TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC MECÂNICO

Por:   •  19/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVER UM VAZADOR PNEUMÁTICO PARA A CONFECÇÕES DE JUNTAS DE VEDAÇÃO, INDICADA PARA O USO INDUSTRIAL.

1.Objetivo

Desenvolver um vazador pneumático para a confecções de juntas de vedação, indicada para o uso industrial.

2.Justificativa

As juntas de vedação são utilizadas em casos onde duas superfícies se conectam e não podem apresentar o mínimo vazamento em suas emendas, como ocorre por exemplo entre blocos de motores, junções de dutos e máquinas. Este tipo de junta é aplicada principalmente nos ramos de mineração, fábricas de cimento, siderúrgicas, metalúrgicas, instalações de exaustão e aspiração, instalações para pinturas, refinarias de petróleo, aparelhos para indústrias químicas, aquecedores de ar e gases, ar condicionado, britadores e moinhos, ciclones, chaminés, dutos e tubulações em geral, filtros de ar, geradores de vapor, tanques e tubulações para gases, trocadores de calor e usinas térmicas, entre outros.

Uma junta de vedação deve resistir a meios químicos, ao calor, a pressão e ao envelhecimento, as juntas trabalham de maneira diversificada e devem ser específicas para cada tipo de equipamento, pois depende do tipo de material a ser utilizado, em função da solicitação.

As juntas deverão ser feitas de diversos formatos e de diferentes materiais, como as de Borracha, papelão, velumóide, metálicos, elastômeros, cortiça, teflon e amianto.

Para que não ocorra uma reação química entres eles, o material a ser utilizado deverá ser compatível ao fluído de trabalho, evitando assim o vazamento e a contaminação do operador.

O material da junta deverá suportar alta temperatura interna e externa de trabalho, o que pode levar ao ressecamento, dilatação, rachaduras ou até mesmo em rompimento.

Quanto maior for a pressão do fluido, maior será a possibilidade de vazamento, exigindo do material uma boa resistência à pressão.

Um bom acabamento de superfície do flange torna uma vedação mais resistente e de boa qualidade, afim de evitar vazamentos.

Disponível em: <http://www.juntasbrasil.com.br/juntas-de-vedacao.php>. Acesso em 20 de out de 2016.

Devido à grande necessidade de se confeccionar juntas de vedações menores do que três polegadas, estas serão projetadas para suprir as reais condições da região, por um vazador pneumático.

O fabricante atual das demais juntas fornece apenas equipamentos a partir dessa medida, havendo a necessidade de tamanhos menores do que três polegadas.

O problema atualmente é que essas juntas são confeccionadas manualmente utilizando ferramentas como: martelo e vazador manual, pois esse método demanda uma certa habilidade do mecânico. Neste processo há necessidade de golpear o vazador com um martelo, afim de perfurar o material utilizado.

Outro método de se obter uma junta não fabricada nos métodos convencionais é por meio da utilização de uma tesoura industrial.

O mais crítico no quesito segurança é a obtenção dessas juntas por meios de cortes por estiletes, o mecânico deverá utilizar EPI’S (Equipamento de Proteção Individual). O risco de corte é muito grande exigindo uma alta habilidade do Mecânico no manuseio da ferramenta. Essa tarefa é somente permitida a ser executada com liberação da supervisão, precisando parar o serviço, o que leva tempo na mão-de-obra.

A perda de tempo na confecção das juntas de vedação, ocasiona dificuldades e atrasos na tarefa a ser executada.

Um dado muito importante envolvendo essas atividades é que dentro das indústrias, 50℅ dos acidentes sofridos são acidentes com as mãos. As mãos estão entre as partes do corpo humano mais sujeitas a acidentes, é o que comprova os números do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho de 2015.

Disponível em: <>. Acessado em 20 de out de 2016

O vazador pneumático servirá para fabricação de juntas de vedação com segurança e diminuindo os riscos que o trabalhador está exposto, mas nos métodos convencionais utilizados existem vários riscos de acidentes, o mecânico pode acertar o dedo com o martelo, ou até mesmo vir a se desprender uma lasca do martelo ou do vazador e atingi-lo ou a terceiros que podem estar por perto e o corte do dedo com o manuseio da tesoura industrial ou estilete.

É importante ressaltar que a maior incidência dos acidentes e traumas da mão atingem a população economicamente ativa e o afastamento dessas pessoas de suas respectivas atividades, provoca um sério impacto econômico-social. Preocupados com os altos índices de acidentes esse projeto irá contribuir para a redução dessa estatística.

O projeto é uma solução para a área de trabalho da região pela falta de fornecedores de juntas de vedação menores que 3 polegadas para nossa área local. O projeto de vazador pneumático envolve princípios da mecânica (Pneumática).


3.Procedimento Metodológico

Etapa/

Mês

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

JANEIRO

FEVEREIRO

Etapa 1

Etapa 2

Etapa 3

Etapa 4

Etapa 5

Etapa 6

Etapa 7

ETAPA 1 (REUNIÃO) – Será realizado reuniões todas as terças e quintas-feiras para definir a função de cada integrante do grupo, nos próximos meses as reuniões ocorrerão as quintas-feiras para execução do trabalho em equipe. Os dois primeiros meses de reuniões ocorrerão para a discussão do tema e o desenvolvimento do projeto. As reuniões do terceiro mês é para a pesquisa de materiais. No quarto mês discutiram nas reuniões o layout do projeto e compra de materiais. No quinto mês as reuniões discutirão a montagem do projeto e seus testes. Último mês a reunião vai discutir a parte de cada integrante do grupo para a apresentação final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (324.8 Kb)   docx (86.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com