TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema operacional Macintosh (Mac OS)

Artigo: Sistema operacional Macintosh (Mac OS). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Artigo  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  290 Visualizações

O Macintosh Operating System (Mac OS) é a de denominação de um sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple Inc.. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era apenas chamado System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado Mac OS. Até a versão 10.7, denominava-se Mac OS X. A partir da versão 10.8, removeu-se o "Mac", utilizando-se apenas OS X. A remoção do "Mac" reflete na tentativa da Apple em aproximar o sistema operacional desktop de seu SO mobile, o iOS.

Foi o segundo sistema operacional a usar uma GUI (Depois do protótipo Xerox Alto, desenvolvido na Xerox PARC), e o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Mesa de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

De início as pastas eram criadas renomeando-se uma "Pasta Vazia" que estava sempre na raiz do disco. A partir do System 2.0 o sistema foi modificado, com a inclusão do comando "Nova Pasta" no menu Arquivo do Finder.

O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional. Na sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o núcleo que passou a ser baseado no do Unix BSD.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com