TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o desenvolvimento de jogos para Linux

Tese: Sobre o desenvolvimento de jogos para Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  3.486 Palavras (14 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 14

Sobre o Linux:

O Linux é um sistema operacional de código aberto e presente em muitos dispositivos. Nascendo do esforço de fazer um sistema operacional onde o núcleo estivesse disponível para todos, tendo a liberdade de estudar, melhorar o código além de contribuir para a comunidade. A falta de jogos comercializáveis é a maior desvantagem do Linux, fazendo assim um sistema operacional muito pouco visitados por vários tipos de jogadores, mas isso não significa que não existem modos para se desenvolver jogos para ele.

Sobre O Desenvolvimento de Jogos para Linux:

Criar jogos muito bem elaborados é uma tarefa grande e complexa, na maioria das vezes esse é o maior motivo para programadores perderem a vontade de programar jogos para o Linux. E a seguir listarei os motivos que mais desanimam os programadores em relação a isso: A falta de incentivo, a falta do interesse de retorno e as criticas desfavoráveis. Esses e mais outros, são o porquê de não termos uma gama maior de jogos para Linux ou demais sistemas operacionais open source. Quanto à linguagem de programação é importante observar que jogos mais elaborados terão bibliotecas imensas, que precisarão ser manipuladas com rapidez e eficiência. As Linguagens dos dias de Hoje são ótimas para o programador, mas fazem com que o desempenho caia bastante, porque nelas mesmos incluem bibliotecas que são muito pesadas (os processadores modernos, aliados a uma boa quantidade de memória, fazem com que o usuário não sinta isso). De outro modo, o assembly, que seria ideal, além do grande esforço que é exigido para construir um jogo. Certamente apresentaria problemas de portabilidade. Jogos em flash, são "meras curiosidades", e ao que parece, não da para se fazer nada “sério”. De qualquer modo Existem mecanismos que são chamado de engines e já disponibilizado para elaboração de jogos de tiro, corrida e FPS. E que podem ser utilizados pelo programador. O programador estaria seguindo por uma caminho errado se esse começasse a aprender uma linguagem para então depois começar a programar jogos. O certo a se fazer é imaginar como será o projeto do jogo:

Como serão os gráficos, Qual objetivo do jogo, como serão os cenários, quais serão as restrições, como será a jogabilidade, o áudio. Depois seria escolhida a linguagem de programação. Assim as coisas ficarão muito mais simples. Programar não é só coordenar comandos de uma linguagem, é saber como e o que exatamente o que cada comando faz e é capaz de fazer, saber até onde você consegue ir, saber qual linguagem é a melhor pra determinada situação, tem que ter um domínio sobre o assunto

Game Engines para Linux

Há uma variedade de game engines multiplataforma que incluem suporte para Linux, tais como

*Panda3D SDK 1.7.2 : Roda em Linux Linux, Existem Versões em PtBr e é um Software Livre. Ela é um Engine de jogo com o código aberto, desenvolvido pela Disney, para criação de jogos, animações e mundos virtuais 3D.

*Dead Souls MUD Library 3.6: Roda em Linux X11, é um Sistema para criação de RPGs e os famosos MMORPGs, que são as versões dos RPGs convencionais, só que para múltiplos jogadores, . Ela é um Engine de jogo com o código aberto.

*PLib 1.8.5: Roda em Linux Linux, Existem Versões em PtBr, ela é a Biblioteca para o desenvolvimento de jogos e com uma completa engine 3D. Boa opção para otimização de aproveitamento de hardware.

*PySoy 1.0 beta2: Roda em Linux Linux,Ferramenta para facilitar construções de jogos em 3D. Ótima interface dentro de um ambiente de desenvolvimento único.

JGame 3.5: Roda em Linux Linux, ela é uma Engine para desenvolvimento de games com gráficos 2D. Utiliza uma poderosa ferramenta que é o ambiente Java.

Antiryad Gx 2.2: Roda em Linux , Existem Versões em PtBr, é um Poderoso engine/maker completo para criação de games 3D. Crie games completos até para consoles como XBOX.

Pogolyn 0.8.0: Roda em Linux Linux, é um Programa para construir games e aplicações em 3D para o computador e para o iPhone, rápido e descomplicado.

OpenSimulator 0.7.1.1: Roda em Linux Linux , Existem Versões em PtBr ,Já pensou em ter seu próprio servidor de um jogo no estilo Second Life? Com este programa isto será possível gratuitamente.

OpenSludge 2.2: Roda em Linux Linux, Já pensou em criar seu próprio game? OpenSludge é uma engine desenvolvida exatamente para isso.

e-Adventure 1.3 RC2:Roda em Linux Linux , Existem Versões em PtBr , esse Pacote traz ferramentas para a criação de aventuras e jogos que tragam conhecimentos educacionais aos seus jogadores.

LÖVE Framework 0.8.0:Roda em Linux X11/KDE/Gnome,Frameworks para a criação de jogos 2D baseado em linguagem de programação Lua, totalmente grátis e de código aberto.

Axis Game Factory DEMO 1.0:Roda em Linux X11/KDE/Gnome ,Pacote com várias ferramentas para você criar belos ambientes gráficos para o seu jogo.

Desenvolvimento de Jogos em plataforma Linux parte 2

O desenvolvimento de jogos para o Windows sempre foi maior do que o desenvolvimento de jogos para o Linux, mas essa realidade vem mudando ao longo do tempo. Empresas Gigantes de desenvolvimentos de jogos já anunciam lançamentos de jogos para o Windows e Linux. Infelizmente os jogos do Linux não são muito divulgados, mas existem em boa quantidade para entreter qualquer tipo de publico, e tem também grandes empresas que trabalham exclusivamente com a transformação de jogos produzidos para outros sistemas operacionais, deixando os mais capazes e habilidosos para rodar na plataforma Linux, isto sem contar com vários programadores independentes que produzem seus próprios jogos e distribuem pela internet gratuitamente e com o código aberto, e isso é o que faz aumentar o acervo de jogos para Linux.

Os jogos eletrônicos atualmente têm um mercado que se expande de forma contínua, gerando cada vez mais negócios, tecnologias e dando grandes visões a vários nichos de mercado. O mercado Open Source é um deles, que além de crescer, da oportunidade de escolha a diversos usuários.

Uma das vantagens é o alcance maior ao consumidor e a possibilidade de prover a dois mercados ao mesmo tempo. O software livre não é um vilão, ele não acaba com o mercado, ele apenas luta contra um tipo de negócio que é baseado na exploração de direitos proprietários. E tem mais, o movimento open source é algo que todos podem contribuir, porque permite que o jogo seja continuamente melhorado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com