TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional

Casos: Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

Processos e threads

Processo – é onde o programa é executado

Threads – é uma ramificação do processo

Identificação:

Número de identificação do processo (PID).

Nome do usuário que criou o processo (UID).

Grupo do usuário que criou o processo (GID).

Bloco de controle do processo (PCB)

• O bloco de controle do processo é uma estrutura de dados, mantida pelo sistema operacional, em área reservada, onde todas as informações necessárias para manter o processo em funcionamento são arquivadas.

. 4.1 Quais são as partes que compõem um processo?

Partes de um processo

Espaço de endereçamento: Área de memória usada pelo processo.

Onde as instruções e os dados do programa são armazenados para execução.

2. No hardware, registradores gerais e específicos da UCP.

Quando um processo está em execução, o contexto de hardware guarda os registradores do processador. Quando ele é tirado de execução (mudança de contexto), todos os registradores são salvos no contexto de hardware, para que o processo seja novamente colocado em execução, a partir do ponto onde parou.

3. No software, características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo.

Muitas dessas características são determinadas no momento da criação do processo, enquanto outras podem ser alteradas durante a sua existência. São três grupos de informações:

4.2 O que é espaço de endereçamento de um processo?

Onde as instruções e os dados do programa são armazenados para execução.

4.3 Como a eliminação de um processo utiliza o mecanismo de sinais?

Mecanismo que permite ”avisar” processos de eventos gerados pelo sistema operacional ou por outros processos, eliminando espaço para o carregamento de um novo processo.

Podem ser associados a temporizadores (eventos associados ao tempo).

Exemplos:

Notificações de interrupções e exceções, alarmes de tempo, limites de quotas excedidos, etc.

Eventos que geram sinais - síncronos ou assíncronos.

Tratamento do sinal - semelhante ao mecanismo de interrupções.

O sinal está para o processo assim como interrupções e exceções estão para o sistema operacional

Linux Swapping

O sistema operacional Linux faz um de recurso que utiliza uma área de troca, onde a trocas, entradas e saídas de processos que antes ficavam na memória principal ou vice versa.

Funciona da seguinte maneira, quando a falta de memória principal para a alocação de um novo processo, o sistema faz uso do denominado recurso chamado de Swapp, que utiliza uma área de storage geralmente encontrada em uma partição separada da partição onde o sistema operacional foi instalado para mover os dados do processo da memória principal para o Swapp ou área de troca obtendo assim espaço livre na memória principal para o carregamento de um novo processo, ou retorno de um processo antigo a memoria principal para seu iminente uso. Quando esse recurso move da memória principal os dados para à área de troca denominamos pageout e quando o processo é feito inversamente o chamamos de pagein.

Windows paginação

A paginação é forma de manter todos os dados contidos na memória física dentro de um arquivo denominado paginação, dividido em células de mesmo tamanho denominadas paginas evitando assim resolvendo o problema de pagefault.

Funciona da seguinte maneira, nesse arquivo temos uma tabela divida em células de mesmo tamanho, que corresponde a uma determinada área da memória física, quando a o pagefault em determinada área da memória física então o sistema vai buscar a pagina faltante na memória paginada geralmente encontrada no disco onde o próprio sistema foi instalado ou na unidade de storage escolhida pelo usuário.

Gerenciamento de memoria no Endian no Endian

Figura 1

Na tela inicial ou guia sistema do Endian chamada “Painel de controle” temos na guia Informação sobre o hardware todas as informações sobre o sistema como uso do CPU, porcentagem de memoria principal usada no momento, assim como a sua área de troca e swapp.

Via comandos

Vou transcrever aqui um trecho de um dos livros do Carlos E. Morimoto que ensina como administrar o uso do SWAP apenas quando necessário.

"...

Ainda assim (ao usar uma distribuição com o Kernel 2.6), você pode configurar o comportamento do sistema em relação à memória SWAP através de um parâmetro do Kernel, definindo através do arquivo "/proc/sys/vm/swappiness". Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com