TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - FERNÃO DIAS CAP 3

Por:   •  9/11/2015  •  Tese  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

3.1 Estudo de Caso

Pedro Henrique Shibuta é empresário e dono da oficina mecânica “Shibuta”. Teve inicio na área mecânica aos 14 anos de idade, com o passar do tempo e como todo bom empresário continuou se qualificando para atingir seus interesses.

No começo de sua carreira se deparou com uma situação em que se encontrava confortável financeiramente apenas com os serviços que prestava, porém buscava crescer cada vez mais ao que se diz área profissional, aonde este veio a receber uma proposta para se associar a outro mecânico a fim de darem inicio a própria empresa em conjunto.

 Após um ano de sociedade o seu sócio decidiu fechar a empresa, pois naquele momento enfrentava dificuldades financeiras, Pedro decidiu tomar a iniciativa e se propôs a comprar a parte de seu sócio visando continuar e engajar a empresa agora como dono.

A empresa faz parte do ramo há sete anos, atendendo uma demanda considerável para o curto tempo de mercado que ainda possui, permanece está atuando na região do Novo Osasco – Osasco Sp.

 3.2 Entrevista

André: “Existem muitas dificuldades na região em relação à concorrentes ou clientes?”

Pedro: “A dificuldade que eu encontro não é “nem” em questão de concorrência ou outras oficinas, é porque assim a quantidade de carros é imensa né, na rua ai, o que eu sinto dificuldade ai na realidade é a região, acho que não posso dizer se é o poder aquisitivo da galera ou a frota que tem na região, os carros, por exemplo: O mesmo serviço que eu cobro aqui 120 reais, em outros lugares os caras cobram 300/350 reais o mesmo serviço, mesma qualidade, isso eu falo porque já trabalhei em outra região, Jaguaré. Sinto essa dificuldade de valorização mesmo, não porque a gente cobra mais barato, acredito que 350 reais “seje” justo, mas se a gente manter nesse valor, você acaba não pegando os trabalhos”.  

É considerável o fator região importante na hora de se planejar no quesito valor de venda do produto, porem é necessário conhecer os seus concorrentes e o seus respectivos serviços e valores para melhor planejamento de venda.  

André: “Quem trabalha aqui na oficina? “

Pedro: “Somos em dois, tem o meio oficial que é o Cesar, não chega a ser o meio oficial, ele é aprendiz ainda, “ta” aprendendo a profissão, e eu.

Uma boa equipe é fundamental. É preciso ter uma equipe preparada e experiente em cada função da na empresa para se obter melhores resultados.

André: “Qual o tipo de produto/serviços que você fornece hoje?”

Pedro: “Eu faço tudo, talvez se resuma assim mecânica, parte elétrica geral, alternador, motor de partida, chave de seta, “lanternário”, todas essas coisas, toda parte elétrica de oficio foi disso que eu vim, eu agreguei aí a parte mecânica, motor, embreagem, a parte bruta do serviço. Eu só não trabalho na parte de cambio. Trabalho com injeção eletrônica também”.

Oferecer diversos serviços e produtos em sua área é interessante, porem tem que estar atento com a qualidade e a demanda que isso pode causar.

André: “O que cada pessoa faz em seus respectivos cargos? ”

Pedro: “Hoje eu trabalho em todas as áreas, administrativa, finanças, atendimento e na parte de conserto dos carros, e o Cesar é “aprendiz” aqui na oficina. ”.

Profissionais qualificados são importantes para o crescimento da empresa.

André: “Como é feita a propaganda da oficina hoje, o marketing? ”.

Pedro: “Zero! ”.

André: “Zero? ”

Pedro: “Zero de marketing, é meio que você pode ver não tem nem face da oficina, fã page, essas paradas de páginas oficiais. Assim, por muito tempo pensei assim: “Puxa” se eu fizer uma divulgação e “dé” uma apertada? Sozinho? Então eu tenho esse receio de fazer um trabalho de divulgação de promoções e “tal”, e de repente não conseguir atender por ser sozinho. Imagina se vier “quatro cara” ai querendo trocar o óleo que “tá” na promoção, e ae? pra tentar gerenciar tudo isso ai com os carros que eu já tenho. Ao invés disso quero ter uma equipe primeiro”.  

Sugestão: O marketing da empresa é essencial para os negócios alavancarem, com a divulgação certa a expansão da empresa é garantida e com isso o crescimento acontece gradativamente.

André: Você tem planos ou projetos para crescer?

Pedro: “Meu sonho, um outro dia eu conversava com um “cara” e ele tem uma oficina lá no Jaguaré, começou assim, arrendou a oficina que ele trabalhava no esquema lá e “mó” dificuldade do caramba pra ter funcionário e tal, aí chegou um ponto que ele falou que ia fechar e ia voltar a trabalhar com os caras de novo, eram em dois, os dois arrendaram, e conversaram com ele depois de um tempo, hoje ele consegue dar uma respirada melhor, tem casa na city, chácara e tudo mais. Ele conclui assim:  

“Você precisa trabalhar menos com o operacional e trabalhar mais aqui (apontando para a cabeça) ”.

“Não tenha medo de contratar funcionário/mecânico”. Você só vai dar uma decolada quando tiver funcionários”.

Eu tenho uma dificuldade que é o seguinte, que o meu próximo passo pode demorar cinco anos, eu tenho essa resistência interna ainda, também fico preocupado porque eu não tenho um capital de giro legal pra ficar tranqüilo e fazer tudo isso”.

Sugestão: Crescer e expandir um negócio não é fácil e não se adquire experiência do dia para noite. É preciso analisar todas as etapas da empresa e traçar bons plano e projetos a longo e curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com