TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional

Trabalho Universitário: Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

Questões dissertativas

1) O que é política de escalonamento de um sistema operacional?

Trata-se da abordagem utilizada pelo sistema operacional para gerenciar o processador e tornar possível a multiprogramação do sistema operacional.

2) Quais são os principais critérios utilizados em uma política de escalonamento?

• Tempo de espera

• Tempo de resposta

• Tempo de turnaround

• Tempo de CPU

• Utilização do processador

3) Qual a diferença entre preempção por tempo e preempção por prioridade?

A preempção por tempo visa interromper os processos baseados no menor tempo de processo, enquanto quando baseado na prioridade visa processar a fila através do nível de prioridade.

4) Quais são as partes que compõem um processo e explique cada uma.

Um processo é formado por três partes, conhecido como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento, que juntos mantêm todas as informações necessárias à execução de um programa. O contexto de hardware armazena o conteúdo dos registradores da UCP e dos registradores de uso específico, como o contador de programa (PC) – endereço da próxima instrução -, ponteiro de pilha (SP) e registrador de status (SR). No contexto de software são especificadas características e limites de recursos que podem ser alocados ao processo. O espaço de endereçamento é a área de memória pertencente ao processo para instruções e dados.

5) Diferencie página virtual de página real.

Página virtual é um conjunto de endereços virtuais que faz parte do espaço de endereçamento virtual de um processo. Página real é um conjunto de endereços reais localizado na memória principal. A página real está sempre associada a uma página virtual.

6) O que são tabelas de páginas e tabelas de segmentos?

São tabelas de mapeamento, utilizadas no mecanismo de memória virtual, que possibilitam que endereços virtuais sejam traduzidos em endereços reais.

7) Quais as diferentes formas de um programa chamar rotinas de E/S?

Por comandos de leitura/gravação e chamadas a bibliotecas de rotinas oferecidas por linguagens de alto nível oudiretamente através de uma system call em um código de alto nível.

8) Explique o funcionamento da técnica de DMA e sua principal vantagem.

De forma simplificada, uma operação de leitura em disco utilizando DMA teria os seguintes passos. A UCP, através do device driver, inicializa os registradores do controlador de DMA e, a partir deste ponto, fica livre para realizar outras atividades. O controlador de DMA, por sua vez, solicita ao controlador de disco a transferência do bloco do disco para o seu buffer interno. Terminada a transferência, o controlador de disco verifica a existência de erros e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com