TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

T I USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇAO

Ensaios: T I USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Para garantir a prestação de serviços de qualidade em uma organização pública torna-se necessária a constante revisão da estrutura e o funcionamento do Estado, investindo em inovações tecnológicas e definindo um novo perfil para os servidores públicos(PQSP, 2004).

A informática, ou ainda de forma mais abrangente, a Tecnologia da Informação (TI) oferece possibilidades de racionalização dos processos de trabalho que podem ser utilizadas como suporte para uma nova atuação do servidor público.

Há que se destacar que na Administração Pública a utilização maciça de TI tem ainda outros papéis importantes. De acordo com Andrade (2002), por meio dela pode-se consolidar uma parceria com a sociedade no controle social das ações das organizações públicas; divulgar mais facilmente informações sobre órgãos públicos; produtos e serviços oferecidos, dados estatísticos, campanhas de interesse coletivo, aplicação de recursos públicos, entre outros.

Para que estas ações aconteçam é fundamental a implantação de um modelo de gestão de recursos humanos que facilite a adoção dos princípios da administração gerencial e capacite os servidores para que eles sejam agentes estratégicos de mudança das organizações públicas. A revisão do perfil do servidor traz dois benefícios diretos para o serviço público: cria incentivos para que os próprios servidores busquem a melhoria contínua de sua qualificação e que nas suas áreas de atuação trabalhem de maneira mais gerencial e empreendedora, contribuindo para o alcance da missão da organização.

As novas diretrizes apontam que a Administração terá que alcançar um perfil para a força de trabalho compatível com as novas funções do Estado e de suas necessidades da administração gerencial. Logo os servidores devem atuar sob a ótica da gestão empreendedora, ao invés de fazê-lo sob a ótica da administração voltada para processos.

A ênfase nessas duas estratégias passa necessariamente pelo investimento em inovações tecnológicas, sobretudo em Tecnologia da Informação, e na definição de um novo perfil para os servidores públicos. Perfil este que deve encarar o cidadão brasileiro, como cliente. “Reconhecer a importância de se incentivar, informar e educar o cidadão para o exercício de sua cidadania é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços públicos”. (PQSP, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com