TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de transportes

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CAMPUS ALEGRETE

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

SISTEMA DE TRANSPORTES

Professor: Roberlaine Ribeiro  

RELATÓRIO

Visita técnica

Rio Grande e Pelotas


           Dicente:

Paula Machado 131152184

Alegrete, 28 de agosto de 2014.

Sumário

Introdução        

Desenvolvimento:        

Porto de Rio Grande:        

Termasa /Tergrasa:        

Molhes:        

Eclusa:        

Conclusão        

Introdução:

No dia 15 de agosto de 2014, saímos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) por volta da1 da manha, com o professor Roberlaine, para realizar uma viagem a Rio Grande e a Pelotas, com a finalidade de realizarmos uma visita técnica, nos seguintes lugares: Porto de Rio Grande, Termasa/Tergrasa, Molhes, Eclusa.

Desenvolvimento:

Porto de Rio Grande:

Chegando ao porto de rio grande fomos recebidos por uma responsável que nos levou para dar tour pelas instalações do porto dentro do ônibus após esta primeira apresentação fomos levados para assistir uma palestra onde foi nos apresentados algum dos desafios e perspectivas do novo porto dentre elas estão à pavimentação de todo o complexo, otimização dos espaços para cargas automotivas, recuperação de área de operação comercial. No super porto de rio grande existem varias obras sendo desenvolvidas com terminais novos de fertilizantes e estaleiros .Existe um projeto para a ampliação e expansão do porto na ilha Terrapleno Oeste de uma nova zona portuária com uso múltiplo de carga e descarga .Também ficamos cientes que o velho porto será revitalizado em um centro comercial com lojas. No porto de Rio Grande existe um grande projeto para sua remodelação esse projeto tem por finalidade aumentar a profundidade do de acesso ao porto assim sendo possível receberem navios com maior calado, assim que a palestra acabou fomos levados para mais uma volta onde nossa guia nos mostrou diversas curiosidades, como identificar quando um navio esta vazio ou carregado, a partir de uma marca que aparece em seu casco, a diversidade de navios vindos de muitos lugares do mundo com China, Panamá, etc. Como também a diversidade de cargas que neste porto é movimentada como, por exemplo, grãos, papel, minérios de ferro, toras de madeira, veículos automotores, cargas frigoríficas etc...

No novo porto não fazem exportação com container quando existe alguma carga que é preciso ser enviada em container ela é repassada para o super porto. Ela também nos falou sobre como funciona o descarregamento de cargas que é feito por pessoal especializado que são os estivadores que eles descarregam e depois entregam para outros trabalhadores que conferem as cargas e  estando tudo certo liberam do porto .Nossa visita foi muito esclarecedora. 

[pic 2][pic 3]

Portaria foto1                                                                                                             Navio ancorado foto2

Termasa /Tergrasa:

Assistimos a uma palestra onde fomos informados sobre a CCGL –(cooperativa central gaucha ltda.) que atua na industrialização e centralização do leite produzido por associados de cooperativas ligadas a produção de grãos e também seu foco e a logística, que possui dois terminais a tergrassa e a termasa.

A tergrasa é um terminal graneleiro, que possui um píer que recebe a atração simultânea de dois navios, com cais coberto, conta com 100 silos para armazenamento de grãos.

A termasa é um terminal marítimo composto de um píer com capacidade de um navio e um sistema de descarga pneumática, seu cais não é coberto, possui quatro silos e 5 moedas cobertas sendo que 3 delas para modal rodoviário e 2 para ferroviário.

O método de funcionamento desses terminais é o seguinte:

Produtor –cooperativa ou cerealista - trade - comprador externo tendo como principais processos o recebimento, armazenamento e expedição. O recebimento se faz através de modais diversificados  sendo 65%pelo rodoviários ,25% pelo ferroviário e 10% pelo hidroviário ele possuem um sistema de agendamento para recebimento ,que  é chamado sistema PAMPA ,que é um sistema de agendamento on-line de carga e descarga ,esse sistema é inédito no Brasil e foi implantado pela equipe da CCGL Logística   com base na curva de aprendizagem do sistema de cooperativas do RS.

Quando a carga chega tem alguns passos que se seguem com a triagem (verificação do agendamento, liberação de acesso à portaria da tergrasa), controle da portaria (conferencia do agendamento de carga, cadastro do caminhoneiro para controle de acesso e liberação de entrada), amostra (retirada e classificação do produto, lançamento dos dados no sistema), balança (conferencia da placa e peso) tombadores e moega, pesagem do caminhão na saída e portaria (liberação para saída do terminal).

Os produtos movimentados nesses terminais são soja, milho, trigo, arroz, farelo, cavaco e os principais destinos são China, Taiwan, Alemanha, Irã, EUA, Japão, alguns países da África e etc...

[pic 4] [pic 5]

Cais da termassa                                                                                                        Instalações 

Molhes:

 Os molhes foram construídos a cerca de 100 anos mais ou menos, são longas penínsulas artificiais, de pedra que se alongam por quatro quilômetros mar adentro e tem por finalidade quebrar as ondas do alto mar protegendo o fluxo de navios que entram e saem do porto e também preservando do assoreamento o canal de navegação, ele existem dos dois lados do canal, impedindo a formação de bancos de areia e mantendo a calmaria nas águas. A obra também é uma atração turística nela  funcionam vagonetas que são carrinhos movidos a vela ,que deslizam sobre trilhos e levam as pessoas ate o fim dos molhes ,os molhes são abrigo para muitos animais  com lobos e leões marinhos,  quando foram  construídos os ambientalistas pensavam que os animais marinhos seriam prejudicados pois não seria algo natural no ambiente, mas aparentemente ,ele se adaptaram muito bem a intervenção humana . 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (464.7 Kb)   docx (348.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com