TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informação - Banco de Dados

Por:   •  28/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

Identifique o que é um banco de dados:

É um conjunto de dados relacionados de maneira lógica e coerente, podendo ter qualquer tamanho e complexidade. É o ambiente em que os dados são armazenados e relacionados por qualquer usuário para atender suas necessidades específicas. O banco de dados representa o aspectos do mundo real, podendo ser chamado de minimundo.

Suas características princípais características são:

- Natureza Autodescritiva do Sistema de Banco de Dados - o sistema não possui somente o próprio banco de dados, mas também uma definição ou descrição completa de sua estrutura e restrições;

- Isolamento entre os programas e os dados, e a abstração dos dados - a estrutura dos arquivos de dados é armazenada no catálogo do sistema separadamente do programa de acesso, não sendo necessário fazer alterações em todos os programas que acessam determinado arquivo quando este é alterado;

- Suporte para as múltiplas visões dos dados – devido à necessidade de cada usuário precisar de informações distintas, o BD deve facilitar a visualização dos dados de diversas maneiras;

- Compartilhamento de dados e procesamento de transações de multiusuários – permite que mais de um usuário acesse o sistema simultaneamente.

Suas vantagens de uso são:

- Controle de redundâncias: evita a repetição de dados;

- Restrição de acessos não autorizados: cada usuário tem uma interface diferente de acordo com sua posição e necessidades, a fim de garantir sua segurança. É possível fazer isso através de senhas, por exemplo.

- Backup e Recuperação: recurso para a recuperação de dados caso ocorram perdas por erro de hardware ou software;

- Relacionamento complexo entre os dados: permite pesquisas avançadas e gera relatórios com informações mais acertivas para servir de apoio às tomadas de decisão.

Quando não se dever usar o banco de dados:

Não se deve usar o banco de dados caso os usuários precisem implementar arquivos para aplicações distintas, sendo que cada um necessita de dados não disponíveis no arquivo do outro. Isso ocasiona sobrecarga e dificulta o acesso.

Defina e comente sobre: dados, bancos de dados, SGBD, independência entre dados e programas, visão de usuário, DBA e usuário final.

- Dados – fatos que podem ser registrados e possuem significado implícito.

- Banco de dados – “um sistema de manutenção de registros por computador,envolvendo quatro componentes principais: dados,hardware, software e usuários. O sistema de bancos de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônica.” O banco de dados é o local onde os usuários farão suas consultas para gerar informações de apoio à tomada de decisão.

- SGBD – Sistema Gerenciados de Banco de Dados é um software que permite a definição, construção e manipulação dos bancos de dados.

- Independência entre dados e programas – os dados são armazenados separadamente dos programas de acesso, tornando-os independentes. Dessa forma, é possível alterar um arquivo sem precisar mexer em todos os programas.

- Visão de usuário – os usuários podem ter visões diferentes do BD, portanto o SGBD deve oferecer uma série de aplicações distintas, se adaptando às visões de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (745.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com