TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional

Exames: Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Formulário TCC para Cursos Técnicos

DADOS GERAIS

Nomes dos Estudantes:Jhonatan Noedi Trindade

Curso Técnico: Manutenção e Suporte em Informatica PRONATEC

Professor Orientador: Jeanmichel Brustolin

Início: 04/08/2014 Término: 12/12/2014

Carga Horária: 100 horas

Sistemas Operacionais Seguros e/ou Anonimos

PROBLEMA

Com o passar do tempo, nos preocupamos cada vez mais com segurança, não somente segurança em nossas casas, nossos automoveis, mas também na segurança dos nossos dados. Nos preocupamos em saber se tudo o que temos em nossos computadores estará seguro, se não tera problemas em deixar os arquivos em uma pasta, se o antivirus que usamos será bom o bastante para proteger o nosso sistema.

A cada dia várias pessoas sofrem por causa de ataques a suas maquinas, ataques feitos pelos hackers que querem prejudicar a mesma, nos ultimos anos várias pessoas famosas foram vitimas de ataques de hackers e como consequencia tiveram fotos intimas colocadas na internet.

As pessoas vem se adaptando cada vez mais com a tecnologia, hoje mexer em um computador é algo que quase todos sabem fazer, é algo indispensavel para muitos. Então, como saber se o computador que estou usando é seguro? Como fazer para deixa-lo um pouco mais seguro e dificultar o acesso de seus dados por outras pessoas?

SOLUÇÃO PROPOSTA

Com os novos sistemas operacionais que vem surgindo e novos programas, tudo para facilitar a interação entre usuario e maquina, as pessoas procuram o melhor, mesmo muitas vezes sem saber como o mesmo funciona, sempre buscam uma forma de facilitar o seu serviço, assim poupando tempo para outras atividades de seu dia-a-dia, sempre estão salvando algum arquivo, algum documento importante nos seus computadores.

E temos aquela preocupação com os nosssos dados, com os arquivos, saber se estão bem protegidos, com isso, usamos antivirus pagos ou gratuitos, procurando uma melhor segurança. Mas nem sempre só os antivirus irão solucionar o problema, com isto, procuramos uma forma de tornar o nosso computador mais seguro, assim usamos alguns softwares para tenstar nossas maquinas e assim, ajudar a melhorar nossa segurança.

EMBASAMENTO TEÓRICO PARA A RESPOSTA.

O que é um Sistema Operacional?

O Sistema operacional é um conjunto de programas que faz a ligação entre o software e o hardware, sem um o SO, teriamos somente uma maquina cheia de componentes e não saberiamos o que fazer com ela. Ele tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, sem a nescessidade de reescrever as funções para cada aplicativo.

O Sistema Operacional é o mais importante programa que um computador executa, cada computador deve ter um sistema operacional para executar outros programas. Eles executam tarefas como reconhecimento de entrada a partir do teclado, envio de saida de video para o monitor, alem de manter o controle de arquivos e diretórios no disco e o controle de perifericos como drivers de CD/DVD e impressoras. O sistema operacional também é responsavel pela segurança, garantindo que usuarios não autorizados não tenham acesso ao sistema.

História dos Sistemas Operacionais

1965 - O "Project MAC" desenvolve o sistema operacional Multics.

1970 - O Unix é desenvolvido nos Bell Labs por Dennis Ritchie e Kenneth Thomson.

1980 - A IBM seleciona PC-DOS da Microsoft como o sistema operacional para o IBM-PC.

1984 - O Apple introduz o Macintosh como o System 1.0 que seria chamada MacOS eventualmente.

1985 - A Microsoft desenvolve o Windows 1.0 que dá características como MacOS para DOS (Mas o Windows não é um sistema operacional com o MacOS ainda, só é uma interface para DOS.) O Linus Torvalds, um estudante finlandês, desenvolve o Linux, uma versão da Unix para processadores da Intel.

1990 - A Microsoft introduz o Windows 3.0 que intensifica o debate legal entre a Microsoft e a Apple, em relação à semelhança do Windows com o MacOS.

1994 - A Microsoft introduz o Windows NT desenvolvido para redes.

1995 - Microsoft introduz o Windows 95, previamente conhecido com 'Chicago'

1998 - Microsoft introduz o Windows 98

2000 - Microsoft introduz o Windows 2000 combinando as características do Windows 98 e o Windows NT

Os S.O.s atuais são o Wndows Seven, Windows 8, 8.1, Linux e Android.

TIPOS DE INTERFACES PARA USUÁRIOS:

a) Interface de linha de comando (command line interface).

Usa comandos alfanuméricos simples para navegar entre os discos e pastas, para conseguir outras funções como copiar, formatar deletar, e para executar aplicativos entre outras funções. Exemplos: DOS, Unix and Linex.

b) Interface gráfica para usuários (Graphical User Interface ou GUI).

Usam ícones, menus e janelas para acessar programas, discos e executar comandos do sistema. Alguns GUIs não são sistemas operacionais propriamente, mas são extensões de um sistema operacional com uma interface de linha de comando. Exemplos deste tipo de relação: Windows 3.0 para DOS e X-Windows para Unix. Exemplos de sistemas operacionais com próprios GUIs: Windows 98/NT, MacOS e OS/2 Warp.

COMO UM SISTEMA OPERACIONAL FUNCIONA:

Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são:

• Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende.

• Gerente dos Usuários: guarda as tarefas de um usuário separando da dos outros.

• Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com