TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Integrados De Gestão

Artigos Científicos: Sistemas Integrados De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de aprendizagem: Sistemas Integrados de Gestão

Professor: RUDINEY MARCOS HERDT

Nome do aluno:

Data: 22/02/13

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Estudo de Caso*

O método utilizado para o trabalho é o estudo de caso, que se caracteriza pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos de maneira que permita a investigação de seu amplo e detalhado conhecimento. (YIN, 2005)

A coleta dos dados foi realizada através da verificação de documentos da empresa, e de informações adquiridas junto ao gerente de custos e ao Coordenador de TI, abordando a investigação dos critérios utilizados para a análise de investimentos. As questões são elaboradas com base na literatura existente na área visando responder aos objetivos da pesquisa. Foram realizadas visitas e observações do processo e dos projetos de expansão.

A unidade de pesquisa é um Grupo Industrial de porte médio, atuante nas áreas de papel, madeira, reflorestamento e agricultura, situada no município de Guarapuava-Paraná, e aqui denominado como Alfa.

Como a maioria das empresas, a Alfa não possui um projeto formal de Análise de Investimentos na área de TI. No entanto, as decisões são tomadas com base na experiência e na intuição do coordenador, que verificou a necessidade de que houvesse a substituição do sistema ERP da empresa, bem como nas necessidades dos vários setores. Um dos critérios utilizados para constatar essa necessidade foi a comparação com os gastos anuais de manutenção dos sistemas anteriormente utilizados. Outra grande necessidade verificada é a de que haja a maior integração do grupo industrial, que hoje possui um tipo de sistema para cada unidade de negócio, dificultando a tomada de decisões.

Para esse estudo considerou-se a análise do caso descrita sob três perspectivas: análise do processo de escolha do sistema, análise de custos e por fim, análise dos benefícios já visualizados em dois anos de implantação.

1- Análise do Investimento

Para a escolha do sistema considerado mais adequado, não foram utilizadas as técnicas tradicionais de análise de investimentos existentes, devido às limitações dessas quando se refere a investimentos em TI. O método adotado foi o Information Economics que, segundo Graeml (2003) consiste nas seguintes etapas para o processo decisório:

- os usuários-chave dos departamentos da empresa listam os benefícios tangíveis e intangíveis que esperam do investimento;

- levando em conta os benefícios esperados pelo departamento, o departamento de informática faz uma análise das alternativas existentes;

- uma equipe avalia os benefícios e os riscos envolvidos nas alternativas sugeridas pelo departamento de informática, comparando-as e decidindo por uma delas.

Segundo Graeml (2003, p.114) "esses procedimentos valorizam os usuários do sistema, que têm voz ativa na decisão do investimento, o que ajuda a garantir, ainda, maior comprometimento, melhor aceitação e menor resistência a implantação das soluções propostas." De acordo com essa metodologia, foram percorridos os seguintes passos:

a) Lista de Benefícios esperados: os usuários-chave dos departamentos da empresa com interesse no projeto listaram os benefícios tangíveis e intangíveis que esperam do investimento. Essa lista está relacionada com objetivos estratégicos e leva em consideração fatores que contribuam para o crescimento da organização.

* Integrar todas as áreas da empresa;

* Disponibilizar informações gerenciais;

* Maior segurança;

* Menos erros;

* Maior e melhor controle sobre as operações;

* Tomadas de decisões financeiras superiores;

* Relacionamento com clientes - CRM;

* Negócios via Internet - e-business.

b) Balanço Técnico: no segundo passo, foi elaborado um balanço técnico das alternativas existentes no mercado, um longo estudo realizado pela equipe de informática na busca por um sistema adequado para a empresa, priorizando que as decisões se baseiem primordialmente nos requisitos do negócio e não em questões técnicas. Nessas condições foram analisadas algumas propostas de sistemas consideradas viáveis, dentre essas, algumas se destacam na avaliação da equipe. As três alternativas escolhidas e seus respectivos "orçamentos" se encontram na tabela 2.

Com base na tabela de gastos necessários e considerando que todos os sistemas atenderiam a necessidade da empresa, optou-se pela alternativa que apresenta um investimento menor, no caso, foi escolhido o sistema A3.

c) Avaliação dos usuários-chave: Uma equipe de usuários-chave avalia os benefícios e os riscos envolvidos na alternativa sugerida pelo departamento de informática, comparando-a com as demais alternativas e decidindo por uma delas. No caso acima, os usuários chave acompanharam a decisão da equipe de informática, também optando pela alternativa A3.

2- Análise dos Custos

Após dois anos de implantação, foi levantada uma planilha de custos, a fim de visualizar todos os gastos incorridos. O resultado está evidenciado na tabela 3:

Se compararmos a Tabela 3 com a tabela de estimativas de gastos (Tabela 2) apresentava uma estimativa bem inferior. Isso se deve principalmente aos custos de Consultoria, que ficaram bem acima do que se previa. Isso somente confirma o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com