TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Sinalização de Segurança

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.598 Palavras (19 Páginas)  •  2.670 Visualizações

Página 1 de 19

ETEC TAKASHI MORITA

***********************************************************************************TITULO

NOME

NOME

NOME

NOME

São Paulo – SP

2015


TITULO ******************************************

trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Técnico em Segurança do Trabalho da ETEC Takashi Morita a ser utilizado como diretriz para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Orientador: Professor *********

São Paulo – SP

2015


RESUMO 

         O setor da construção é caracterizado pela grande proporção de empregabilidade e utilização de mão de obra não qualificada, acarretando assim um perfil de setor desorganizado, dificultando a segurança adequada aos trabalhadores. A NR-18 é a legislação que traz as medidas de melhoria das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, na qual é possível implantar a segurança e saúde aos trabalhadores. A NR-26 estabelece a sinalização de segurança para alertar os trabalhadores e visitantes sobre riscos existentes num canteiro de obras e também a necessidade de utilização de equipamentos de proteção. Já a NBR 13434-2 estabelece os padrões para se elaborar as placas e os avisos de sinalização.  A partir da compreensão desses conceitos, o principal objetivo deste trabalho é analisar a sinalização de segurança dentro de alguns canteiros de obra de construção civil e com esta análise expor quais as sinalizações de segurança que estão sendo utilizadas ou não, quais seriam as ideais e/ou necessárias para o trabalho que está em andamento, alertando e chamando a atenção, de forma rápida, dos trabalhadores e visitantes sobre os riscos existentes e a necessidade de utilização dos equipamentos de proteção, e também sobre objetos ou situações que comportem riscos ou possam estar na origem de perigo.

Palavras-chave: Construção Civil; NR 26; NR 18; NBR 13434-2


ABSTRACT


  1. INTRODUÇÃO

 A Indústria da Construção é um dos importantes setores da economia Brasileira principalmente em função de empregar um grande contingente de mão-de-obra, tanto direta como indireta. No entanto, segundo Costa (2004) a realidade da mão-de-obra empregada é uma característica importante do setor, onde não se encontra especialização e, sim, um trabalho artesanal, comparando com outros setores. Suas peculiaridades, que a diferenciam dos demais setores industriais, refletem em uma estrutura complexa e dinâmica, na qual as condições de trabalho ainda são precárias. Fatores estes que dificultam a adoção de soluções padrões para a sinalização dentro dos canteiros de obras.

Na indústria da construção civil a realidade da exclusão é tão marcante ou mais do que em outros setores. Para pessoas em geral e em especial as que enfrentam problemas de ordem comunicativa, a barreira de comunicação é um grande obstáculo para sua inclusão. Através da comunicação sensorial, reprodução dos significados da vida comum pelas formas, cores, sons, signos e texturas expressos em inúmeros elementos, é possível realizar um sistema de sinalização acessível a qualquer pessoa.

Dentro deste contexto o presente trabalho apresenta aspectos que devem ser considerados na comunicação de segurança nos canteiros de obras mostrando que de formas muito simples pode-se trabalhar pela integração do trabalhador vinculando aspectos inclusivistas com algumas práticas de segurança. São enfocados aspectos relativos a comunicação para operários fisicamente íntegros assim como operários com dificuldades de linguagem e baixa alfabetização.


  1.  OBJETIVO GERAL

 


Justificativa

A área da construção civil é, hoje no Brasil, um dos setores de maior importância para o crescimento econômico do país. Reflete de forma rápida os investimentos feitos na área, trazendo assim, lucro rápido aos seus investidores.

O ambiente da construção é extremamente movimentado e ágil, expondo os profissionais da área a diversos riscos, principalmente, os ambientais. A necessidade de entrega rápida das frentes de trabalho, causa um certo alvoroço e pressa naqueles que planejam, gerenciam e executam as tarefas.

Os acidentes dentro da construção civil tem dentre suas diversas causas, a falta de sinalização do espaço de trabalho, o canteiro de obra. A sinalização de segurança acaba ficando em segundo plano dentro do setor de segurança do trabalho, até mesmo pela alteração do layout do canteiro, que é feito de forma extremamente rápida, muitas vezes de um dia para o outro.

Atualmente, este é o setor que possui um dos maiores contingentes de trabalhadores acidentados em números absolutos, aproximadamente 62 mil acidentes por ano, de acordo com dados do AEPS – Anuário Estatístico da Previdência Social de 2013.

Sendo assim, acidente de trabalho é um acontecimento repentino entre pessoas e/ou objetos, que podem causar lesões corporais ou perturbação funcional que resulta em morte, perda ou redução permanente/temporária da capacidade para o trabalho, o que se diferencia de uma doença ocupacional, que é insidiosa e adquirida ao longo do tempo.

Diante do exposto e devido ao interesse profissional pela temática justificam-se o interesse e preocupação em desenvolver esse estudo sobre os riscos ocupacionais a que estão sujeitos os trabalhadores que atuam nesse ramo de atividade, para que assim seja realizada uma proposta de melhoria.


Problemática

Há diversos riscos que os trabalhadores da construção civil estão expostos, como: ruídos provenientes do ambiente e dos equipamentos; riscos químicos na manipulação de materiais como tintas, solventes, óleos e entre outros, riscos de acidentes  durante a utilização de maquinários e serras, riscos de quedas de níveis e os riscos de locomoção no ambiente, causando possíveis atropelamentos e ferimentos por quedas de objetos.

Dentre esses diversos riscos, os riscos de acidentes por locomoção no canteiro de obra, é sem dúvida um dos mais perigosos e que atingem o maior número de trabalhadores dentro do canteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (518.5 Kb)   docx (247.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com