TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Distribuição De Cargas

Artigos Científicos: Sistema De Distribuição De Cargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  3.061 Palavras (13 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 13

O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS COMO INSTRUMENTO DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL: O CASO DE UMA TRANSPORTADORA DE CARGAS EM CASTANHAL - PA

Erika Mayara Costa da Silva

Jamillie Campos Lima

Lorena do Socorro Ferreira de Almeida

Klêner Kleni Costa Bryto

RESUMO

O presente trabalho, um estudo de caso em uma empresa transportadora de cargas localizada em Castanhal-Pará, teve como enfoque principal uma breve análise no sistema logístico de distribuição física de uma empresa transportadora de cargas em Castanhal, tendo como objetivo determinar se as atividades desenvolvidas pela logística de distribuição estão adequadas às necessidades da empresa. A apresentação deste estudo de caso é precedida por uma pesquisa de revisão bibliográfica abordando os principais autores da área, tratando sobre logística, distribuição física, atividades e nível de serviço da logística. Em seguida, são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados que são a análise documental, a observação participante e a entrevista não-estruturada. Na sequência são apresentados os resultados da pesquisa, visando a identificação das atividades desenvolvidas pela logística da empresa, a sua estrutura e funcionamento. Antes da realização do estudo não se poderia afirmar se as atividades desenvolvidas pelo setor de logística da empresa ofereciam um bom nível de serviço para a organização. Os resultados do estudo de caso revelaram-se condizentes com a literatura consultada sobre logística e distribuição física. Na prática, pode-se considerar que as atividades desenvolvidas pela logística atendem com satisfação as aspirações da empresa.

Palavras-chave: Distribuição Física; Atividades da Logística; Transporte de Cargas.

ABSTRACT

This work, a case study in a cargo transport company located in Castanhal - Pará, had as focus a brief analysis of the logistics system of physical distribution of a cargo transport company in Castanhal. It has the objective of determining if the activities carried out by the logistics of distribution were adequate to the needs of the company.The presentation of this case study is preceded by a bibliographical review addressing the main authors in the subjects of logistics, physical distribution, activities and level of service of logistics. Next, the methodological procedures used are shown, that are the documental analysis, participant observation and the non-structured interview. Afterwards, the results of the research are presented showing the identification of the carried out activities of the logistics of the company, its structure and functioning. Before the study, it could not be confirmed if the logistics if the activities carried out by the logistics department offered a good level of service to the company. The results of the case study reveal themselves consistent with the literature consulted about logistics and physical distribution. In practice, it can be considered that the activities carried out by the logistics department meet with satisfaction the aspirations of the company.

Keywords: Physical Distribution; Logistics Activities; Cargo Transport.

INTRODUÇÃO

A logística é uma ciência que abrange vários aspectos dentro de uma empresa, além de ter participação fundamental para que ocorra o processo de comercialização, bem como produção dos produtos. Portanto, se faz essencial tanto na cadeia de suprimento, quanto na de distribuição. Sendo uns dos principais processos para a concretização dessas atividades a distribuição física, uma vez que é através dessa que os produtos ou insumos chegam aos seus destinos.

Percebida, então, a importância desta área pelas empresas, a mesma passou a ter tratamento de fator estratégico pelas organizações, aumentando a demanda por serviços logísticos. Algumas empresas, porém, não possuíam estrutura para manter uma logística própria, surgindo à necessidade de terceirizar estes serviços, cabendo aos Provedores de Serviços Logísticos a incumbência de atender a essas demandas de forma eficiente. Com o crescimento da oferta deste tipo de serviço, as empresas necessitavam se diferenciar e a qualidade da logística oferecida passou a ser fator decisivo.

Hoje é compreensível que existem vários segmentos de prestação de serviço logístico se diferenciando por modal, e muitas vezes até pelos tipos de serviços oferecidos. Havendo PSL’s que oferecem muito mais do que a distribuição física, por essa razão é fundamental entender, analisar e avaliar para cada estilo de serviço, quais são suas necessidades e se estas estão sendo supridas pelo exercício de operações da empresa. Para isso é necessário verificar quais as ações e serviços são praticados pela empresa, tais como armazenagem, consolidação, desconsolidação e transporte, entre outros aspectos que se fazem presentes.

Dessa maneira, o presente trabalho apresenta teorias sobre as atividades que compõe a logística e seus aspectos influentes, bem como, os processos de distribuição, cuidados necessários e fatores que alavancam custos. Entendendo que todos esses são determinantes para que a distribuição física seja realizada de forma eficiente. Para tanto, foi usado como instrumento de coleta de dados, a realidade de uma Transportadora Rodoviária situada na cidade de Castanhal, cuja mesma, é filial de uma das transportadoras que opera a nível nacional.

Com pessoas pertencentes a níveis de gerência da empresa, foram realizadas entrevistas que abordavam desde os fornecedores até os clientes, além de realizarem uma auto avaliação sobre fatores de força e melhorias na transportadora, com o objetivo de visualizar se a empresa em estudo está de fato executando atividades que supram as necessidades da mesma quanto ao serviço que prestam, além de definir quais os principais pontos que necessitam de melhorias e os que são realizados e vistos como força pela Transportadora de Castanhal.

Isto posto, e por se entender a importância da distribuição física para obtenção de um nível de serviço satisfatório, apresenta-se o seguinte questionamento: as atividades desenvolvidas pela logística de distribuição estão adequadas às necessidades da empresa? O objetivo geral é de determinar se as atividades desenvolvidas pela logística de distribuição da empresa em questão estão adequadas às necessidades da empresa. Os objetivos específicos são:

a) Apresentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com