TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema flexivel

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

                                            ATIVIDADE PROPOSTA

1. Elabore um texto contendo uma síntese “Automação Industrial e Sistemas de Manufatura” (O seu texto deve contemplar os conceitos desenvolvido por um autor de destaque no segmento). Não considerar GROOVER neste trabalho.

Síntese Automação Industrial e Sistemas de Manufatura

Com a necessidade contínua de aumento do controle da produção, redução de custos e aumento da qualidade tem feito com que cada vez mais aceleremos a evolução dos sistemas de produção rumo aos sistemas de manufatura automatizados e principalmente integrados. Características como alta flexibilidade e confiabilidade do processo são imprescindíveis para se manter lucratividade nos negócios, visto que hoje as concorrências de produtos e comercialização são feitas a nível mundial.

 Os sistemas flexíveis de manufatura são sistemas que podem conseguir um mix de produtos, e que pode variar sua configuração conforme necessidade do PCP (Planejamento e Controle da Produção). Esse processo permite grande flexibilidade, porém exige um controle muito maior e muito mais complexo da produção. Neste modelo o fator tempo tem 2 funções extremamente importantes, uma qualitativa no sentido de sincronizar os eventos e uma quantitativa para controlar a duração de ações e custos.

Com o sistema flexível de manufatura nós temos as células formadas pelas máquinas e seus respectivos processos, com uma taxa de saída variável e em função da necessidade daquele produto em questão (sequência de atividades, sequencia certa das peças que passam pelas máquinas).

Em um sistema flexível de manufatura sua performance é diretamente ligada ao resultado em relação ao planejado sendo que logicamente, dentro de um nível desejável de eficiência. Para isso é imprescindível nos processos industriais o pós-cálculo, onde a saída real é comparada com a saída teórica (planejada).

A eficiência num sistema flexível de manufatura é medido pela performance de suas máquinas e do controle do processo. Parte da eficiência passa pela confiabilidade operacional, logo um conteúdo de automatização (robôs, células de manufatura Integradas) interfere diretamente no aumento dessa performance. Porém existe uma desvantagem: Isto acaba aumentando o custo do seu sistema flexível de manufatura. O equilíbrio que deve ser mantido e o modelo de sistema a ser seguido em função do seu escopo é fundamental para obter o resultado desejado no seu sistema produtivo.

Com isso, hoje nos centros de Engenharia das empresas os investimentos em modelagem e análise de sistemas flexíveis tem sido muito constante no sentido de antever possíveis problemas e de encontrar otimizações de forma que o produto tenha políticas de projeto e operação com excelência.

Por isso podemos dizer que um sistema flexível de manufatura tem como objetivo maximizar a saída e produtos minimizando estoques internos, atacando diretamente os desperdícios e satisfazendo critérios econômicos de uma organização.

2. Desenvolva um modelo matemático que expresse o processo produtivo apresentado no lay-out abaixo.

[pic 1]

Modelo Matemático de Processo Produtivo

Descrição dos estágios:

Estágio

Processo

Qtd de Recursos

A

             Processo I

6

B

             Processo II

6

C

   Embalagem

3

D

   Estocagem

-

Modelagem Analítica:

(A1+A2+A3+A4+A5+A6) + (B1+B2+B3+B4+B5+B6) + (C1+C2+C3) = D

Modelagem Discreta:

[pic 2]

                                                       Conclusão

Com o desenvolvimento deste trabalho consegui ver o quanto é importante hoje os investimentos em controle de processo na indústria, principalmente para quem busca a competitividade, pois tem sido o principal meio pelo qual pode ser produzir mais, melhor, e em menos tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (131.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com