TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - BRUNO ANDERSON PINHEIRO DIAS

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

BRUNO ANDERSON PINHEIRO DIAS

ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTO/BENEFICIO DO CONCRETO CONVENCIONAL UTILIZANDO SEIXO ROLADO E BRITA NA MICRO-REGIÃO DO ITAPECURU NO ESTADO DO MARANHÃO.

SÃO LUÍS

2016


[pic 2]

BRUNO ANDERSON PINHEIRO DIAS

[pic 3]

ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTO/BENEFICIO DO CONCRETO CONVENCIONAL UTILIZANDO SEIXO ROLADO E BRITA NA MICRO-REGIÃO DO ITAPECURU NO ESTADO DO MARANHÃO.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

Orientador: Prof. Eduardo Hideo Fujii

Coorientador: Prof. Glauber Túlio F. Coelho

SÃO LUÍS

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1        PROBLEMA        5

2.        OBJETIVOS        5

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA        

7.        REFERENCIAS        

        


  1. Introdução

O concreto está cada vez mais em análise nos laboratórios e testes experimentais para uma durabilidade admissível frente às solicitações de cargas e agentes agressivos. Este estudo objetiva analisar o uso do seixo rolado como agregado no concreto para confecção de peças estruturais como:pilares, vigas, lajes em obras de pequeno e médio porte, comerciais e residenciais. O custo-benefício em relação à brita muito utilizada no concreto, fatores como resistência as solicitações de carga, custo e logística.

O seixo rolado é uma pedra formada por misturas binárias desenvolvida no processo de arrastamento, onde os materiais são transportados pelo fundo dos rios podendo passar por obstáculos, resultando em agregados graúdos encontrados nos rios da microrregião de Itapecuru Mirim, entre as cidades de Vargem Grande, Nina Rodrigues e Presidente Vargas, onde há a predominância desse tipo de agregado, denominado na região como seixo rolado ou seixo de rio. É valido o estudo das propriedades de concretos com ênfase no custo e resistência pois os agregados constituem cerca de 60% a 80% da composição de um concreto e que contribui predominantemente para a sua massa específica, módulo de elasticidade e estabilidade dimensional do concreto.

O melhor concreto a ser utilizado não é o mais resistente, mas o que atende as necessidades da obra com relação à peça que será moldada. Portanto, a consistência e o modo de aplicação são fatores que definem o material adequado a ser utilizado na mistura, associado a trabalhabilidade para uma dosagem mais econômica. A escolha do agregado tem grande importância na construção, principalmente em relação ao custo, pois a região citada é de baixa economia.

Ao observar as características do agregado, percebemos particularidades de como: pedras de formato arredondado e superfície lisa, características dadas pelas águas dos rios. Existem também seixos obtidos artificialmente.

  1. PROBLEMA

A utilização do seixo rolado, oriundo dos leitos dos rios como agregado graúdo em concretos torna-se única alternativa devido a sua alta disponibilidade e ao elevado custo dos agregados britados que precisam ser importados de outras regiões.

Através dessa realidade podemos analisar: O seixo rolado atende as solicitações estruturais de edificações residenciais e comerciais da região?

Qual impacto ambiental e econômico que a utilização desse material como agregado causa?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Provar através dos estudos feitos que o seixo rolado é a melhor opção de agregado graúdo mais viável pois tem propriedades estruturais capazes de satisfazer as solicitações do concreto para o uso nas construções de pequeno porte e custo bem abaixo da brita.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Verificaro estado estrutural dasconstruções no qual foi utilizado o seixo rolado como agregado.
  • Identificar as Jazidas existentes na região e colher amostra do material para análise.
  • Reproduzir um traço de concreto com as dosagens utilizadas pelos profissionais da região e estudos em laboratório.
  • Preparar os corpos-de-prova cilíndricos para ensaio à compressão axiale acompanhar a cura.
  • Romper os corpos-de-prova em 7, 14 e 28 dias de idade.
  • Analisar a viabilidade técnica e econômica do material.

  1. JUSTIFICATIVA

A redução de custos nasobras civis é fator primordial, por isso a alternativa do seixo rolado como agregado graúdo resulta em economia e praticidade. Este estudo visa comparar algo que na prática já se vê, o uso desse material com resultados satisfatórios, tornando-se um item preponderante nos orçamentos das edificações residenciais e comerciais da região citada, pois com a disponibilidade e baixo custo aumenta o poder de compra e desenvolvimento das obras locais.

Aanálise comparativa visa avaliar a possibilidade de utilização do seixo rolado em substituição ao agregado graúdo, brita 1, para a confecção de peças estruturais como pilares, vigas, lajes entre outros, com a finalidade de aproveitamento de material abundante e redução de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com