TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional

Trabalho Escolar: Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 4

Exercício Gerência de Memória

1. Quais as funções básicas da gerência de memória?

Gerenciar espaços disponíveis e ocupados. Alocando e liberando espaço na memória para os processos.A gerência de memória deve tentar manter na memória principal o maior número de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais

2. Considere um sistema computacional com 40 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10 Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20 Kb de memória?

Ao todo = 40kb de memória.

SO = 10 kb;

Programa = 20 kb;

Sobram = 10kb;

3. Suponha um sistema computacional com 64 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 14 Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 90 Kb, formado por um módulo principal de 20 Kb e três módulos independentes, cada um com 10 Kb, 20 Kb, e 30 Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se apenas a técnica de overlay?

90kb não cabem de uma vez, módulo principal vai para a memória, o sistema operacional também, no espaço de 30 kb que restantes os três módulos independentes serão executados.

4. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30 Kb tivesse seu tamanho aumentado para 40 Kb, seria possível executar o programa? Caso não seja possível, como o problema poderia ser contornado?

Não. Para contornar poderia se dividir o módulo de 40 kb em dois de 20 kb ou aumentar a memória física em mais 10 kb.

5. Qual a diferença entre fragmentação interna e externa da memória principal?

Fragmentação externa são áreas livres na memória que não estão contiguas, ocorrem a medida que os processos entram e saem da memória. A fragmentação interna é a sobra existente que não pode ser alocada por outro processo.

6. Suponha um sistema computacional com 128 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 64 Kb que implementa alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8 Kb), P2 (24 Kb) e P3 (32 Kb). Calcule a fragmentação interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB, PC.

a. P1 PA (6 Kb); P2 PB (20 Kb); P3 PC (28 Kb)

b. P1 PA (4 Kb); P2 PB (16 Kb); P3 PC (26 Kb)

c. P1 PA (8 Kb); P2 PB (24 Kb); P3 PC (32 Kb)

A)Alocação particionada estática relocável: Os programas podem ser executados apartir de qualquer partição existente.

B)Alocação particionada absoluta: Os programas podem ser executados em partições pré-definidas

C) Primeira Rodada: 8kb-6kb=2kb | 24kb-20kb| 32kb-6kb.

7. Considerando o exercício anterior, seria possível executar quatro programas concorrentemente utilizando apenas a técnica de alocação particionada estática relocável? Se for possível, como? Considerando ainda o mesmo exercício, seria possível executar um programa de 36 Kb? Se for possível, como?

Não seria possível pois só existem 3 partições. Não seria possível pois as partições são menores que 36kb, seria possível apenas se fosse criada uma partição nova.

8. Qual a limitação da alocação particionada estática absoluta em relação à alocação estática relocável?

9. Considere que os processos da tabela a seguir estão aguardando para serem executados e que cada um permanecerá na memória durante o tempo especificado. O sistema operacional ocupa uma área de 20 Kb no início

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com