TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Softwares. COPYRIGHT, COPYRIGHT, GNU, GLP E LIVRE

Projeto de pesquisa: Softwares. COPYRIGHT, COPYRIGHT, GNU, GLP E LIVRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Antes de iniciarmos com o tema do trabalho, que é Softwares Livres, é necessário saber o que é software e antes do dele o que hardware.

Hardware é o primeiro componente de um sistema de computação, que corresponde à parte material, aos componentes físicos do sistema, é o computador propriamente dito. Para usufruir de toda essa capacidade de processamento que o hardware funcione precisa de um software.

Todos os computadores digitais, desde os primeiros até os mais modernos, são sistemas em tudo semelhantes, no que diz respeito ao principio de funcionamento. É possível considerar três subsistemas: hardware, software e peopleware. Como já descrito acima hardware é a parte física. Aos programas, essenciais à sua conveniente utilização na solução dos problemas, chamamos de software. Ao pessoal, capaz de conduzir hardware e software, denominamos peopleware.

Também podemos considerar como um software: uma receita do bolo de cenoura da Tia Anastácia, o desenho de um vestido e o número de um telefone são programas. Um programa é um conjunto de instruções especificando uma série ordenada de ações. Ele pode ser a impressão do código de um computador ou uma receita em um livro – qualquer forma que não pode ser lida diretamente pelo hardware. Uma pessoa ou uma máquina tem que realizar as ações descritas no programa toda vez que ele for usado.

Com o resumo de informações sobre alguns tópicos importantes, será imprescindível para o entendimento do trabalho em seqüência.

1. SOFTWARE LIVRE

1.1 Software livre

É o software que pode ser usado, copiado, estudado editado e redistribuído sem restrições, sem ter que pedir, que pagar. Pode ser entendido também, como “liberdade de expressão”.

Mais precisamente, se refere a quatro tipos de liberdade para usuários do software:

1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;

2. Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

3. Liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

4. Liberdade de aperfeiçoamento do programa e liberar de modo que toda a comunidade seja beneficiada. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta.

1.2 Código Aberto

O termo código aberto (open source) diz que todas as pessoas podem ter acesso ao código do programa, porém somente uma determina as condições de uso.

As restrições são chamadas de licenças, como a GPL e BSD.

GPL (Licença Publica Geral) – É a regulamentação do uso do Software Livre de maneira formal. Nos anos de 1991 e 2007, foram lançadas as versões 2 e 3 desta licença, respectivamente.

BSD (Distribuição do Sistema de Berkeley) - É o nome da distribuição de códigos fonte proveniente da Universidade da Califórnia, Berkeley, as quais foram originalmente

extensões para o sistema operacional UNIX do departamento de Pesquisas da AT&T. Vários projetos de sistemas operacionais de código aberto são baseados em uma distribuição desse código fonte, conhecido como 4.4BSD-Lite. Em adição, tais sistemas constituem-se de várias porções de outros projetos de Código Aberto, incluindo o notável projeto GNU.

2. COPYRIGHT, COPYLEFT, GNU, GLP E GRATIS

2.1 Copyright

Como a palavra já diz Copyright quer dizer cópia fechada, dependendo da licença atribuída pelo autor. Não é possível falar de Copyright sem saber o copyleft, ou seja, cópia aberta, o que vem sempre é o oposto da outra.

Copyright proíbe parte ou toda execução de uma obra por terceiros não autorizados. O autor tem todos os direitos reservados no qual pode determinar a pessoa que pode utilizar e não permite alterações, modificações, distribuições e nem criação de obras derivadas sem permissão, exemplo comum são os blogs como o próprio nome diz exclusivos conteúdos literários, textos em geral você tem acesso, mas não o direito de modificações e distribuições.

2.2 Copyleft

O Copyleft surgiu como aplicativo do software livre, mas pode ser aplicado em qualquer documento ou obra.

O Copyleft assim como o Copyright é um tipo de licença para definir regras sobre os direitos autorais, visa estabelecer o direito de copiar e redistribuir um determinado trabalho, permitindo a modificação e a distribuição de obras com ou sem fins lucrativos, geralmente essas obras são de autores que visão ter a continuidade da mesma, e não podem sofrer conversões para copyright.

O objetivo maior é a propagação cultural, com estímulo a criatividade, exemplo: um determinado recurso como um plugim a base de códigos java, scrip, html, php. O que permite que outras pessoas possam fazer mudanças dando continuidade para aprimorar a obra ou trabalho criado.

2.3 GLP

GLP- significa General Publiclicena ou seja Licença Pública Geral.

Todo software livre é denominado GNU toda pessoa tem o direito a usar, modificar, redistribuir o programa e seu código fonte o que quer dizer “Não é único”.

O GLP não obriga você a distribuir a versão modificada, você é livre para modificar e usar privadamente.

O GLP dá a permissão para disponibilizar o programa modificado.

2.4 Domínio Público

Os direitos autorais duram 70 anos contados á partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao falecimento do autor, símbolo de reconhecimento legal utilizado para indicar domínio público de alguma obra.

Uma obra não declarada com direitos autorais pode ser considerada de domínio público, assim como trabalhos publicados, situações de domínio público podem ser áreas de zona azul, algum recurso natural, assim como obras culturais, software, programas entre outros.

3. LINUX Linux é ao mesmo tempo um kernel (núcleo) e o sistema operacional que roda sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com