TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC TIJOLO SOLO CIMENTO

Por:   •  16/3/2017  •  Monografia  •  6.922 Palavras (28 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DOMINIQUE DE OLIVEIRA MOURA

TIJOLO MODULAR DE SOLO-CIMENTO: VANTAGENS DA SUA UTILIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTAVEIS DE RESIDENCIAS

TERESINA – PI

2016

DOMINIQUE DE OLIVEIRA MOURA

TIJOLO MODULAR DE SOLO-CIMENTO: VANTAGENS DA SUA UTILIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTAVEIS DE RESIDENCIAS

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Metodologia Aplicada à Pesquisa como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia Civil.

TERESINA – PI

2016

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        3

1.1 Tema        3

1.2 Problema de pesquisa        4

1.3 Hipóteses        5

1.4 Objetivos        5

1.4.1 Objetivo Geral        5

1.4.2 Objetivos específicos        6

1.5 Justificativa        6

2REFERÊNCIAL TEORICO        8

2.1        Sustentabilidade        8

2.2        Construções Sustentáveis        10

2.3        Tijolo Solo Cimento        12

3METODOLOGIA        16

3.1 Procedimentos Metodológicos        16

3.1.1 Tipos de Pesquisa        16

3.1.2 Tipos de estudo        17

3.2 População e amostra        17

3.3 Ricos e Benefícios        18

3.4 Procedimento de Coleta de dados        18

REFERÊNCIAS        19


1INTRODUÇÃO

1.1 Tema

O desenvolvimento sustentável são as ações e atividades humanas que alvejam atender as necessidades atuais dos indivíduos sem abalar o amanhã das próximas gerações, isto é, o desenvolvimento sustentável esta de modo direto relacionado à procura do progresso econômico e material com menor impacto ao meio ambiente, usando os recursos naturais de maneira consciente e inteligente para que eles tragam evoluções para o presente, tais como saúde, alimentação, bem estar conforto e, sobretudo, qualidade de vida e sejam preservados e se mantenham no amanhã (LOUREIRO; PEREIRA; JUNIOR, 2016).

Reconhecidamente, o setor da construção civil vive um período com periodicidade acelerado, com um crescimento exagerado de obras, são casas, apartamentos, escolas, estradas, todos os tipos de construção, é, então o setor de atividades humanas que mais utilizam recursos naturais e consomem energia de maneira exagerada, produzindo dessa maneira grandes impactos ambientais, não apenas relativos ao uso de matéria e energia, mais similarmente a ascendência de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, por tal razão o setor da construção civil possui papel essencial para o propósito do progresso sustentável, fazer uma ótima correlação entre a construção e o meio ambiente (LEITE; REIS NETO, 2014).  

A construção sustentável é um conjunto de costumes adotado antes, ao longo e após qualquer obra, para que esse empreendimento seja o menos agressivo possível para o meio ambiente, usando investimentos e luminosidade natural, reaproveitamento de materiais, uso de energia solar, gestão econômica da água, em suma todos os materiais e técnicas que garantam um conforto, bem estar, e que tenham um impacto ambiental abatido ao máximo (GANHÃO, 2011).

 Os principais passos principais para uma construção sustentável são: planejamento sustentável da obra, aproveitamento passivo dos recursos naturais, eficiência energética, gestão e economia da água, gestão dos resíduos na edificação, qualidade do ar e do local interior, conforto termo-acústico, consumo coerente de materiais, consumo de itens e tecnologias ambientalmente amigáveis, entretanto, não é sempre que é possível reparar a todos esses passos, em função de custos e ignorância de metodologia, materiais e tecnologias (IDHEA, 2016).

 A escolha dos materiais de construção possui grande valia, deve-se acudir-se a compilação de materiais e componentes que estejam o mais próximo possível de seus estados naturais, e qual o seu impacto ao meio ambiente. A vida útil do produto e o transporte influem na força incorporada. Como regra geral para os materiais, a escolha precisa ser feita para aqueles que tenham o mínimo de processamento, itens não tóxicos e localizados na região e se disponível ter certificado, avaliar similarmente o seu potencial de reutilização se a edificação for demolida (DALVI; REMBISKI; ALVAREZ, 2015).

 Com o aparecimento dos materiais de construção industrializados, pouco a pouco se foi perdendo, especialmente nos países ocidentais, as tecnologias que faziam bom consumo dos materiais tradicionais. Dessa maneira eles foram dando lugar aos materiais modernos, um dos quais o concreto que, com seus inúmeros benefícios é de longe o material industrial mais usado pelo homem. Há hoje uma ampla diversidade de concreto de cimento portland, do concreto comum ao de alto desempenho, do compactado com rolo ao auto-adensável, do leve ao pesado (BARBOSA; MATTONE; MESBAH, 2002).

  Um material  sustentável de grande valia é o concreto de terra, que na verdade é a terra crua estabilizada com cimento, prensada convenientemente para fazer blocos com os quais se são capazes de desenvolver habitações de qualidade.Tem-se uma vez que a associação de um material moderno, o cimento, a um material milenar, a terra. Consiste em uma combinação de cimento, solo e água, tem sua construção fria, sem necessidade de queima e utiliza pouca água na sua cura, sua produção é possível em qualquer lugar. O solo-cimento, em edificações, pode ser aplicado de duas formas: paredes monolíticas e tijolos ou blocos prensados. A técnica do solo-cimento pode também ser aplicada em muros, contenções, fundações, passeios, contra pisos, coberturas abobadadas e em lajes mistas. O presente trabalho se concentrará somente no pesquisa de tijolos prensados (MOTTA et al., 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com