TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC GESTÃO DE PESSOAS FINALIZADO

Por:   •  16/8/2019  •  Artigo  •  4.793 Palavras (20 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 20

UM ESTUDO DE CASO QUANTO AO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE UMA LOJA DE VAREJO DE ELETODOMÉSTICOS  DE GRANDE  PORTE DA CIDADE DE PORTO VELHO – RO

Luiz Henrique de Souza Teixeira [1],  Aline Ramalho Dias de Souza [2]

RESUMO: Este artigo tem como tema um estudo de caso quanto ao processo de recrutamento e seleção de uma loja de varejo de eletrodomésticos de grande porte da cidade de Porto Velho.  O objetivo do trabalho é avaliar o processo de recrutamento e seleção de pessoal e apresentar sugestões de melhorias para a gestão de pessoas na organização e verificar se o processo de recrutamento está atingindo a atração de potenciais candidatos. A presente pesquisa é um estudo de caso com delineamento do tipo de estudo exploratório, que se caracteriza como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, onde a coleta de dados deu-se através de entrevista em profundidade com o gestor da empresa. Optou-se por perguntas abertas e relacionadas ao método de Recrutamento e Seleção utilizado na contratação.  Foram identificadas as necessidades de melhoria nos processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores, para assim, diminuir o índice de rotatividade interno. Também foram observados alguns pontos falhos neste processo, e sugeridas algumas alterações visando à melhoria nas contratações, refletindo diretamente em seu desempenho.

PALAVRAS-CHAVE: Loja de varejo, Seleção de Pessoal, processo de recrutamento.

1 INTRODUCÃO

Atualmente as organizações  estão cada vez mais em busca por melhores resultados oferecendo aos clientes produtos e serviços de qualidade, se mantendo atualizados e investindo em inovações para garantir o sucesso da organização. Mediante a um cenário competitivo, torna-se indispensável pensar  na  melhor  forma de recrutar e selecionar em algumas organizações, especialmente nas empresas de pequeno e médio porte.

Em busca de obter o sucesso desejado, as organizações necessitam  de ter um controle da quantidade de colaboradores, organização de horários e capacitação no trabalho para isso, é preciso um sistema de recrutamento e seleção eficaz. O tema do artigo é um estudo de caso quanto ao processo de recrutamento e seleção de uma loja de varejo  de eletrodomésticos de grande  porte da cidade de Porto Velho – RO  e persiste  a problemática  . Qual a prática utilizada no recrutamento e seleção das organizações para atender as necessidades de perfil e retenção de Recursos Humanos desejada?.

 A primeira hipótese levantada para averiguação desta problemática está associada ao sistema utilizado para a atração de candidatos à vaga, que pode não estar conciliável com o mercado no que se refere a salários e benefícios. A segunda hipótese apresentada é se o sistema de recrutamento que estão sendo empregados para divulgação de vagas, que pode não ser o mais adequado, tornando o processo seletivo de recrutamento mais demorado.

 A última hipótese apresentada é se o método utilizado na seleção dos candidatos, a partir de entrevistas até os testes pelo RH está sendo realmente coerente a função empregada.

 O artigo tem como objetivo geral avaliar o processo de recrutamento e seleção de pessoal e apresentar sugestões de melhorias para a gestão de pessoas na organização e verificar se o processo de recrutamento está atingindo a atração  de potenciais candidatos a política de RH da empresa relacionado à remuneração e benefícios contribui de alguma maneira para a atração de candidatos em uma loja de varejo de moveis e eletrodomésticos da cidade de Porto Velho.

Para alcance do objetivo proposto a metodologia utilizada será através de  um  pesquisa  que é um estudo de caso com delineamento do tipo de Estudo exploratório, que se caracteriza como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se dará através de um questionário  com perguntas abertas aplicado para o  gestor de uma   loja de varejo de grande porte que fica situada na  Av. Mamoré, 415 - Conj. Jamari, Porto Velho - RO. A pesquisa justifica-se por procurar possíveis soluções para problemas que ocorrem no recrutamento e seleção da organização, com o intuito de avaliar juntamente a política atual que está sendo adotada pelo departamento de RH da instituição.

Um dos fatores que determinaram a escolha deste tema recrutamento e seleção de pessoas é a sua extrema importância para as organizações, onde a contratação de uma boa candidata e a política utilizada pela gestão de pessoas pode refletir positivamente e diretamente nos resultados e se obter melhores desempenhos, tendo como benefício profissionais  extremamente capacitados e comprometidos com a organização.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Guimarães & Arieira (2005) diz que  atualmente, o recrutamento e seleção de pessoal, refere-se a uma das mais importantes  ferramentas de gestão de pessoas nas organizações. É através deste processo que as organizações estão observando  a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros de grande importância que a empresa se organize, anteriormente, traçando um planejamento estratégico e consistente para averiguar as deficiências e o quantitativo de pessoal que garantirão subsídios  necessários para os processos de recrutamento e seleção.

Para Rocha (1997) essa importância quer dizer que  antes da divulgação e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planejamento. sendo assim fica claro a importância do recrutamento e seleção de pessoal.

2.1 POLÍTICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Segundo Jones e George (2008) Toda instituição necessita estar bem preparada para encarar os desafios da competitividade, com dinâmica em busca pela segurança e durabilidade do  negócio, com o intuito de  atrair e reter os talentos necessários ao alcance de seus objetivos estratégicos de  médio e longo-prazo. A busca incessante por recrutar e selecionar pessoal para as posições corretas pode ser considerado o principal padrão da atual gestão com pessoas.

De acordo com Drucker (2010), não existem decisões mais importantes dentro de uma organização do que as que envolvem pessoas: preencher vagas para um cargo, colocar pessoas em cargos e atribuições, promovê-las, despedi-las e assim por diante. Para o autor não importa com que cuidado as organizações contratem pessoas, elas não se sairão bem se forem colocadas em cargos que não são adequadas a elas. Isso esclarece de maneira geral a importância de uma política de recrutamento e seleção que esteja equiparada ao conjunto de valores instrutivos  da empresa e dos potenciais candidatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com