TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Impermeabilização

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

ENGENHARIA CIVIL – 8º PERÍODO – TURMA 2 - NOITE

 1º Trabalho Prático

Sistema de Impermeabilização

Belo Horizonte MG

2017

1º Trabalho Prático

Sistema de Impermeabilização

Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia da Construção III, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix., sob a orientação do Professor Silvio Xavier Santos.

Belo Horizonte MG

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVO        4

3. SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO        4

3.1 Sistema de Impermeabilização na Construção Civil        4

3.2 Classificação dos Sistemas de Impermeabilização        5

3.2.1        Impermeabilizantes Rígidos:        5

3.2.2        Impermeabilizantes Flexíveis:        7

3.2.3        Execução de um Sistema de Impermeabilização        8

4. PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO        9

4.1  Definições dos Tipos de Impermeabilização a serem Utilizadas        9

4.1  Detalhe Construtivo Genérico        12

4.2  Quantitativos das Soluções Apresentadas em Cada Local        12

5. ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA        15

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

ANEXO I        17

ANEXO II        22


  1. INTRODUÇÃO

É sempre de suma importância que haja na construção, uma sequência cronológica tanto de técnicas como de correto desenvolvimento, pois, se observarmos a somatória de técnicas para a construção civil, percebemos cada um com propriedades diferentes, o que muitas vezes acarretam em problemas de patologia construtiva.

Existe a busca já há muito tempo, a fim de achar soluções, para proteger a vida útil das construções, no constante trabalho de resistir às infiltrações, ou seja, de proteger-se contra as intempéries: vento, neve, sol e chuva. A água é a grande responsável por 85% dos problemas das edificações, segundo levantamentos realizados junto a setores ligados à construção civil. Em cada um dos estados físicos da água (gasoso/líquido/sólido) ela tem um grau de agressividade, por isso utilizamos da impermeabilização que é a atividade da engenharia que visa a proteção das obras e edificações e, ainda, visa manter a água onde se deseja, a fim de evitar as agressões e a deterioração.

No Brasil as primeiras impermeabilizações utilizavam óleo de baleia na mistura das argamassas para o assentamento de tijolos e revestimentos das paredes das obras que necessitavam desta proteção. A impermeabilização entendida como item da construção que necessitava de Normalização, e no Brasil, só ganhou especial impulso com as obras do Metrô da cidade de São Paulo, que se iniciaram em 1968.

A partir das reuniões para se criar as primeiras normas brasileiras de impermeabilização na ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, por causa das obras do Metrô, este grupo pioneiro, após a publicação da primeira norma brasileira de impermeabilização em 1975, funda neste mesmo ano o IBI - Instituto Brasileiro de Impermeabilização para prosseguir com os trabalhos de normalização e iniciar um processo de divulgação da importância da impermeabilização que prossegue até os dias de hoje.

  1. OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre Impermeabilização na Construção civil, uma vez que é entendida sua grande importância frente aos inúmeros problemas provocados pela água na edificação. Entendendo que a impermeabilização é o envelope do edifício, será mostrado neste trabalho os tipos, as causas e as soluções adotadas para cada problema.

  1. SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO

3.1 Sistema de Impermeabilização na Construção Civil

Impermeabilização consiste em uma técnica de aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel. As aplicações têm por objetivo minimizar a ação de umidade e água, proveniente da chuva, lavagem, banhos ou outras origens.

O sistema de impermeabilização propicia conforto aos usuários finais de qualquer construção, seja ela comercial, industrial ou residencial.

É uma etapa da construção civil muito importante, mas que muitas vezes é deixada de lado por motivos de contenção de gastos e desinformação, resultando na umidade e no aparecimento de patologias de impermeabilização, resultando em ambientes insalubres e com aspecto desagradável, apresentando manchas, bolores, oxidação das armaduras, entre outros.

Com uma boa impermeabilização são evitados problemas decorrentes da degradação precoce das estruturas. O setor de construção civil tem neste procedimento um grande ganho. Afinal, há redução de queixas de infiltrações, vazamentos e outros problemas relacionados.

3.2 Classificação dos Sistemas de Impermeabilização

Podem ser classificados em rígidos e flexíveis e estão relacionados às partes construtivas sujeitas ou não, a fissuração.

  1. Impermeabilizantes Rígidos:

Os rígidos são aqueles que tornam a área impermeável pela inclusão de aditivos químicos, aliados à correta granulometria dos agregados e redução da porosidade do elemento, estes são recomendados às partes construtivas não sujeitas à fissuração.

Como esses produtos não resistem a movimentações intensas, seu emprego se dá principalmente em elementos enterrados, mais estáveis, como proteção contra a umidade proveniente do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com