TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCM Engenharia Ambiental

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA AMBIENTAL – MÓDULO

MURILO GODOI DA SILVA - 51152018

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

........................................................................................................................................

Sorocaba

2019

MURILO GODOI DA SILVA - 511552018

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de produção do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Engenharia Ambiental.

Prof.[a] Rodrigo Shimidt Miranda.

Sorocaba

2019


MEIO ABIENTE

MIRANDA, Rodrigo Schimidt.[1]

SILVA, Murilo Godoi da.[2]

  1. RESUMO 

Este trabalho tem como objetivo implementar a coleta seletiva em todos os ambientes da empresa, conscientizar sobre a economia da água baseando-se nos requisitos da Norma ISSO 14000, sistema de gestão ambiental. Desta forma conscientizar a empresa sobre os requisitos para a certificação ISO 14001.

  1. INTRODUÇÃO 

Este é o trabalho de conclusão de módulo, onde o objetivo é acompanhar o Projeto Integrador, onde irei apresentar o desenvolvimento da aplicação da coleta seletiva para todos os ambientes da empresa, conscientizar sobre a economia da água baseando-se nos requisitos da ISO 14000 na empresa Evercol Ltda, portadora do CNPJ: 05.306.187/0001-70, que foi criada em 1992, a qual produz adesivos e selantes para construção esportiva e autopeças e é composta por 6 funcionários.

O trabalho será desenvolvido através da conexão dos conhecimentos que foram aprendidos durante o semestre corrente, a qual é facilitada através do Projeto Integrador, que nos instrui como compreender e aplicar os conhecimentos desenvolvidos de forma científica.

Esse Projeto Integrador tem como objetivo principal aplicar o sistema de coleta seletiva e conscientização da economia da água baseando-se nos requisitos do sistema de gestão ambiental descrito na ISO 14000.

Neste trabalho, quero apresentar de forma descritiva o desenvolvimento implementação da coleta seletiva em todos os ambientes da empresa, conscientização sobre a economia da água baseando-se nos requisitos expressos na norma.

Através desse desenvolvimento poderemos entender melhor como a busca pela melhoria contínua na gestão ambiental em uma empresa pode transformá-la de forma eficaz em um grande empreendimento.

  1. OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é implementar o sistema de coleta seletiva e gerar a conscientização com relação a coleta seletiva, quais são seus benefícios individuais e globais e também a conscientização da economia de água baseando-se nos requisitos expressos no sistema de gestão ambiental.

Figura 1: Conscientização sobre o sistema de coleta seletiva         [pic 2]

Fonte:http://www.reciclaambientalsc.com.br/wpcontent/uploads/2015/08/cores.jpg

Figura 2: Conscientização sobre economia da água

[pic 3]

Fonte:https://acquareduz.com/wp-content/uploads/2018/09/cartaz-lp.png

  1. METODOLOGIA 

As principais técnicas/ferramentas que serão utilizadas para implementação:

  • Diagrama de Ishikawa.
  • Lista de todas as áreas importantes instalação da coleta seletiva.
  • Conscientização da alta administração e todos os colaboradores sobre a importância do sistema de gestão ambiental.
  • Conscientização sobre a importância da coleta seletiva e economia da água.

A implementação ocorrerá no ano de 2020 com a aplicação de investimento para implementação dos sistemas de coleta seletiva e treinamento de todos os colaboradores.

Os principais pontos do cronograma serão a seleção e compra do das lixeiras de coleta, instalação, contratação de uma empresa para conscientização sobre o sistema de gestão ambiental, distribuição de informação dentro da empresa como cartazes, e-mails e folhetos informativos e definição de um coordenador para o sistema de gestão ambiental.

Para e realizar as definições e aprovações o stakeholder será o diretor da empresa.

  1. DESENVOLVIMENTO

Através do gráfico de Ishikawa mostramos uma das causas que seria a falta do método para identificação das lixeiras de coleta seletiva e disponibilização das mesmas em todas as áreas.

Figura 3: Diagrama de Ishikawa [pic 4]

Com isso foi         planejado um cronograma para implementação do sistema de coleta seletiva e desenvolvimento da conscientização com relação ao desperdício da água e sobre o sistema de gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (489.9 Kb)   docx (261.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com