TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Tráfico de Pessoas

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CURSO

TRABALHO DE CURSO I

RESUMO: ESCOLHA DO TEMA

ORIENTANDA: Graciela Alves Araujo

ORIENTADOR: Prof. Ms. Eurípedes B. de F. e Abreu

Goiânia

2016

                O texto do Luiz Antonio Rizzatto Nunes fala de uma maneira geral da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso para os alunos da graduação. De uma maneira simplificada ele nos guia a um passo a passo de como escolher o tema e como defini-lo corretamente.

                O primeiro ponto a ser definido é o que significa monografia, o que o próprio nome já nos indica (mono = único), ou seja, a monografia tem por objeto um único assunto. O segundo ponto é deixar bem claro que a monografia nada se assemelha a um trabalho profissional ou acadêmico, pois, a monografia para ser bem executada precisa de um método bastante específico.

                Segundo o autor do texto existem sete regras para se escolher o tema do seu trabalho de conclusão de curso. A primeira regra é escolher um tema do seu interesse, pode parecer meio óbvio, mas escolher um tema do seu interesse é um dos fatores mais importantes para se desenvolver uma boa monografia, uma vez que se você possui maior simpatia sobre o assunto você acaba tendo mais motivação para desenvolver o trabalho e, se não possui tanta simpatia com o tema, o trabalho acaba se tornando algo insuportável para se redigir.

                

                A segunda regra é que o tema pode ou não ser conhecido, não há muita regra sobre o tema ser ou não conhecido, você pode escolher um tema justamente porque ele é bastante conhecido e você sabe bastante sobre ele, ou você pode escolher um tema que você não conhece e que através do trabalho pretende se aprofundar nele.

                A terceira regra é começar a definir bem o tema, você precisa ter uma visão clara do tema escolhido, para que isso aconteça você deve ter pelo menos conhecimentos básicos acerca do assunto escolhido.

                A quarta regra é que o tema ele deve ser limitado, não adianta nada escolher um tema e ele ser extenso demais, você deve delimitá-lo para fazer um trabalho mais focado e não tão abrangente.

                A quinta regra é que se deve problematizar o tema, problematizar seria levantar questões acerca do assunto escolhido, como por exemplo: como farei? Como pesquisarei? Como escreverei? Fazendo essas perguntas e outras, você conseguirá encaixar seu tema de acordo com aquilo que vai respondendo.

                A sexta regra é escolher um tema baseado na obra de algum autor, isso ajuda uma vez que tendo como referencia determinada obra, ajuda a delimitar o tema e até mesmo a redigi-lo. Uma dica para quando for escolher a obra de algum autor é escolher de algum que já morreu para não ter problema no futuro, como por exemplo, o autor mudar de opinião sobre o assunto do seu trabalho.

                A sétima regra é que as fontes de consulta devem estar disponíveis, ou seja, é necessário que você procure antes material bibliográfico acerca do assunto, para não se deparar no final com a falta de fontes para redigir seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com