TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Emergência Ininterrupta

Por:   •  1/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário Newton Paiva

Engenharia Elétrica - 125

Planejamento de pesquisa – Sistema de Emergência Ininterrupta

Belo Horizonte – 2013

Centro Universitário Newton Paiva

Engenharia Elétrica - 125

Planejamento de pesquisa – Sistema de Emergência Ininterrupta

Alunos: 

ARIANE CRISTINA SILVERIO

PALOMA BOULLOSA ESCRIBANO

        

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Sistemas Digitais II, do curso Engenharia Elétrica, turno Manha do Centro Universitário Newton Paiva ministrado pelo professor Adelino.

Belo Horizonte – 2013

Geradores de espera que fazem Fonte de alimentação ininterrupta

SOUZA, Ariane Cristina Silvério de

ESCRIBANO, Paloma Boullosa

RESUMO:

Uma energia estável é gratificante em todos os momentos, sem que aja interrupção, por isso existem geradores de eletricidade que são usados ​​como back-up quando a interrupção da eletricidade. Sendo um deles o gerado de reserva que começa atuar dentro de segundos depois do descolamento da fonte de alimentação principal, assim, o trabalho continua mesmo quando não há nenhuma fonte de alimentação principal. O sistema continuar sua operação ininterrupta. 

PALAVRA CHAVES: Geradores, Eletricidade, Ininterrupta, Emergência, Concessionária.

  1. INTRODUÇÃO

É indispensável à utilização da eletricidade na vida da população, seja nos comercio, lares e em ambientes de lazer e varias outras situações. A iluminação, o acionamento de eletrodomésticos eletrônicos, são aplicações do dia-a-dia. As concessionárias de energia elétrica deveriam ser capazes de garantir o serviço sem interrupções.  Porém sabemos que o fornecimento da energia elétrica pode sofrer perturbações que a desviem da sua condição ideal, como a perda momentânea de tensão, surtos de tensão e oscilações transitórias de tensão. Algumas interrupções que ocorrem podem ser consideradas extremamente criticas, como nos sistemas de emergência hospitalar, industriam, empresas de informática e de telecomunicação.  Todos os setores necessitam de um fornecimento de energia elétrica contínua e de qualidade, diante dessa necessidade alguns especialistas em eletrônica de potência sugerem algumas soluções como a Fonte de Ininterrupta de Energia.

  1. ELEMENTOS DO SISTEMA DE EMERGÊNCIA

É de total importância obter nos projetos de alimentação das cargas elementos de segurança que garantam a o funcionamento ininterruptamente.

2.1Gerador síncrono

Os geradores síncronos, de maior aceitação e historicamente mais utilizados, são máquinas elétricas que trabalham com velocidade constante e igual à velocidade síncrona, que é uma função da frequência da tensão gerada e do número de pares de pólos do rotor..)

        [pic 1]

Figura 1 – Gerador Síncrono - Google.com. br

  1. Gerador de espera que fazem fontes de alimentação ininterrupta

A produção de energia em Standby  dos geradores elétricos, estão sendo essencial para a rede de alimentação. Geradores de energia em espera literal que fornecem alimentação temporária somente quando ah interrupção no fornecimento de energia.  

As aplicações do gerador são utilizadas como fonte de emergência para atender cargas essenciais:

[pic 2]                         Figura 2 – Instalação do Grupo Gerador - Google.com. br

  1. Tempo de partida do gerador

Momento em que a eletricidade é abrupta a chave de transferência automática instalada no mesmo sentido a perda de potência, em seguida, ele comanda o gerador que é iniciado nela em poucos segundos, começa a produzir e transfere para o circuito.

.

  1. Medidor

Os equipamentos de medição destinados para os sistemas de compensação de energia deverão atender às mesmas especificações exigidas para unidades consumidoras conectadas no mesmo nível de tensão da central geradora - NTC 901100, acrescido do uso de medidor bidirecional, o qual deverá possuir, no mínimo, dois registradores de forma a diferenciar a energia elétrica ativa consumida da energia elétrica ativa injetada na rede.

Para as instalações com limitação de corrente superior a 100 A, a medição será do tipo indireta. Dessa forma, deverá ser prevista a instalação de uma caixa tipo DN para a instalação dos transformadores de corrente. Com a finalidade de telemedição, será prevista a utilização de interface de comunicação conectada à saída serial ou porta ótica do medidor. A especificação do tipo de interface e tecnologia de transmissão de dados será definida em função do tipo do medidor a ser utilizado e do local do sistema de medição.

[pic 3]

Figura 3 – Medidor - Google.com. BR

  1. Chave rervesora

A instalação com gerador necessita de uma chave reversra ou comutadora de fonte. Alguns grupos geradores são utilizados como fonte única de energia, tendo a finalidade de comutar as fontes de alimentação dos circuitos consumidores sem a possibilidade de ligação simultânea. Existem diversas formas e fabricação de chaves comutadoras de fonte e sendo dotados de recursos que vão desde o tipo faca, manuais, ate as mais sofisticadas como controles eletrônicos digitais, comandos e sinalizações locais e remotas.

As chaves reversoras de comando elétricos são constituídas de pares de contatores ou disjuntores motorizados, especifica para efetuar a comutação das fontes.

[pic 4]

Figura 4 – Chave Reversoras  - Google.com. BR

2.4.1 A não utilização da Chave Reversora 

Pode causar:

  1. No retorno da energia fornecida pela concessionária, caso o gerador esteja funcionando sem chave reversora e o disjuntor geral, ocorrerá queima de equipamentos, por esta indevidamente ligada;
  2. Possibilidade de incêndio provocado por descargas elétricas, risco para as pessoas como citado no item acima;
  3. Podendo vitimar eletricista que esteja trabalhando na rede ou no quadro de medição caso aja energização indevida da rede elétrica da concessionária.
  4. O acionamento da chave reversor (se manual) somente deve acontecer com os equipamentos desligados (sem carga).

  1. Diagrama trifilar do sistema de emergência

[pic 5]

Figura 5 – Diagrama Sistema de Emergência - Google.com. BR

  1. SISTEMA ININTERRUPTO
  1.  Sistema de transferência automática

A instalação de uma chave de bypass na manutenção ou reparos nos sistema de transferência é conveniente. A chave pode ser diretamente  alimentada pela rede ou pelo grupo gerador, sem utilizar a chave de transferência, permitindo que esta possa ser desativada temporariamente ou removida para reparos. Dependendo de a configuração o bypass poder ser somente por rede, por gerador ou ambos alternando. O bypass  pode ser com ou sem interrupção da alimentação das cargas de emergência, no caso de chaves dedicadas. Esse componente requer detalhamento do projeto junto ao usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (333.9 Kb)   docx (177.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com