TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema operacional

Tese: Sistema operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  Tese  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

01 - Explique como funciona a mudança de modos de acesso e dê um exemplo de como um programa faz uso desse mecanismo.

Quando um programa necessita executar uma instrução privilegiada, a solicitação deve ser realizada através de uma chamada a uma system call, que altera o modo de acesso do processador do modo usuário para o modo kernel. Ao término da execução da rotina do sistema, o modo deacesso retorna para o modo usuário.

02 - Por que as rotinas do sistema operacional possuem instruções privilegiadas?

como é o sistema operacional que controla tudo, apenas ele tem o poder de dizer o que está certo ou errado. assim ele mesmo é responsável por qualquer situação de risco para o hardware ou software. usar o modo kernel, o sistema pode administrar a memória de forma transparente, e também deve saber a hora de cada evento acontecer. no modo kernel, ações delicadas são realizadas e é seguro ao máximo para não falhar.para gerenciar uma memória, liberar o espaço de memória utilizado por um aplicativo, não deve ser uma tarefa realizada pela programação do programador, mas sim pela observação do sistema operacional. operações deste tipo, são delicadas e devem ser executadas com segurança. para evitar erros e intenções maliciosas, apenas o sistema operacional consegue fazer isso, e só realmente faz se estiver seguro

03 - O que é uma System Call e qual a sua importância para a segurança do sistema? Como as Systems são utilizadas por um programa?

system call é uma chamada do sistema, como sua própria tradução indica. em uma chamada ao sistema, o sistema operacional recebe um comando e possíveis parâmetros. como resposta, recebe um outro código, que pode indicar sucesso, falha ou até mesmo o resultado do próprio comando. No processo de receber o comando, o sistema identifica o aplicativo que fez a chamada e verifica a sua permissão para execução do comando. dada a permissão executa e retorna o resultado. O mecanismo de ativação e comunicação entre o programa e o sistema operacional é semelhante ao mecanismo implementado quando um programa chama uma subrotina.

04 - Explique o processo de boot de um sistema operacional.

Inicialmente, todo o código do sistema operacional reside memória secundária como discos e fitas. Toda vez que um computador é ligado, o sistema operacional tem que ser carregado da memória secundária para a memória principal. Esse procedimento é realizado por um programa localizado em um bloco específico do disco (boot block).

5) Atualmente, o telefone celular deixou de ser um simples aparelhos telefônicos com tecnologia embarcada e passaram a concentrar funções de assistente digital pessoal (PDA) conectados à rede mundial de computadores, capazes de realizar ligações convencionais e vídeo chamadas. Em sua opinião, que fatores possibilitaram essa evolução destes aparelhos para os smartphones que conhecemos e usamos atualmente?

Devido o grande uso da internet em quase tudo que fazemos,no dia a dia,no trabalho no lazer. como o aparelho telefônico é um dispositivo que as pessoas carregam para onde vão,essa tecnologia foi acoplada a eles para fazer essa integração, trazendo aos telefone as funções que antes só os computadores faziam ,como acesso a rede mundial,reprodução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com