TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Estudo sobre a viabilidade da construção de edifícios verdes

Por:   •  19/3/2020  •  Monografia  •  13.177 Palavras (53 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 53

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campinas

2018

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

wenderson ribeiro santana

estudo sobre a viabilidade da construção de edifícios verdes

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera Educacional – Unidade 3, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia Civil.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Guilherme Araújo

Prof(a). Márcia Ibiapina

Prof(a). Robson Canuto

Campinas, 11 de dezembro de 2018.

Dedico este trabalho a Deus, o Supremo Criador do universo, que com sua eterna graça, misericórdia e benevolência, me inspirou em toda forma de sabedoria e conhecimento para elaboração do mesmo. Logo, rendo-lhe graças, porque dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas. Ao único e sábio Deus seja dada glória, por intermédio de Jesus Cristo, perpetuamente! Amém.


AGRADECIMENTOS

A Deus, meu eterno Mestre, por ter me concedido o privilégio de cursar uma faculdade, prezando pelo cumprimento de suas fiéis promessas. Sinto-me, pois, grato, por saber que em todos os momentos, Ele esteve ao meu lado, dando-me forças para superar as dificuldades, saúde para vencer as doenças, ânimo para não desistir na caminhada, guardando-me e livrando-me das adversidades da vida, e mais do que isto, mostrou-me a beleza do conhecimento e a paixão pela profissão. A Ele seja a dada a honra e glória para todo sempre.

Aos meus pais, Julizart e Anita, à minha irmãzinha Akira, aos meus avós maternos Ananias e Donatilde, e avós paternos Roque e Maria, aos meus tios Sidney, Cícero, Siderlan, Sideanio, Suênio, João, as minhas tias, Lúcia, Eleni, Glória, Laura, Marayane, Uziene, Gilene, Lia, aos meus primos Danilo, Marcelo, Claúdio e Leandro e as minhas primas Elaine e Cida, que foram, são, e sempre serão, pessoas essenciais em minha vida. Agradeço-lhes por todo apoio, amor, incentivo, atenção e carinho, que me proporcionaram nessa jornada, dos quais, mesmo dedicando-me toda uma vida em reciprocidade, ainda assim, seria insuficiente para retribui-lhes os momentos prazerosos e únicos.

Em especial, faço menção dos meus tios Roque e Alice, bem como, minha priminha Maria Clara, ao qual me receberam de braços abertos e cederam-me sua casa, para que pudesse morar com eles, todos estes anos de estudo, ao qual, me ajudaram em todas as áreas – financeiras, emocionais, físicas, sociais -, e me apoiaram do início ao fim. A eles meu respeito, admiração e reconhecimento.

Meus votos aos irmãos(ãs) em Cristo, pr. Márcio, pr. Antônio, Élida, Fábio, Josias, André, Simone, Cecília, Rubens, Jéssica, Esdras, Gabriel, Vitor, Francisco, Helen, Caio, Eli, Daniel, Sthepanhie, Eli, Jhony, Sara, Rita, Elizonete, Jucileide, Itamar, Eduardo, Henrique, Vinicius, Marcos, Weslayne, Tauane, Roque, Kauane, Suzana, Arthur, Júnior e tantos outros, que são muito especiais para mim, e me ajudaram em oração e conselhos.

Minha gratulação, a Pedro e Guga, que com confiança concedeu-me o privilégio de estagiar em um excelente condomínio, juntamente, com pessoas que contribuíram significativamente, para meu aprendizado em campo, a saber; Filipe, Valdemir, Pâmela, Francisco, Regis, Pedro, Eduardo, Aurindo, Eusébio, entre outros.

Por fim, aos meus colegas e amigos, Enoque, Carliormar, Rafael, Daniel, Leonardo, Sam, Nilo, Paulo, Rael, Andréa, Vanessa, Joyciane, Denise, Maison, Bruno, Beatriz, e demais pessoas, que contribuíram grandemente para alcançarmos nossos objetivos acadêmicos, certamente guardarei essas amizades em meu coração, e também, a faculdade, que me proporcionou um ambiente criativo de ensino, ao meu orientador, pessoa fundamental na elaboração do trabalho, e aos meus ilustres professores(as) que com maestria proporcionaram admiráveis ensinamentos, que servirão para minha formação e exercício da profissão. Deus abençoe a todos vocês!

RIBEIRO, Wenderson Ribeiro. Estudo sobre a viabilidade da construção de edifícios verdes. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Anhanguera Educacional – Unidade 3, Campinas, 2018.

RESUMO

As atividades procedentes da construção civil, por vezes, geram impactos ambientais, desde a extração da matéria prima e alto consumo de fontes não renováveis, até a  destinação incorreta dos resíduos. Soma-se a isto, as crises energéticas, hídricas e econômicas no planeta, servindo como sinal de alerta para sociedade. Destarte, o despertar de uma consciência ecológica têm surgido, e aos poucos, ganhado força através do movimento verde, priorizando o consumo eficiente dos recursos e a mitigação dos impactos ocasionados à natureza. Diante dessa conjuntura, os edifícios verdes, ou edifícios sustentáveis, colaboram para resolução da maior parte desses problemas. O presente trabalho, tem como objetivo demostrar como os edifícios verdes – comerciais ou residenciais -, pode apresentar expressivas vantagens sociais, econômicas e ambientais em suas construções e posterior funcionamento. Para tanto, a pesquisa contemplará a revisão de literatura e utilizará livros especializados, sites de busca, revistas, leis, artigos e portarias publicados a cerca de 15 (quinze) anos atrás. Ao longo do trabalho, demostrar-se-á a eficiência dos prédios verdes, sua projeção para o mercado e a viabilidade de investir nesses imóveis, além de, explicar o conceito da certificação LEED, e suas exigências feitas às construtoras, para que os imóveis possam receber o selo de sustentabilidade. Por fim, concluir-se-á, que o setor da construção civil precisa de uma mudança nos processos construtivos, não apenas em questões de produtividade e eficiência, mas também na conscientização de aderirem uma cultura sustentável, voltada para preservação do ecossistema, tanto por parte dos profissionais, usuários, graduandos, como da sociedade como um todo, a fim de, alcançar-se o desenvolvimento ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.9 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com