TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Estudo De Caso

Exames: TCC Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  4.030 Palavras (17 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

JOÃO TRAVASSOS DE MELO JÚNIOR

segurança organica e uso de tecnologia:

o USO DE TECNOLOGIA NA MELHORIA DA SEGURANÇA ORGANICA DA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE GENERAL SAN MARTIN

Palhoça

2014

JOÃO TRAVASSOS DE MELO JÚNIOR

segurança organica e uso de tecnologia:

o USO DE TECNOLOGIA NA MELHORIA DA SEGURANÇA ORGANICA DA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE GENERAL SAN MARTIN

Relatório apresentado ao Curso ( GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO), da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.

Orientador: Prof. Helton Ribeiro Nunes

Palhoça

2014

JOÃO TRAVASSOS DE MELO JÚNIOR

segurança organica e uso de tecnologia:

o USO DE TECNOLOGIA NA MELHORIA DA SEGURANÇA ORGANICA DA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE GENERAL SAN MARTIN

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em ___\____\______ e aprovado, em sua forma final, pelo Curso Superior de Tecnologia em ____\_____\______ da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, ____ de ____________de _____.

Prof. e orientador (Nome do(a) Professor(a) ), abreviatura da titulação

Universidade do Sul de Santa Catarina

Agradecimentos

À diretoria da Escola Municipal General San Martin juntamente com seu corpo docente pelas informações prestadas e todo apoio dado.

À Prefeitura do Recife pela autorização dada as pesquisas contidas nesse trabalho.

Dedico essa conquista as três mulheres que me incentivaram a cada passo, Nina, Rosine e Adriana.

REsumo

Este estudo de caso teve início a partir de constatações de deficiências na Segurança Orgânica de diversas escolas públicas, da falta de importância dada, por vezes, a esse tema e de como a tecnologia pode auxiliar na melhoria desses serviços . Trata-se de um estudo feito através entrevistas, questionários e observações in loco de Escolas Públicas da rede municipal, em particular, da Escola Municipal General San Martin na cidade de Recife, Pernambuco com o objetivo de averiguar o índice de necessidade de segurança, o grau de segurança disponibilizado, as deficiências e dificuldades encontradas e por fim, como o uso da tecnologia pode sanar possíveis carências na área. Em paralelo a pesquisa de campo e entrevistas se fez necessário a consulta em diversos meios como livros, monografias, internet, jornais e revistas.

O Levantamento de dificuldades a promoção da importância da segurança nas escolas e o uso da tecnologia para elevar esse grau de segurança é o cerce da pesquisa proposta.

Entretanto é importante salientar que mesmo não se fazendo objeto principal do estudo, outros tipos de segurança como quanto à saúde, equipamentos de proteção individual, proteção de dados e informações entre outros, se fará necessário citá-los de forma superficial com o objetivo de contextualizar e complementar as idéias propostas.

Palavras-chave: Segurança Orgânica. Tecnologia. Violência. Proteção.

SUMÁRIO

1 introdução 6

2 TEMA 7

3 OBJETIVOS 8

3.1 OBJETIVO GERAL 8

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9

4.1 CAMPO DE ESTUDO 9

4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS 9

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA 11

16

6 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA 16

6.1 PROPOSTA DE MELHORIA PARA A REALIDADE ESTUDADA 16

6.2 RESULTADOS ESPERADOS 17

6.3 VIABILIDADE DA PROPOSTA 18

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

REFERÊNCIAS 20

1 introdução

O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas e observações in loco da Escola Municipal General San Martin na cidade do Recife em Pernambuco. Foram colhidos depoimentos de alunos, professores e funcionários administrativos sobre as experiências referentes à segurança vivenciadas no ambiente da escola.

O objetivo primário ao iniciar esse trabalho, era averiguar o que poderia ser melhorado em termos de segurança se implementado recursos tecnológicos disponíveis no mercado. Contudo, durante as pesquisas realizadas e o dia a dia observado na Escola Municipal General San Martin ficou claro que a problemática se estendia além do imaginado no começo da construção desse estudo de caso.

Assim, foi possível perceber logo no início, que o fator “segurança” é tratado nas escolas brasileiras, de modo geral, com pouca ou nenhuma importância. Observou-se também que isso se deve a fatos como a falta de investimentos, falta de profissionais capacitados e por fim a falta de recursos tecnológicos como meio de auxiliar nessa tarefa.

Com essa problemática alguns pontos foram necessário para nortear as pesquisas realizadas. O primeiro deles foi avaliar a real necessidade de investimentos na área de segurança escolar a partir de dados coletados e pesquisas estatísticas. Com a necessidade confirmada o próximo passo foi observar a realidade da Escola Municipal San Martin e levantar possíveis falhas. E finalmente, sugerir investimentos específicos para a solução dos problemas observados.

Assim sendo, esse trabalho oferece dados que comprovam a necessidade do investimento em tecnologias para o auxílio a segurança escolar e fornece propostas de implementação dessas tecnologias com o objetivo de tornar os ambientes escolares seguros e frutíferos a alunos e educadores.

2 TEMA

O crescimento populacional mal estruturado acarreta entre outros problemas, o aumento da violência em todos os níveis da sociedade. Essa violência descontrolada, que pode ser acompanhada em qualquer tele jornal, se reflete diretamente nas instituições que deveriam garantir o bem estar, educação, formação e a segurança de crianças e adolescentes como é o caso das escolas.

Neste contexto, muitas escolas vêm sofrendo ataques de vândalos, ladrões, traficantes entre outros males ainda mais graves como o massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro no ano de 2011.

As escolas públicas são as maiores vítimas entre as instituições de ensino, a segurança não é tratada com a devida prioridade, alunos e professores estão à mercê dos perigos sem o mínimo de proteção e fiscalização.

Por isso é importante ressaltar a importância de um estudo dedicado a esse assunto com o objetivo de tornar a escola um lugar seguro com o auxilio de tecnologias modernas.

Para tanto, o presente trabalho terá como objetivo a averiguação das necessidades de melhoria na área de segurança e o conseqüente emprego de tecnologia eliminando essas limitações promovendo um espaço seguro e agradável.

Portanto, se faz necessário que se conheça a vulnerabilidade da segurança dispensada as escolas e os conseqüentes riscos e danos que se submetem todos os dias seus usuários, em seguida mostrar como a solução para essa problemática pode está na tecnologia.

Os usos de diversos recursos tecnológicos estão em pleno funcionamento em vários setores, de forma eficiente, com o objetivo de prover a segurança de instalações e usuários.

Neste âmbito, busca-se responder a seguinte problemática:

Quais as deficiências apresentadas pela Escola Municipal do Recife General San Martin no requisito segurança e como empregar recursos tecnológicos para solucionar possíveis falhas?

A partir das respostas colhidas, esse Estudo de Caso tem o objetivo de alertar as escolas dos riscos da falta de um sistema de segurança eficiente e como sanar suas falhas por meio da tecnologia promovendo um local de trabalho mais harmonioso e seguro para seus usuários.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Este estudo teve como objetivo geral a atual situação em termos de segurança orgânica da escola Municipal do Recife General San Martin e como utilizar a tecnologia em sua melhoria.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos foram:

a) Apresentar a importância da segurança orgânica em escolas por meios de dados estatísticos e estudos;

b) Averiguar as atuais medidas de segurança orgânica dispensada às instalações e usuários da Escola;

c) Determinar possíveis falhas na segurança e suas soluções por meio do uso da tecnologia;

d) Analisar os resultados da pesquisa de forma a contribuir com a Escola e outras instituições de ensino;

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.1 CAMPO DE ESTUDO

O universo desta pesquisa consiste na Escola Municipal do Recife General San Martin. A escola tem cede na Avenida General San Martin nº 1864 no bairro San Martin, na cidade de Recife Pernambuco. A escola conta com um quadro de 48 funcionários e 410 alunos.

Esta pesquisa será de caráter não-probabilístico, por entender que a natureza da pesquisa não é baseada em estimativas. O pesquisador selecionou parte de cada esfera da administração e uma amostra de alunos para responder a entrevista e os questionários. Esta escolha levou em conta que todos os usuários, funcionários ou alunos, necessitam de segurança e usufruem desse serviço e direito.

4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Os instrumentos de coleta de dados adotados neste trabalho são descritos no quadro a seguir.

Quadro 1- Instrumento de coleta de dados

Instrumento de coleta de dados

Universo pesquisado

Finalidade do Instrumento

Entrevista

Diretora da Escola

Coordenadora Pedagógica

Seguranças (Três)

Professoras (Três)

Alunos (Dez)

Fazer o levantamento de dados importantes a pesquisa com o objetivo de embasar seu resultado.

Observação Direta ou do participantes

Será observado o dia a dia da Escola Municipal General San Martin quanto à conduta dos funcionários e recursos disponíveis para garantir a segurança dos usuários.

Analisar possíveis falhas e fragilidades da segurança avaliando quais dispositivos tecnológicos poderiam ser agregados aos recursos da segurança.

Documentos

Estatísticas do IBGE;

Pesquisas e estatísticas do Centro de Estudos Latino-Americanos;

Dados da UNICEF;

Dados da UNESCO;

Notícias de Jornal e Internet;

Tem como objetivo conscientizar através de dados estáticos a importância a ser dada a segurança orgânica das escolas e como a tecnologia pode ajudar nesse aspecto.

Dados Arquivados

Se a escola contar com circuito de câmeras de vigilância esse será analisado assim como seus arquivos de vídeo.

Será observado com o objetivo de analisar a funcionalidade e eficiência das câmeras.

Fonte: CAVALCANTI e MOREIRA (2008)

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA

CONTEXTO HISTÓRICO

A preocupação de pais e professores com a segurança de seus filhos e alunos já faz parte da pauta de reuniões e conselhos escolares há décadas em todo o mundo. Contudo, o aumento da violência o uso indiscriminado de drogas e a falta de acompanhamento familiar fizeram os índices de violências nas instituições de ensino saltarem a níveis alarmantes. Esses níveis são ainda mais acentuados em escolas localizadas nas periferias urbanas como é o caso da escola em estudo.

Em muitos países, no Brasil principalmente em escolas particulares, a solução para essa problemática foi encontrada na tecnologia. Equipamentos dos mais diversos garantem a segurança dos usuários interna e externamente a unidade de ensino.

Esses recursos, quase que infindáveis de tecnologia, tem o objetivo de garantia a segurança de pessoas e materiais, entretanto, são simplesmente inexistentes na Escola Municipal General San Martin e em toda rede de escolas Municipais do Recife. Muitas outras escolas em todo o país passam pela mesma carência acumulando acentuada defasagem na qualidade desse serviço comprometendo a formação de seus alunos.

DADOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO

A Escola Municipal General San Martin tem sede própria localizada a Avenida General San Martin no Bairro de San Martin na cidade de Recife em Pernambuco.

É uma instituição de ensino pública vinculada a Prefeitura do Recife subordinada diretamente a Secretaria de Educação do Município. Atende a alunos de 4 a 13 anos do ensino infantil grupo IV até o 5º ano do fundamental 1 totalizando 410 alunos.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O corpo docente conta com a Diretoria, Coordenadoria, Corpo de Professores, além dos Auxiliares Administrativos totalizando 48 profissionais. A organização hierárquica da escola pode ser assim definida:

Organograma 1 – Organização hierárquica da escola

Fonte: Elaboração do autor, 2014

Todas as funções são bem delineadas e cada colaborador exerce o seu papel especifico na unidade escolar.

A diretoria escolar tem como tarefa cuidar da gestão de pessoal, atender a alunos e pais, gerenciar os recursos financeiros, zelar pelo patrimônio público sob sua responsabilidade, resolver questões legais e administrativas, buscar parcerias, resolver conflitos entre outras funções (GUIA DO DIRETOR ESCOLAR, p.15).

A coordenação tem como objetivo acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores e alunos procurando identificar suas necessidades, mantendo-se sempre atualizada, buscando fontes de informações e refletindo sobre sua prática como nos fala NOVOA (2001).

Aos professores cabe a tarefa mais direta da educação e formação de opinião, segundo a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional em seu artigo 13 está entre suas funções: participar da elaboração da proposta pedagógica, elaborar e cumprir plano de trabalho, zelar pela aprendizagem dos alunos entre outros.

A parcela mais diversa das funções em uma escola é a manutenção administrativa. Nesse departamento a escola conta com vários profissionais em várias funções e áreas, como auxiliares de secretaria, serviços gerais, porteiros, seguranças entre outros.

Acompanhei durante alguns dias a rotina da Escola Municipal San Martin, de seus alunos e dos colaboradores acima mencionados, com o objetivo de analisar o modo de operação quanto à segurança.

Todos os profissionais acima listados trabalham diariamente na escola, e segundo relatos em entrevistas, não se sentem completamente seguros no ambiente escolar para o desenvolvimento de suas atividades.

ANALISE DE UM DIA NA ESCOLA GENERAL SAN MARTIN

Com o objetivo de melhor analisar um dia letivo da Escola General San Martin iniciaremos com a recepção dos alunos a partir das 7h da manhã e enceraremos às 22 horas com o fechamento dos portões. As tabelas a seguir foram organizadas de forma cronológica a fim de exemplificar o cotidiano da escola.

Hora

Ação

Local

Equipamentos

disponíveis

Funcionários envolvidos

7:00h

às

07:30h

Abertura dos portões para o expediente da manhã

Portão principal da Escola

Nenhum.

1 (um) porteiro

Tabela 1- Horários de Funcionamento da Escola

Fonte: Elaboração do autor, 2014

Dentre as ações realizadas durante o dia as mais sensíveis em termos de segurança sem dúvida são os horários de entrada e saída. O fluxo é alto, entre alunos, pais, professores e funcionários circulam aproximadamente 250 pessoas no período de 30 minutos.

Nesse período, apenas o portão principal é monitorado pelo porteiro. Acessos laterais, e áreas internas como pátios, são monitorados pela diretoria e comissão pedagógica.

Segundo pesquisa realizada pela UNESCO no ano de 2001 sobre violência, Aids e drogas nas escolas, 366 alunos foram testemunhas do porte de arma por colegas dentro de salas de aula, só na cidade de recife esse número foi de 32.

A rede municipal do Recife não conta com nenhum aparato tecnológico com o objetivo de coibir a entrada de armas ou entorpecentes, e seu quadro de funcionários na área é insuficiente.

Hora

Ação

Local

Equipamentos

Disponíveis

Funcionários envolvidos

7:30h

às

12:00h

Aulas

Todas as salas de aula e áreas de lazer

Nenhum.

1 (um) porteiro para a escola

1(uma) professora por turma

1(uma) estagiária por turma

Tabela 2- Horários de Funcionamento da Escola

Fonte: Elaboração do autor, 2014

Durante esse horário dois fatores tomam importância, sejam eles: a conduta dentro das dependências da escola e a entrada de pessoas não autorizadas durante esse período.

A violência nas escolas, segundo Debarbieux (1999), pode ser associado a dificuldades de gestão resultando em estruturas deficientes. Dentro desse contexto de deficiência, é possível apontar a falta de equipamentos de monitoramento interno da escola.

Alguns tipos de violência são cometidas, tipicamente, dentro das escolas e poderiam ser coibidas se houvesse um monitoramento de áreas internas, essas violências vêem aumentando exponencialmente. Podemos exemplificar, segundo pesquisas da UNESCO no ano de 2001 que:

1. Ameaças – 40% dos alunos ou professores já foram ameaçados.

2. Brigas- São os tipos de violência mais freqüentes nas escolas.

3. Violência Sexual-

4. Roubos e furtos- Foram 992 casos relatados por alunos e professores sendo 68 só na cidade do recife.

Pode ser observado que a Escola Municipal General San Martin não dispõe de recursos em equipamentos ou de pessoal para o monitoramente interno da escola com o propósito de coibir e/ou apurar os delitos cometidos acima.

A entrada de pessoas não autorizadas também constitui uma fragilidade da escola. O procedimento adotado quando da chegada de um visitante é o relatado abaixo:

1. O único porteiro existente por turno recebe o visitante

2. O visitante expõe a intenção e a pessoa a ser visitada

3. O porteiro sai do portão principal da escola a fim de encontrar a diretora ou o visitado, deixando nesse tempo a entrada desguarnecida.

4. O porteiro retorna ao portão principal, autorizando ou não a entrada do visitante.

5. O porteiro, como já mencionado, não conta com nenhum equipamento de controle de entrada de entorpecentes ou armas.

A conduta acima relatada não condiz com a real necessidade da instituição, é possível observar as “brechas” para a entrada de pessoas as escondidas, entrada de drogas ou armas pelos portões e a saída não autorizada de alunos.

Apenas a título de reforço do quadro apresentado acima, citaremos dois casos de escolas públicas brasileiras onde crimes cometidos poderiam ter sido evitados com um maior controle na entrada de pessoas e materiais:

1. Massacre de Realengo: Assassinato em massa ocorrido em 7 de abril de 2011 na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado com dois revólveres e disparou contra os alunos presentes, matando doze deles, com idade entre 13 e 16 anos. (O GLOBO)

2. Adolescente Morto a tiros: Um adolescente de 17 anos foi morto dentro de um colégio em Queimados, na tarde de 11 de setembro de 14. (EXTRA)

Hora

Ação

Local

Equipamentos

disponíveis

Funcionários envolvidos

12:00h

Encerramento do turno da manhã

Portão Principal

Nenhum

01 (uma) diretora

01(uma) coordenadora

01 (um) porteiro

Tabela 3- Horários de Funcionamento da Escola

Fonte: Elaboração do autor, 2014

Como já relatado anteriormente, os horários mais sensíveis à segurança dos alunos são as chegas e saídas. Durante esse período o fluxo de pessoas é grande o suficiente para que, a falta de treinamento e equipamentos adequados, potencialize a ocorrência de erros.

A escola não possui um banco de dados relacionando quem pode ou não buscar a criança na escola. A entrega dos alunos fica condicionada as pessoas que são ou não reconhecidas pelos funcionários ou pela criança.

O perímetro externo da escola não conta com monitoramentos por câmeras ou vigilância, que se fazem extremamente essenciais nesses períodos levando em consideração a abordagem para venda ou uso de entorpecentes, abusos sexuais, seqüestros, entre outros. O perímetro externo da escola, também influencia e compromete diretamente a sensação de insegurança de seus usuários, segundo Mirian Abramovay e Maria das Graças Rua, VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS,2003, p.30:

Segundo estudantes e o corpo pedagógico, um dos maiores problemas, em muitas escolas, são as gangues e/ou o trafico de drogas no espaço escolar interno ou externo levando ao extremo o clima de insegurança.

Os relatos das ações acima mencionadas obedecem aos mesmos padrões dos turnos seguintes.

Segundo informações prestadas pela diretoria da escola, sempre que necessário a Guarda Municipal da cidade do Recife se faz presente na escola ou em seu entorno com o objetivo de coibir e fiscalizar.

Até o encerramento deste artigo, segundo a diretoria, não houve qualquer ação violenta dos tipos descritos acima que se devesse relatar.

6 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA

6.1 PROPOSTA DE MELHORIA PARA A REALIDADE ESTUDADA

A partir do estudo de caso analisado, vários fatores devem ser revistos. As necessidades, como mostrado acima, estão muito além das ferramentas, pessoal, recursos e serviços prestados em favor da segurança.

Uma verdadeira reformulação do modo de operação quanto à segurança pública e orgânica dos estabelecimentos de ensino deve ser feita. Recursos e treinamentos específicos devem ser destinados às escolas com o objetivo de prover essa segurança a alunos e educadores.

Analisando de forma especifica a escola Municipal General San Martin, algumas medidas poderiam ser tomadas com melhoria significativa no nível de segurança oferecido a seus usuários, são elas:

Contratação de profissionais especializados e em quantidade compatível: Como exposto no inicio da analise da situação problema, cada profissional da área pedagógica possui uma formação e exerce sua função específica determinada por lei, contudo, o mesmo não pode ser observado nos funcionários da segurança. Os porteiros são terceirizados e segundo entrevista não possuem qualquer treinamento ou formação, portanto, incapacitados a desempenhar a tarefa de prover a segurança de dezenas de crianças e professores. O número de funcionários dedicados à área também se mostra insuficiente, no caso da escola em questão seriam necessários, no mínimo, três seguranças por turno.

Utilização de recursos tecnológicos: Como cerne do trabalho em questão, o uso de alguns recursos tecnológicos potencializariam a atuação da segurança provendo excelentes resultados a custos mínimos quando comparados as benesses oferecidas. Algumas situações expostas na situação problema poderiam simplesmente ser sanadas com o uso de certos recursos tecnológicos, por exemplo:

a) Horário de entrada e saída de alunos: Como exposto anteriormente os horários mais sensíveis são os de entrada e saída de alunos. Durante esses horários a escola dispõe de apenas um porteiro que permanece nesse período no portão principal deixando toda a escola desprotegida. Esse ponto poderia ser sanado com o uso de circuito fechado de TV (CFTV). Esse sistema associado à funcionários qualificados e em quantidade ajustada a necessidade proporcionariam um funcionário no portão principal auxiliando a direção e coordenação, um funcionário monitorando toda a escola via CFTV e um funcionário patrulhando a escola.

b) Entrada de materiais não autorizados: Como relatado via pesquisa apresentada anteriormente, drogas e armas estão presentes em números assustadores em escolas de todo o Brasil. O risco da entrada de armas poderia ser sensivelmente diminuído e claro, a violência proveniente da posse desses artefatos com o uso de detectores de metal nas entradas das escolas. Esse procedimento já é utilizado em vários países do mundo com os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Portas giratórias como a utilizadas em Bancos atenderiam de forma muito eficiente aos padrões escolares tendo em vista que qualquer um que adentre a escola seria revistado de forma não ostensiva.

c) Entrada de pessoas não autorizadas: O risco da entrada de pessoas não autorizadas pode ser diminuído de forma substancial com a simples adoção de um portão eletrônico. O porteiro, a distância, identificaria a pessoa que pretende entrar na escola, informaria via telefone da própria portaria ao interessado e autorizaria ou não a sua entrada. Esse recurso evitaria a saída do porteiro da sua área de atuação assim como diminuiria o tempo de atendimento ao visitante.

d) Depredação fora do expediente escolar: A escola, como exposto, não conta com vigilância ou qualquer outro recurso de proteção quando não há aulas. As depredações e assaltos a escolas causam prejuízos na ordem dos milhões todos os anos. A instalação de alarmes e CFTVs diminuiriam potencialmente os riscos de investidas dessa natureza contra o patrimônio escolar.

Conscientização da necessidade: É parte da cultura do povo brasileiro a não prevenção de problemas, já é parte do cotidiano as medidas corretivas de problemas anunciados. A área de segurança é vista por muitos governantes de forma não essencial assim como a educação, o que dizer então da segurança da educação? Existe infindáveis meios e tecnologias disponíveis a essa problemática, o que se faz preciso é a conscientização da necessidade de investimentos e aplicações.

6.2 RESULTADOS ESPERADOS

Uma gestão eficiente de recursos públicos promovendo a devida atenção a seus usuários proporciona sem dúvida a melhoria dos serviços prestados. A segurança nos estabelecimentos de ensino não é diferente. O primeiro passo é direcionar recursos que garantam a formação profissional e finalmente o implemento da tecnologia de forma a garantir a tranqüilidade necessária a formação dos alunos.

A importância do uso de tecnologia e todas as suas ferramentas disponíveis no mercado objetivando garantir a segurança das escolas é o cerne dessa pesquisa esperando, portanto, promover a importância do assunto chamando a atenção aos poucos recursos destinados a área e consequentemente os riscos dessa ausência da administração.

Esperamos também ajudar a solucionar os problemas levantados na Escola Municipal General San Martin alertando sobre as falhas encontradas e suas possibilidades de implementação tecnológicas promovendo a melhoria da segurança na escola.

6.3 VIABILIDADE DA PROPOSTA

A proposta apresentada para a melhoria do serviço de segurança por meio da tecnologia na Escola Municipal General San Martin é viável e necessário pois:

O ambiente escolar exige padrões mínimos de segurança para o pleno funcionamento de suas atividades assim como para o pleno desenvolvimento do conhecimento.

Recursos financeiros podem ser obtidos através da secretaria de educação ou parecerias com os governos do estado ou federal.

Profissionais podem ser admitidos mediante concurso público e treinamento com a policia militar e/ou guarda municipal.

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pelo estudo de caso realizado, constata-se que as propostas apresentadas trariam resultado satisfatório à Escola Municipal General San Martin no quesito de segurança orgânica de suas instalações.

Procurou-se nesse trabalho averiguar as necessidades reais de segurança, as falhas apresentadas nesse quesito na escola e suas possíveis soluções.

Do ponto de vista social, procurou-se chamar atenção a esse assunto muito pouco discutido e atendido em suas necessidades.

Portanto, se faz importante saber as necessidades e níveis de segurança de cada ambiente escolar, conscientizar pais, professores e administradores da importância desse assunto e por fim implementar os recursos tecnológicos disponíveis ao beneficio da segurança de alunos, funcionários e professores.

REFERÊNCIAS

ABROMAVAY, Mirian e RUA, Maria das Graças. Violência nas Escolas.Ed Pitágoras: 2003.

CALIMAN, Maurício, A gestão democrática da segurança pública através do conselho comunitário de segurança do Município de Peruíbe. Estudo de Caso (Graduação em Segurança Pública) Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2009.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo.23 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

FURTADO, Lucas Rocha. Curso de direito administrativo.2. ed., Fórum, 2010.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro.São Paulo: Malheiros, 2008.

NOGUEIRA, Vanessa dos Santos, O papel do coordenador. Brasil Escola. Disponível em: < http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-papel-coordenador-pedagogico.htm> Acesso em: 3 de set 2014.

RAUEN, Fábio José. Roteiros de investigação científica. Tubarão: Unisul, 2002.

...

Baixar como  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »