TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Gestão Hemocentro

Por:   •  2/5/2018  •  Seminário  •  9.924 Palavras (40 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 40

Resumo

O presente Trabalho faz uma abordagem ao processo de desenvolvimento do sistema HEMOGEST que é um sistema de gestão de hemocentros (centros de hemoterapia), totalmente Web, desenvolvido pelo aluno do 5º ano do curso de engenharia informática da Faculdade de Engenharia da Universidade Metodista de Angola.

O processo de doação de sangue em Angola é da inteira resposabilidade do Centro Nacional de sangue (CNS), centro este que apresenta dificuldades em administrar as informações inerentes a esse processo e não, pela captação e controlo do ciclo total do sangue, doadores e controlo dos bancos de sangue em todos os hemocentros.

Neste sentido, foi o desenvolvido um sistema que serve como uma ferramenta que permite o controla total do ciclo de doação de sangue totalmente web.

O documento faz menção a primeira etapa, etapa essa de levantamento de requisitos onde é abordado com mais especificação as dificuldades que existem no processo de administração dos hemocentros; etapa de desenho do sistema juntamente com a etapa de Implementação; e por fim a etapa de testes.  

Palavras-Chave:

Hemocentro, Hemoterapia, Sistema Web, doação, doador, expedição, bolsa de sangue, CNS, Banco de sangue.

Abstract

The present work takes an approach to the development process of the HEMOGEST system, which is a hemocentros (hemotherapy center) management system, totally Web developed by the 5th year student of the computer engineering course of the Faculty of Engineering of the Methodist University of Angola .

The process of blood donation in Angola is entirely responsive to the National Blood Center (CNS), a center that presents difficulties in managing the information inherent to this process and not by capturing and controlling the total blood cycle, donors and control of blood banks in all blood centers.

In this sense, it has been developed a system that serves as a tool that allows the total control of the fully web blood donation cycle.

The document mentions the first step, this step of raising requirements where it is approached with more specification the difficulties that exist in the process of hemocentres administration; system design step along with the Implementation step; and finally the testing stage.

Keywords:

Hemocenter, Hemotherapy, Web System, donation, donor, expedition, blood bag, CNS, blood bank.

Agradecimentos

Primeiramente Agradecemos à Deus pai todo-poderoso que nos brinda todos os Santos Dias com a graça de viver e deu-nos saúde, força e sabedoria para a realização deste projecto pois sem ele nada disso seria possível. Em seguida agradecemos muito dedicadamente ao nosso Professor e Orientador José Carlos Miranda, que muito atenciosamente nos conduziu durante este projecto em parte sem ele também não veríamos o término deste projecto.

Agradecemos também aos nossos professores que em muitas vezes disponibilizaram o seu tempo ajudando em pequenas questões ou até mesmo deixando-nos livres para trabalhar no projecto, de igual modo aos nossos colegas, e sem esquecer os nossos familiares que envidaram esforços e continuam envidando para que possamos realizar a nossa formação.

Por último e não menos importante agradecemos também às duas professoras do colégio dos “PALANGUINHAS”, as professoras Catarina Carvalho e Idalina Moreira, que nos receberam de muita boa vontade e concederam-nos uma entrevista.


Capítulo 1

Introdução

A informática é uma das áreas que maior evolução tem apresentado ao longo dos anos, trazendo tecnologias cada vez mais evoluídas e eficientes que proporcionam melhores condições de vida e de trabalho para todas as pessoas, desde lazer até à operações bancárias, saúde e educação, tendo como principal foco o tratamento da informação (por meio de sistemas de informação).

Um sistema de informação (SI) pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que colectam (recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, à coordenação e ao controle de uma organização [Kenneth, 2013].

A Medicina é uma das àreas que a informática actua de forma directa, dando suporte desde operações organizacionais e administrativas das instituições até à tecnologias de diagnóstico e tratamento de doenças.

O processo de doação de sangue em Angola constitui uma grande preocupação para o Ministério da saúde e não só, a grande falta de doadores voluntários e também a falta de uma melhor distribuição desse sangue para suprir as necessidades de pedido de sangue necessitam de uma grande atenção, pois se têm perdido vidas devido à falta de sangue no Centro Nacional de Sangue e nos centros de hemoterapia dos hospitais ou hemocentros como vulgarmente são chamados.

Os Hemocentros (Centros de Hemoterarpia) são instituições públicas ou privadas que realizam actividades de hemoterapia e hematologia com o objetivo de fornecer sangue (seus componentes e hemoderivados), preferencialmente, aos hospitais da rede pública (Quando se tratar de Hemocentros Públicos) além do atendimento ambulatorial das patologias relacionadas com o sangue. [Ministério da Saúde, 2016]

O Centro Nacional de Sangue de Angola é o órgão do Ministério da Saúde responsável pela captação e controlo do ciclo total do sangue, doadores e controlo dos bancos de sangue em todos os hemocentros de Angola, órgão este que apresenta dificuldades em gerenciar as informações inerentes a esse processo de modo a atender a demanda de sangue existente a tempo e hora e ajudar na tomada de decisão.

A tecnologia é factor primordial para a evolução de uma sociedade. Se a sociedade conseguir prover tecnologias com aperfeiçoamento contínuo e compartilhado, tal sociedade terá um progresso social. Nesse cenário, a utilização da tecnologia pode ser muito útil na gestão dos hemocentros e captação de doadores, uma vez que muitas pessoas têm dificuldade de encontrar doadores no momento que precisam, [Thiago, 2016].

O presente trabalho apresenta o Projecto de um Sistema web para a gestão dos Hemocentros dos hospitais (inicialmente em Luanda), com vista a doutar o Centro Nacional de Sangue de uma ferramenta que permite o controla total do ciclo de doação de sangue totalmente web, proporciona acesso remoto através da internet. Faz a gestão das funções operacionais, técnicas e administrativas dos hemocentros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.8 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com