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Software básico E Aplicativo

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Por:   •  28/3/2015  •  15.430 Palavras (62 Páginas)  •  280 Visualizações

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Primeira Parte:

1. Softwares Básicos:

1.1. Compiladores

1.2. Montadores

1.3. Ligadores

1.4. Carregadores

2. Formatos de Programas:

2.1. Programa Fonte em alto nível

2.2. Programa Fonte em assembly

2.3. Programas Executáveis (ELF)

2.4. Programas Objeto (ELF)

2.5. Bibliotecas de Programas Objeto

e1. Bibliotecas estáticas

e2. Bibliotecas compartilhadas

e3. Bibliotecas dinâmicas

3. Execução de Programas

3.1 Formato das Instruções

3.2. Uso de memória

3.3. Programas executáveis

3.4. Programas interpretáveis

3.5. Chamadas de Procedimentos

3.6. Chamadas de Sistemas (System calls)

1. Software Básicos

Entende-se como softwares básicos aqueles que convertem o programas

de um formato que subentende execução para um formato mais próximo

ao formato executável compreendido pela máquina. Estes software

(estas ferramentas) são as seguintes:

a) Compiladores: Os compiladores convertem programas que estão no

formato de linguagens de alto nível para formato

objeto. Exemplos de linguagens de alto nível incluem "C",

"Java", "Fortran", "Pascal" entre outros.

b) Montadores: convertem programas em linguagem assembly para

código objeto.

c) Ligadores: Convertem programas que estão em formato objeto para

formato executável.

1.4) Carregadores:

Carregam os arquivos que contém formato executável para a

execução. Para isto ele lê partes dos arquivos objeto e copia

estas partes para a memória.

Um programa fonte deve primeiro ser transformado em linguagem de

máquina para só então ser carregado na memória para

execução. Como o processo de geração do programa em linguagem de

máquina é distinto do processo de carregar este programa na

memória, duas ferramentas distintas são utilizadas. A ferramenta

que gera o arquivo em linguagem de máquina é chamado de ligador,

e o resultado desta ferramenta é um arquivo executável. A

ferramenta que lê este arquivo executável e o carrega na memória

é chamado de carregador.

Existem dois tipos básicos de carregador: carregadores binários

e relocáveis. Os carregadores binários (ou carregadores

absolutos), é o tipo mais simples, e simplesmente copia o

arquivo em formato binário para a memória, de tal forma que o

arquivo executável é simplesmente uma imagem binária do programa

em execução na memória. Um programa que usa carregadores

absolutos é associado com localizações específicas de memória, e

por isso deve sempre ser carregado na mesma área de memória para

ser executado corretamente. Os programa DOS com extensão .com

são exemplos de programas absolutos.

O segundo tipo de carregador é o carregador relocável. Neste

caso, o programa pode ser colocado em qualquer local da memória

para execução. O programa executável relocável é semelhante ao

programa executável absoluto, exceto que:

1) Os endereços são todos relativos a zero (não são absolutos)

2) A informação de quais os endereços relativos devem ser

alterados quando o programa for colocado em execução estão

junto com o arquivo executável.

Os programas DOS com extensão .exe são exemplos de programas

executáveis relocáveis.

Atualmente também existem carregadores que fazem a ligação de

partes do programa em tempo de execução. Estes são chamdos

carregadores ligadores.

Desenho1: O processo de Compilação

1. Programas Fonte

("C", "Fortran, "C++", etc) (Assembly)

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