TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tijolo solo cimento

Por:   •  9/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 9

CONSTRUÇÃO[a] SUSTENTAVEL - TIJOLO SOLO-CIMENTO (ECOLÓGICO)[b]

Componentes[1]:????

INTRODUÇÃO

A exploração dos recursos naturais deste nosso planeta por muito tempo, pelo homem, ultrapassou os limites toleráveis de sustentabilidade. Mas para melhor concepção precisamos esclarecer o quem vem a ser sustentabilidade.  O conceito  assumido desde os finais dos anos 70 é diferente do atual, o qual assentava na lógica da sustentação da sociedade, uma visão economicista, com reduzidas preocupações ambientais. É só no final da década de 80 que se assume, de forma mais generalizada, o conceito de sustentabilidade (Relatório Brundtland (Brundtland, 1987)).[c]

Numa perspectiva de deixar o planeta com condições de habitabilidade para as próximas gerações, assumindo-se: "um desenvolvimento que dê resposta às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras darem resposta às delas" (DUARTE, 2006).[d]

Agora sabemos o que é sustentabilidade, desta maneira fica fácil entender. Esta preocupação ou necessidade do ser humano em produzir sustentavelmente desencadeou uma corrida desenfreada, em todas as áreas de fabricação a tornar seus produtos sustentáveis. Essa exigência virou tendência de mercado.

Na área de construção civil[e], que já tem desenvolvido inúmeros produtos sustentáveis em sua produção, apresentamos o tijolo ecológico, objeto de análise deste estudo, que objetiva avaliar suas propriedades físicas, tais como resistência a compressão, a umidade no seu processo de fabricação, além da comparação com outros processos tradicionais.

METODOLOGIA[f]

O estudo foi desenvolvido com base de pesquisa em diversos artigos científicos, que abordam as principais características positivas e negativas desse tijolo ecológico feito basicamente de terra crua.  Também foi feita uma visita técnica no local de fabricação desse tijolo, onde verificou se na prática todas as informações obtidas.  Assim, de posse de tudo isso o grupo de alunos analisou cada detalhe, desde a qualidade fabril quanto a aplicabilidade desse novo tijolo, em comparação com o tijolo tradicional amplamente utilizado com consoante redução dos impactos ambientais.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO TIJOLO DE TERRA CRUA

        De acordo com Pisani (2005), a produção dos tijolos de solo cimento varia de acordo com os objetivos de sua utilização (por causa de resistência, aparência, peso, formato, cor, textura, componentes, emprego para revestimento, entre outras coisas) e de acordo com o processo a ser utilizado (manual mecânico ou híbrido).

Na fabricação dos tijolos são utilizados os seguintes materiais: solo, cimento e água. A água é usada em pequena quantidade, o suficiente para se obter a umidade ótima para a prensagem do tijolo. A resistência média à compressão dos tijolos, segundo a NBR 8491 – Tijolo de solo cimento – especificação, não deve ser inferior a 2,0 MPa aos sete dias, e a absorção média de água deve ser inferior a 20%. A norma recomenda o uso do cimento Portland comum. Quanto ao solo, é preferível utilizar solos arenosos. Os mais adequados são os que possuem 100% dos grãos passando na peneira 4,8 mm; de 10% a 50% passando na peneira 0,075 mm; limite de liquidez LL ≤ 45%; e limite de plasticidade LP ≤ 18%. Solos com essas características propiciam condições para que se tenha menor consumo de cimento e obtenção de tijolos de melhor qualidade (SOUZA; PEREIRA; SEGANTINI, 2006).

PROPRIEDADES FISICAS

Conforme apontado por Castro (2008), [g][h]o solo-cimento é o produto resultante da cura da mistura íntima compactada de solo, cimento Portland e água, em proporções estabelecidas através de dosagem e executada conforme norma da ABNT NBR 12253/92.

No solo-cimento, assim como em concretos e argamassas, a natureza do cimento deve ser considerada em vista de melhorar o desempenho desses materiais. É sabido que diferentes composições do cimento conduzem a comportamentos distintos da mistura de solo-cimento, principalmente no que se refere à fissuração por retração. Diversas pesquisas demonstram a evolução acerca da composição de cimentos e suas implicações na estabilização de solos (LIMA, 2010).

Para obtenção de um melhor produto na fabricação do tijolo de terra crua devem-se levar em consideração alguns parâmetros na preparação da matéria prima, no caso, o solo-cimento.  Para Lima (2010) na composição do solo-cimento, o solo é o material que entra em maior proporção, mas não pode ser qualquer solo. O solo para a mistura de solo cimento deve estar limpo, sem galhos, folhas, raízes ou outro material orgânico. Para Silva (2008), o solo ideal deve conter 15% de silte mais argila, 20% de areia fina, 30% de areia grossa e 35% de pedregulho, já que exigem baixo consumo de cimento.

       Analisamos então, para que o tijolo de terra crua possa atingir os resultados esperados, com relação à resistência e eficiência, já que este exige baixo consumo de cimento, o que o ajuda a ser ecologicamente viável, uma vez que o cimento è um grande responsável pela emissão de CO2 na atmosfera, o mesmo depende completamente do processo de preparação do solo-cimento.

UTILIZAÇAO DE RESIDUO DE CONSTRUÇAO CIVIL NOS TIJOLOS ECOLOGICOS -

Os resíduos de construção e demolição (RCD) têm sido um grande fator na contribuição para impactos ambientais, uma vez que pode chegar a consumir ate 75% dos recursos naturais. Daí a necessidade da reciclagem destes resíduos (AGULO, ZORDAN e JOHN (20??).

A ideia de aproveitar os resíduos de concreto na composição do solo para a confecção do solo-cimento surgiu em razão de se constatar que os solos arenosos são os mais indicados para a obtenção do solo-cimento. E foi exatamente isso o que se buscou com a incorporação dos resíduos de concreto, pois se trata de um material granular cujas características granulométricas, após a britagem, assemelham-se às de uma areia grossa. Em trabalhos realizados no campus da UNESP em Ilha Solteira (SP), constatou-se que a incorporação de resíduos de concreto, na confecção de tijolos de solo-cimento, propiciou melhorias substanciais nas propriedades de resistência e absorção do solo-cimento, obtendo-se resultados melhores que aqueles aos estipulados nas normas brasileiras. Outro aspecto observado, em vista dos resultados alcançados, foi a inerente possibilidade de se reduzir o consumo de cimento na confecção dos tijolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com