TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC ETEC 2

Artigos Científicos: TCC ETEC 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

O termo cidadania foi apropriado por todos com sentimentos e intenções diferentes e seu significado se delimita a:

I – a cidadania deve ser ligada de forma intrínseca à experiência concreta dos movimentos sociais, tanto dos movimentos urbanos, quanto os movimentos de mulheres, negros, homossexuais, ecológicos etc.

II – na organização dos movimentos sociais, a luta por direitos, sejam eles de igualdade como o direito à diferença constitui a base fundamental para a emergência de uma nova noção de cidadania.

III – o aprofundamento teórico e político da democracia é a expressão da cidadania.

a.

São corretas as afirmativas I e II e a afirmativa III é falsa.

b.

São corretas as afirmativas II e III e a afirmativa I é falsa

c.

Todas as afirmativas são corretas

d.

São corretas as afirmativas I e III e a afirmativa II é falsa.

e.

Todas as afirmativas são falsas.

0,8 pontos

PERGUNTA 2

A interação social é a relação que os seres humanos mantêm entre si, para a resolução de problemas práticos do cotidiano, que vão desde a satisfação das necessidades básicas até as mais complexas, científicas e filosóficas. Sobre a interação social é INCORRETO afirmar:

a.

As relações que partem do indivíduo para o grupo e a sociedade são os contatos sociais.

b.

A interação envolve o contato social de um ou mais agentes que, ao interagir, revelam uma relação de reciprocidade e um processo social fundamental, ou seja, a comunicação.

c.

Uma pessoa que não mantém contatos sociais e não se comunica, não assimila os padrões de comportamento da sociedade.

d.

Todo contato físico estabelece uma relação social, assim, duas pessoas sentadas juntas no ônibus estão em interação social.

e.

Há interação social quando um sujeito (o ego) age considerando não apenas as suas condições individuais mas também do outro (alter), com o qual interage e de quem depende o resultado de sua ação.

0,8 pontos

PERGUNTA 3

O sociólogo Ely Chinoy afirma que o fato de ser membro de grupos raciais e étnicos pode influir no status dos homens e em suas relações com os outros. Analise as afirmativas e escolha a alternativa correta quanto à interpretação do autor:

I – a cor da pele e/ou traços culturais distintos situam frequentemente os homens em sua sociedade e constituem elementos para diferenças de tratamento ou discriminação.

II – a estrutura das relações de grupos étnicos sofre influência pelo número e tamanho dos vários grupos; a natureza e extensão das diferenças (físicas e culturais) e dos recursos e valores pelos quais competem a minoria e a maioria.

III – a inserção de vários grupos étnicos em uma sociedade, emerge uma hierarquia complexa, na qual cada raça pode ocupar uma posição social diferente.

a.

São corretas as afirmativas II e III e a afirmativa I é falsa

b.

São corretas as afirmativas I e III e a afirmativa II é falsa.

c.

São corretas as afirmativas I e II e a afirmativa III é falsa

d.

.Todas as afirmativas são corretas

e.

Todas as afirmativas são falsas.

0,8 pontos

PERGUNTA 4

A mobilidade social é um fenômeno em que um indivíduo ou grupo pertencente a uma posição social transita para outra, de acordo com o sistema de estratificação social. A mobilidade pode ser horizontal ou vertical e isso implica em:

a.

A mobilidade social vertical ocorre quando o indivíduo passa de uma classe mais baixa para outra classe superior (ascensão) ou vai de uma classe superior para uma classe inferior.

b.

A mobilidade social vertical ocorre quando há uma alteração de posição provocada por fatores profissionais ou geracionais, porém implica em ascensão de classe.

c.

A mobilidade social horizontal ocorre quando o indivíduo muda de uma classe para outra por méritos próprios.

d.

As mobilidades horizontal e vertical promovem ascensão de classe social do indivíduo.

e.

A mobilidade social independe de fatores econômicos que influenciam na ascensão de classe motivada por mudança de ganhos econômicos.

0,8 pontos

PERGUNTA 5

Após a Segunda Guerra Mundial, além da marcante presença do Estado do bem Estar Social, houve uma multiplicação de direitos, que certamente ecoaria na concepção de cidadania. Analise as afirmativas e escolha a alternativa correta.

I – com a criação de novos bens e serviços para serem consumidor aumentaram de forma quantitativa os direitos.

II – os movimentos sociais assumiram esta denominação por se diferenciarem dos movimentos tradicionais (trabalhadores, sindicais etc) e dão novo formato à cidadania.

III – os novos movimentos sociais enfocam novos temas como: meio ambiente, racismo, gênero,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com