TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - O ENGENHEIRO COMO GESTOR DE PESSOAS NO CANTEIRO DE OBRAS

Por:   •  29/1/2020  •  Artigo  •  4.404 Palavras (18 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 18

O ENGENHEIRO COMO GESTOR DE PESSOAS NO CANTEIRO DE OBRAS

EL INGENIERO COMO GESTOR DE PERSONAS EN EL CANTERO DE OBRAS

André Ricardo Teixeira¹

andrericardo.eng@msn.com

Luciene Villa Maia²

luciene@lvcconsultoria.com.br

RESUMO

A liderança no canteiro de obras se dá de várias formas, porém, é essencial que o engenheiro assuma a responsabilidade de conduzir e controlar todas as atividades dentro da obra. É possível contar com a ajuda de outros colaboradores que também exercem liderança sobre suas equipes, como o mestre de obras e os encarregados, mas cabe ao engenheiro definir o trajeto a ser seguido porque ele tem o conhecimento científico das técnicas e métodos da construção.

Sendo o profissional que tem o conhecimento de todo o escopo da obra, o engenheiro participa de todos os processos, tanto da parte administrativa, documental e financeira, necessitando delegar responsabilidades e também acompanhar o desenvolvimento dessas atividades dentro do projeto. Neste trabalho, trataremos das virtudes que o engenheiro deve desenvolver para exercer sua profissão, aprendendo a lidar com pessoas de várias culturas, comportamento e educação, sem se esquecer do lucro,  que é a razão de ser de uma empresa.

Com o auxilio dos demais profissionais que ocupam cargos de liderança dentro do canteiro de obras, o engenheiro deve conseguir controlar a produtividade de sua equipe, premiar os colaboradores que atingem ou ultrapassam sua meta e dispensar os que não conseguem resultados satisfatórios. Para esse controle, temos o que chamamos de RUP (Razão Unitária de Produção), que serve como base para orçamentos, e para determinar se um colaborador está tendo uma boa produtividade.  

Palavras chave: Liderança. Construção civil. Razão unitária de produção

RESUMEN

El liderazgo en el sitio de obras se da de varias formas, pero es esencial que el ingeniero asuma la responsabilidad de conducir y controlar todas las actividades dentro de la obra. Es posible contar con la ayuda de otros colaboradores que también ejercen liderazgo sobre sus equipos, como el maestro de obras y los encargados, pero cabe al ingeniero definir el trayecto a ser seguido porque tiene el conocimiento científico de las técnicas y métodos de la construcción.

Siendo el profesional que tiene el conocimiento de todo el alcance de la obra, el ingeniero participa de todos los procesos, tanto de la parte administrativa, documental y financiera, necesitando delegar responsabilidades y también acompañar el desarrollo de esas actividades dentro del proyecto. En este trabajo, trataremos de las virtudes que el ingeniero debe desarrollar para ejercer su profesión, aprendiendo a lidiar con personas de varias culturas, comportamiento y educación, sin olvidar el lucro, que es la razón de ser de una empresa.

Con el auxilio de los demás profesionales que ocupan cargos de liderazgo dentro del cantero de obras, el ingeniero debe lograr controlar la productividad de su equipo, premiar a los colaboradores que alcanzan o sobrepasan su meta y dispensar a los que no logran resultados satisfactorios. Para ese control, tenemos lo que llamamos RUP (Razón Unitaria de Producción), que sirve como base para presupuestos, y para determinar si un colaborador está teniendo una buena productividad.

Palabras clave: Liderazgo. Construcción civil. Razón unitaria de producción

  1. INTRODUÇÃO

O artigo abordará os métodos utilizados pelo engenheiro para gerir pessoas no canteiro de obras.

Só quem trabalha na construção civil, consegue entender as dificuldades para exercer o controle de pessoas nas mais variadas atividades diretas e correlatas que são demandadas em uma obra.

Podemos contextualizar que o trabalho do engenheiro civil em um empreendimento, abrange muito mais os aspectos administrativos e operacionais, que os elementos primordiais da engenharia, seus conceitos e leitura dos desenhos técnicos. Seja em um condomínio verticalizado, composto por vários prédios, conjuntos habitacionais ou uma casa, notamos que a cada dia, a figura do engenheiro civil, deixa de ser técnica e passa por um espectro gerencial muito mais abrangente, pois, além de ser o responsável por todos os envolvidos, inclusive, pautando-se pela segurança ocupacional dos mesmos, o engenheiro, deve assegurar que o escopo seja seguido conforme a liturgia do projeto, pois qualquer falha, acarretará prejuízo nos custos e nos prazos diretamente.

Diante de tal realidade, é indispensável e muito corroborativo tratar deste assunto neste momento.

Para entregar um produto de qualidade é necessária a aplicação dos recursos de maneira apropriada com controle e gestão da obra.

Nos deparamos com a falta de preparo para exercer a cobrança das atividades, seja por não conhecermos a origem dos colaboradores e/ou pela própria formação da mão de obra não ter a qualificação mínima necessária em muitas ocasiões; tudo isto atrelado a não existir o menor desenvolvimento de competência na graduação do engenheiro, ou ainda,  sendo muito incipientemente em poucas matérias durante o curso de graduação.

Disto, resulta que a engenharia se torna uma atividade vista como marginalizada pela sociedade, pelos clientes, pelo mercado e todos os envolvidos direta e indiretamente no segmento de construção civil.

A falta de um engenheiro com o perfil de líder em obras poderá influenciar na performance do projeto, bem como, não cumprimento do escopo, prazo ou custo do empreendimento. Vale lembrar, que ao tratarmos do escopo, e seguindo a literatura mais moderna, não basta realizar a atividade, sem considerar a qualidade, ou seja, este atributo que ganha um valor muito grande quando o mesmo é reconhecido.

O engenheiro que não possui a competência em exercer a liderança sobre os seus colaboradores, ficará à mercê do conhecimento técnico do líder de fato da obra, que pode ser um mestre de obras ou um encarregado, que não tem a formação adequada ou o conhecimento para definir métodos de execução dos serviços, porque muitas vezes ele chegou a esse posto por promoção, sem realizar nenhum curso técnico sobre execução de obras.

  1. DESENVOLVIMENTO

Considerando que é reconhecido em todos os segmentos da construção civil, ser profundamente necessário respeitar o escopo, prazo, custo e a qualidade desejada, este trabalho em uma visão macro, será instrumento de estudo e experimento para desenvolver um pensamento sobre a relevância de que o engenheiro moderno, mais que poder realizar o trabalho de realização de um projeto, será também o protagonista do gerenciamento do projeto, tornando-o materializável e executável ao aplicar mecanismos próprios da gestão de pessoas, um atributo ao qual se faz valer tanto ou mais que os conhecimentos técnicos em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (219.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com