TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Sustentação De Cargas

Artigos Científicos: Sistema De Sustentação De Cargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 3

• Sistema de sustentação de cargas

A coluna de perfuração é composta pela junção de vários tubos de perfuração, tendo em sua extremidade a broca. Estes tubos apresentam peso elevado (mais de 100 kg), e como a coluna é composta por dezenas ou centenas destes tubos, o peso a ser suportado quando há a descida ou retirada de uma coluna de perfuração é enorme, logo a função deste sistema é suportar e transferir todas as cargas a serem içadas durante a perfuração.

Esse sistema é composto pelos seguintes equipamentos:

 Mastro:

Sustenta o peso das colunas de perfuração e de revestimento, fornecendo também uma altura suficiente para o manuseio dos tubos içados. Durante as manobras, a coluna retirada, que será descida posteriormente no poço, é apoiada no mastro da sonda, em um local chamado de RH, como o funcionário que trabalha neste local é chamado torrista, é comum chamar o RH de mesa do torrista.

 Subestrutura:

É responsável por apoiar o mastro e receber as suas cargas. A subestrutura deve permitir

um espaçamento entre a superfície e a mesa rotativa, para que possa ser instalado o sistema de segurança de superfície.

É na área superior da subestrutura onde são conectados os tubos, ancoradas as colunas, entre outras atividades, enfim, onde é realizada boa parte dos trabalhos. Os funcionários que desempenham estas tarefas são chamados plataformistas.

 Estaleiro:

Espaço da locação reservado para armazenar os tubos a serem utilizados ou substituídos durante a perfuração do poço. Os tubos estaleirados ficam sobre vigas para permitir o seu içamento para a área do mastro.

• Sistema de movimentação de cargas

O sistema de movimentação de carga permite movimentar as colunas de perfuração, de revestimento e outros equipamentos. Este sistema é composto de:

 Cabo de perfuração:

É um cabo de aço trançado em torno de um núcleo ou alma, sendo que cada trança é formada por diversos fios de pequeno diâmetro de aço especial.

O cabo proveniente do carretel é passado e fixado numa ancora situada próximo a torre, onde se encontra um sensor para medir a tensão no cabo, a qual está relacionada com o peso total sustentado pelo guincho. Daí, ele é passado no sistema bloco-catarina e enrolado e fixado no tambor do guincho.

 Guincho:

É responsável por enrolar ou desenrolar o cabo de perfuração. O guincho apresenta também um sistema de freios que permite controlar a velocidade com que se faz o enrolamento ou desenrolamento. O funcionário responsável por esta atividade é chamado

de sondador, que também é responsável por controlar os parâmetros de perfuração, movimentar a catarina e coordenar os trabalhos dos plataformistas.

 Bloco de coroamento:

Fica fixo na parte superior do mastro e é formado por um conjunto de polias por onde passa o cabo de perfuração.

 Catarina:

Responsável por sustentar diretamente os tubos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com