por três componentes: índice de diretório de páginas, índice da tabela de paginas e índice de byte.

Estratégia de alocação de paginas em memória: Realizada em duas fases. Inicialmente, o processo reserva um certo numero de paginas da memoria virtual sem necessariamente utiliza-las. Em seguida, à medida que o processo necessita de memoria, essas paginas pre-alocadas são mapeadas a áreas efetivas de armazenamento no disco.

Paginas podem ser dividias em três estados: Livres, Reservadas ou Dedicadas. Livres são as paginas do espaço de endereçamento não utilizadas pelo processo. Reservadas correspondem aquelas pre-alocadas mas ainda não mapeadas a uma área real. Uma vez mapeadas, se tornam Dedicadas.

2. O linux utiliza um modelo de estados de processo diferente do windows. Faça uma correspondência entre os estados utilizados em cada um desses sistemas operacionais.

Windows -

Suspenso: É o processo que já foi submetido, porém permanece suspenso até que o horário ou evento programado ao usuário venha acontecer. Processo suspenso é aquele que esta no aguarde de uma entrada de dados.

Pronto: O processo já foi submetido e está pronto para receber a CPU, porém ainda aguarda o escalonador de processos para ter controle da CPU. Processos que estão esperando E/S não se aplicam a esse estado.

Executando: A execução propriamente dita. O código está sendo processado. Se ocorrer durante a execução uma requisição de E/S o processo é colocado no estado de espera e outro processo da fila de prontos poderá então concorrer a CPU.

Espera: É o processo que foi colocado na fila de espera de E/S devido ao processador de E/S ser mais lento que a CPU principal. O processo tornaria a CPU mais escrava dele senão houvesse esse estado, pois como ele não está concorrendo à CPU ao executar um E/S, pode-se então colocá-lo no estado de espera para que os demais processos doestado pronto possam concorrer a CPU.

3. Pesquise sobre a capacidade do Linux de atribuir prioridades para threads no mesmo estilo da classe de tempo real oferecida pelo Windows. Caso exista algum mecanismo, faça uma analise comparativa

Windows –

Apto: corresponde ao estado qual se encontra as threads aptas a executar, ou seja, as threads que o escalonador considera para selecionar a próxima a ser executada. Uma vez selecionada, a thread passa ao estado ativo;

Ativa: estado intermediário no qual a thread selecionada pelo escalonador espera pelo chaveamento de contexto para entrar efetivamente em execução No sistema existe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com