TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Gestão de Pessoas

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.181 Palavras (29 Páginas)  •  1.504 Visualizações

Página 1 de 29

INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas e de suma importância nas organizações nos dias atuais, pois é através dela que podemos promover o desenvolvimento e conhecimento dos colaboradores, usando como ferramenta  programas de treinamento.

Como as empresas lutam para serem mais competitivas em relação aos seus concorrentes nos dias de hoje, e devido a essa concorrência, faltam profissionais qualificados, que possam ocupar cargos específicos e que não tenham medo de assumir riscos e que atendam as exigências e demanda do mercado.

E pensando nisso as empresas tem como objetivo investir na preparação de seus colaboradores, visando aumentar sua capacidade de produção e obtendo cada vez mais lucro. Não só adianta motivar seus colaboradores, as organizações devem treiná-los para que possam ter melhor  desempenho em suas funções.

Através desse estudo procuraremos apresentar uma ampla visão do tema, descrevendo os conceitos sobre treinamento, tendo como foco principal o ambiente corporativo. O programa de treinamento visa abordar o treinamento individual de cada colaborador, sempre buscando o desenvolvimento das competências de cada um dentro das organizações.

Sendo o foco principal deste trabalho de curso, o estudo e proposta sobre um programa de desenvolvimento das competências dos colaboradores, para que as organizações possam descobrir as habilidades de seus colaboradores.

A gestão de pessoas visa promover o aperfeiçoamento e integração entre todos os colaboradores, com isso obter ótimos resultados e a melhoria do potencial de cada um. As organizações para serem bem sucedidas, precisam de pessoas eficientes, dinâmicas dispostas a correm risco e que sejam capazes de fazer as coisas acontecerem.

Neste trabalho buscamos mostrar de forma objetiva o desenvolvimento das competências das pessoas através da gestão de pessoas, procurando descobrir e levantar as necessidades de treinamento dos colaboradores nas organizações.

TEMA: Treinamento

DELIMITAÇÃO: Uma ação corporativa para o desenvolvimento das competências dos colaboradores nas organizações.

PROBLEMÁTICA: Qual a importância do treinamento de colaboradores para o desenvolvimento de novas competências?

HIPÓTESE: Com a implantação do programa de treinamento esperamos desenvolver novas competências nos colaboradores dentro da organização, como também aperfeiçoar o conhecimento e elevar a auto-estima dos colaboradores ao terem seus talentos reconhecidos e  também queremos reduzir custos e com essas medidas esperamos com estas medidas ter um melhor desempenho.

JUSTIFICATIVA: E como nos dias atuais as empresas têm dificuldade encontrarem profissionais qualificados que possam assumir cargos de confiança, e que não tenham medo de assumir riscos, as organizações encontrarão como solução para seus problemas com a falta de profissionais qualificados, investirem em seu próprio quadro de colaboradores implantando programas de treinamento.

A organização ao implantar programas de treinamento, visa ter bons resultados de produtividade e rendimento por parte de seus colaboradores. Ao implantarem programas de treinamento, buscam resultados diferenciados tanto qualitativos como quantitativos entre os seus colaboradores treinados.

O treinamento quando contínuo pode propiciar estímulos entre os colaboradores melhorando o seu desempenho e assim gerando uma produção maior e aumento de  criatividade, e de seu comprometimento. Visto que e de suma importância a realização do treinamento  para os colaboradores, para eles possam estar sempre atualizados perante as mudanças que ocorrem no mundo empresarial. E ao implantar programas de treinamento contínuo quem também lucra com isso e a organização que vai sempre ter em seu quadro de funcionários pessoal competente e preparado para as oscilações e mudanças que ocorrem no ambiente no qual elas estão inseridas.  

OBJETIVO GERAL: Através da implantação do programa de treinamento, desenvolver a capacidade intelectual dos colaboradores e fazer descoberta de novos talentos.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

 

  • Identificar as necessidades de treinamento;
  • Levantar junto aos colaboradores o entendimento do treinamento;
  •   Verificar juntos aos colaboradores a opinião sobre as práticas adotadas no treinamento.

METODOLOGIA: Logo abaixo será mostrado como foi utilizado os métodos indutivos e dedutivos, e foram também mencionados citações de alguns autores para que se possa entender melhor esses métodos.

 A indução e a dedução são processos no qual se completam, por isso a indução reforçasse bastante pelos argumentos dedutivos extraídos de outras disciplinas que lhes são correlatas ou afins. Na prática, recorre-se a ambos os instrumentos para demonstrar a verdade das proposições submetidas à análise (CERVO e BERVIAN 2002).

De acordo com Cervo e Bervian (2002), existem duas regrinhas para a utilização do método indutivo. A primeira é que “[...] deve-se estar seguro de que a relação que se pretende generalizar seja verdadeiramente essencial, isto é relação casual quando trata de fatos, ou relação casual quando se trata de fatos ou relação coexistência necessária de suas formas, quando se trata de seres ou  coisas.”

A segunda regra diz que “[...] é necessário que os fatos a que se estende a relação, sejam verdadeiramente similares aos fatos observados e, principalmente que a causa se tome no sentido total e completo.” (CERVO E BERVIAN 2002)

Conforme as citações acima podemos dizer que o nosso trabalho de TC vamos utilizar o método indutivo porque houve uma pesquisa bibliográfica para se ter uma base sobre o tema. Como também será utilizado o método dedutivo no nosso trabalho de curso por que  buscamos respostas as perguntas que  irão surgir durante nosso trabalho.

Nós vamos também fazer uso de questionários e estudo de caso para que possamos pesquisar e levantar dados para nossa pesquisa, como também recolher dados junto da empresa na qual nós se basearemos nossa pesquisa.

REFERÊNCIAL TEÓRICO

Segundo os livros que serão utilizados para base de pesquisa do trabalho de curso, encontramos as seguintes definições sobre treinamento:

CHIAVENATO. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Como Incrementar Talentos na Empresa 7.ed.São Paulo: Atlas. 2009 pg. 41

Treinamento consiste em um processo educacional que é aplicado de maneira sistemática e organizada pelo qual as pessoas adquirem conhecimento, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. No sentido usado em administração, treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (537 Kb)   docx (196 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com