TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional

Seminário: Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

1)Sistema Operacional, quando você liga o computador, um chip (hardware) chamado BIOS, busca nos discos do seu computador um sistema operacional (Windows, Linux, DOS, ... ) ai o sistema operacional assume. Ele verifica os dispositivos instalados, aciona o monitor, carrega as interfaces gráficas, e permite a você executar a Internet Explorer, imprimir uma página, carregar o editor de texto. Localizar seus arquivos no disco do computador, ele que organiza o uso da memória do computador e se comunica com os componentes, como a (placa de rede, impressora, teclado, mouse e o monitor). Importante para gerenciar o hardware do computador e a interação com o usuário.

2) Não. o papel mais importante do BIOS é o carregamento do sistema operacional. Quando o computador é ligado e o microprocessador tenta executar sua primeira instrução, ele tem que obtê-la de algum lugar. Não é possível obter essa instrução do sistema operacional, pois esse se localiza no disco rígido, e o microprocessador não pode se comunicar com ele sem que algumas instruções o digam como fazê-lo. É o BIOS o responsável por fornecer essas instruções.

3) É a necessidade de atualização, já que agora o programa não vem gravado em discos, pois o sistema era carregado na memória para poder ser utilizado. Imagine se houver uma nova versão de um sistema operacional que já está embutido na memória EPROM do computador. O fabricante precisaria gravar as novas EPROM e o usuário teria de trocar o chip ou solicitar a um técnico para efetuar a substituição. Além de não ser nada prático, é uma tarefa dispendiosa, tanto para o fabricante quanto para o usuário.

4) Modo núcleo: Com acesso total aos recursos da maquina e com capacidade de executar instruções de baixo nível.

Modo Usuário: o qual não tem acesso a todos recursos do computador, mas apenas aqueles que o sistema operacional oferece.

5) Uma máquina virtual é obtida por meio da abstração de toda essa complexidade, oferecendo recursos e serviços que tornam a vida do programador mais fácil. Ex: O sistema operacional é considerado uma máquina virtual. O gerenciamento de recursos, envolve o controle de entrada e saída de dados, a alocação de memória para os programas, o gerenciamento da utilização do processador por casa programa que está em execução ( conceito conhecido como time sharing), o acesso ao discos (leitura ou escrita de arquivos). O gerenciamento é efetuado sob demanda, ou seja, conforme as solicitações são disparadas, o sistema operacional atende casa uma, seguindo uma determinada ordem preestabelecida. Ex: é a solicitação de um programa para a impressão de um relatório.

6) O sistema operacional deve alocar um espaço na memória, que servira de buffer de impressão, para tornar o processo mais rápido.

7) A fita cassete consistia em um pequeno invólucro e plástico, contendo dentro uma fita também de material plástico revestida com uma pigmentação magnética, como ferro ou cromo. Os dados e programas armazenados em formato binário no computador eram gravados como sinais sonoros na fita, o que implicava a necessidade de um circuito eletrônico que efetuava a conversão dos sinais digitais do computador para sinais analógicos (sons). O mesmo circuito deveria, ainda, converter os sinais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com