TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema hidroviario

Por:   •  25/4/2015  •  Seminário  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

EXECUÇÃO DE FÔRMAS DE MADEIRA PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

A principal função de um sistema de fôrmas é condicionar a geometria da estrutura, de modo a não causar interferências ou danos as próximas etapas, onde deve ter uma estrutura resistente, oferecendo durabilidade, funcionalidade e custos operacionais baixos.

Para dar o inicio ao processo de fabricação, é de suma importância, o projeto de formas estar completo, incluindo as plantas de locação, desenhos de fabricação das fôrmas, detalhes de confecção e montagem e etc. Após a fabricação, o recebimento dos painéis produzidos devem ser conferidos, assim como as chapas inteiras e as escoras.

Para dar inicio a execução da montagem das formas, é de responsabilidade dos funcionários, deixarem o local limpo e desimpedido, para poder dar inicio ao processo de montagem das fôrmas.

No processo executivo é interessante seguir alguns parâmetros, começando pelos eixos de referencia e gastalhos sendo marcados no dia seguinte a concretagem da laje, onde o gastalho deve estar bem fixo, solidarizado diretamente à laje ou encunhado. Vale ressaltar que sempre deve fixar dois pontaletes-guia bitolados nos gastalhos, aprumando-os e travando-os com mãos francesas nas duas direções do pilar.

Após todo o método executivo, o tempo mínimo de desforma das peças concretadas deve ser especificado no projeto e dependerá exclusivamente do concreto e de sua cura. Para concretos usuais com cura úmida, podemos ter:

• Painéis laterais de vigas: desformas após 40 horas, seguida de reescoramento.

• Assoalho de laje: Desforma após 65 horas, seguida de reescoramento.

Seguindo os métodos executivos citados acima, com um bom processo de fabricação, com certeza não teremos nenhum problema nas desformas dos nossos pilares e vigas.

MONTAGEM DE ARMADURAS PARA CONCRETO

Seu principal objetivo é padronizar os procedimentos de montagem de armaduras para estruturas de concreto armado, e para isso, deve-se ter em mãos alguns documentos como, projeto de armação, projeto de estrutura (fôrmas), assim como o projeto de instalações elétricas.

Para se dar inicio ao processo executivo, as proteções de periferia devem estar instaladas na área de trabalho, garantindo a segurança de todos envolvidos na obra e as fôrmas deve, estar montadas, porem não fechadas (caso de pilares), com locação e escoramento conferidos. É de suma importância, montar no inicio da obra, uma bancada de armador principal, situada geralmente no térreo. Nessa bancada é feita os cortes dos fios e das barras de aço seguindo as orientações do projeto de detalhamento de armaduras.

Deve-se ficar atento na montagem das armaduras de pilares e lajes, para garantir sempre o acesso do vibrados em regiões com congestionamento de ferragem, verificando a posição e as distancias entre as barras, observando também se o cobrimento mínimo das armaduras está satisfatório. Antes de iniciar a montagem de armaduras da laje, deve-se posicionar fixamente os elementos metálicos auxiliares e gabaritos para passagem de instalações elétricas e hidráulicas. Importante também, montar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com