TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Previsão de demanda

Por:   •  19/8/2015  •  Monografia  •  11.879 Palavras (48 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 48

UNIVERSO – UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Bento Cunha Moura Brito

Lucas Fernandes Lopes

Analise das modelagens matemáticas de previsão quantitativa de demanda na empresa MPL INDÚSTRIA E COM DE ROUPAS LTDA.

Goiânia

2014

Bento Cunha Moura Brito

Lucas Fernandes Lopes

Analise das modelagens matemáticas de previsão quantitativa de demanda na empresa MPL INDÚSTRIA E COM DE ROUPAS LTDA.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Engenharia Produção, para obtenção do título em Engenharia de Produção.

Orientação do Professor Msc: Aneilton Barbosa de Paiva.

Goiânia

2014

Bento Cunha Moura Brito

Lucas Fernandes Lopes

Analise das modelagens matemáticas de previsão quantitativa de demanda na empresa MPL INDÚSTRIA E COM DE ROUPAS LTDA.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenheira de Produção da Universidade Salgado de Oliveira como parte dos requisitos para conclusão do curso.

Banca examinadora:

Professor Msc: Hamilton Maciel Asevedo – Universo-GO

Examinador - UNIVERSO

___________________________________________________________________

Professor Msc: Aneilton Barbosa de Paiva - Universo-GO

Professor orientador – UNIVERSO.

Data de aprovação ___/___/___

Dedicatória

Primeiramente a Deus, por toda sua força e generosidade. A família, por todo apoio. Aos professores, por todo o conhecimento adquirido e a todos que colaboraram diretamente para a elaboração deste projeto.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, obrigado por ter nos dado força, perseverança e sabedoria para concluir mais uma etapa em nossas vidas.

Aos nossos pais Pedro Leal de Moura, Raimunda De Sousa Cunha, Carlos Pereira Lopes e Tânia Da Silva Fernandes por todo amor e dedicação que sempre tiveram conosco, pessoas pelas quais temos o maior orgulho de chamar de pais, nosso eterno agradecimento pelos momentos em que estiveram ao nosso lado, nos apoiando e nos fazendo acreditar que nada é impossível.

Às esposas Rita Da Costa Brito Moura e Lucélia Fernandes De Paulo pelo carinho, incentivo e compreensão nos momentos em que a dedicação aos estudos foi exclusiva.

Aos grandes amigos que fizemos durante o curso, pela amizade que construímos e em particular aquelas que estavam sempre ao nosso lado, Dimas Alves, Mayara Suzy, Wagno Vinício e aos primos, tios (a) e irmãos e tantos outros, por todos os momentos que passamos juntas durante esses anos de curso, nosso especial agradecimento. Sem vocês essa trajetória não seria tão prazerosa.

Agradecemos a MPL Industria e Comercio de Roupas Ltda. pela confiança, oportunidade e apoio ao desenvolvimento do projeto aqui apresentado.

Agradecemos ao nosso orientador Profº Msc: Aneilton Barbosa, por seus ensinamentos, dedicação, paciência e confiança em nosso projeto. Ao Prof. Hamilton Asevedo por ter aceitado nosso convite para ser examinador de nosso projeto de termino de curso. E aos professores Claudio Bezerra, Aroldo Lenza, Antônio, Marajá e todos os outros professores que participaram da nossa formação acadêmica. O nosso muito obrigado.

RESUMO

A Empresa MPL Industria e comercio de Roupas Ltda. encontra-se no mercado de comercialização de roupas masculinas adultas e infantis no ramo confeccionista. Possui uma representativa demanda por seus produtos que, por sua vez, empurra sua produção através de uma previsão de consumo para vendas. O volume de produção impulsionou uma preocupação pertinente à perda de tecidos específicos. Neste sentido, foi proposta uma técnica de previsão de demanda chamada média exponencial móvel, que faz a ponderação das demandas anteriores seguindo uma lógica para se prever mas assertivamente o futuro, e ainda, propor ações de melhoria. Para ratificar a necessidade deste projeto, tivemos ajuda do supervisor de PCP da empresa no sentido de elucidar sobre a melhor forma de identificar e analisar as diversas causas que culminam na perda de tecidos específicos da empresa MPL Industria e comercio de Roupas Ltda.

Palavras chave: Previsão de demanda; modelos matemáticos; PCP

ABSTRACT

The Company MPL Industry and Commerce Ltd. clothes. lies in the marketing of male adult and children's clothing market clothing manufacturer in the industry. Has a representative demand for its products, in turn, pushes their production through consumption forecast. The production volume boosted a pertinent concern to the loss of specific tissues. In this regard, we proposed a technique called demand forecasting exponential moving average, which makes the weighting of previous demands following a logic to predict the future but assertively and also propose actions for improvement. To confirm the necessity of this project, we had help from the supervisor of the company's PCP in order to elucidate how best to identify and analyze the various causes that culminate in the loss of specific tissues of the company MPL Industry Ltd. and trade of clothing.

Keywords: Demand Forecasting; mathematical models; PCP


LISTA DE FIGURAS

Figura 01: Fluxo de informações do PCP        22

Figura 02: PCP como parte fundamental do processo        23

Figura 03: Processo de previsão de demanda        24

Figura 04: Fatores que influenciam séries históricas        28

LISTA DE QUADROS

Quadro 01:Cronograma de atividades de compras        43

Quadro 02:Compra de matéria prima especifica por período.        45

Quadro 03:Quantidades produzida por período        46

Quadro 04:Quantitativo de sobra de tecido por coleção        49

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.3 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com