TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE CORTE DE MADEIRA

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ITACOATIARA – CESIT

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

Análise e Estrutura da Floresta

Itacoatiara – AM

Outubro de 2013

[pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ITACOATIARA – CESIT

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

Análise e Estrutura da Floresta

[pic 3]

Itacoatiara – AM

Outubro de 2013

RESUMO:

Boa Vista do Ramos localiza-se no Estado do Amazonas na região do baixo Rio Amazonas. O município é formado por igarapés, rios, lagos e paranás que banham a região, além de floresta de terra firme, mata de várzea e em menor proporções igapós a beira de canais e furos e campos naturais que surgem à margem dos lagos que secam.

O relevo é suavemente ondulado e os solos são predominantemente do tipo latossolo amarelo, com manchas de podzólicos e textura média e ocorrência de solos arenosos.

O município está dividido em cinco macro regiões, denominadas de acordo com o seu principal curso d’água. Essas áreas diferenciam-se principalmente quanto ao tipo de água predominante e quanto à forma dominante de vegetação. Dessa maneira, identificamos as regiões do Massauari, Urubu, Lago Preto, Paraná do Ramos de cima e Paraná do Ramos de baixo.

O presente estudo teve como objetivo conhecer, analisar e descrever a composição florística e a estrutura do componente arbóreo de uma área na Comunidade Nossa Senhora da Conceição do Ramos. Para isto foram instaladas 04 unidades amostrais de 20 X 250m de 0,5 hectare, onde foram medidas e identificadas todas as árvores com DAP ≥ 10 cm. Foi constatada a presença de 288 indivíduos, sendo observadas 77 espécies por há, distribuídos em 34 famílias botânicas e uma não identificada. As famílias com número de espécies foram: Arecaceae (57); Mimosaceae (26); Leg. Papilionoideae (24); Sapotaceae (22); Lecythidaceae (15); Leg. Caesalpinioideae (14); Bombacaceae, Leg. Mimosoideae (13); Myrtaceae (11); Tilaceae (7); Chysobalanaceae, Myristicaceae (6); Annonaceae, Lauraceae (4); Burseraceae, Combretaceae, Euphorbiaceae, Fabaceae, Nyctaginaceae (3), Boraginaceae, Cecropiaceae, Celastraceae, Apocynaceae, Elaeocarpaceae, Melastomataceae, Sterculiaceae (2); Humiriaceae, Bixaceae, Caryocaraceae, Hippocrateaceae, Meliaceae, Rubiaceae, Vochysiaceae, Não identificada (1).

Palavras-chave: Caracterização fitossociologia; Ocorrência de espécies; Floresta Tropical.

INTRODUÇÃO

A Floresta Amazônica caracteriza-se pela presença de grandes espécies florestais de índice de grande valor comercial, espécies atualmente exploradas e com significativo valor econômico em suas áreas de distribuição, com remanescentes dispersos nos estados do Amazonas, Pará.

De 1983 a 1999 o município de Boa Vista do Ramos sofreu uma intensa retirada de sua cobertura florestal, que foi substituída por atividades agrosilvipastoris. Nesse processo de desmatamento, a exploração madeireira também foi muito significativa.

As formas de exploração e métodos de manejo adotados podem alterar o ecossistema, modificando suas características a ponto de causar danos irreparáveis ao meio e à dinâmica do ambiente, podendo extinguir componentes importantes da estrutura florestal. Para que se possam explorar os recursos de maneira sustentável, faz-se necessário o pleno conhecimento da floresta e de seus estágios sucessionais, por meio da análise fitossociologia e do estudo da regeneração, gerando informações que possibilitem a aplicação correta de métodos e técnicas de interferência.

Desta forma, o estudo da vegetação é importante não só para a Taxonomia Vegetal e Fitogeografia, mas também no âmbito de pesquisa aplicada e de gestão, principalmente, com subsídios à silvicultura, manejo de bacias hidrográficas, manejo de fauna, preservação de táxons, conservação do ambiente e interpretação do potencial da terra para uso agropecuário (LONGHI, 1997). A classificação da vegetação deve ser sustentada não somente em critérios florísticos e ecológicos, mas também em observações realizadas sobre a característica fisionômica de elementos locais que possibilitem distinguir as diferentes tipologias vegetais com facilidade.

Segundo Longhi et al. (2000) para a caracterização da vegetação arbórea de uma determinada área, é necessário reconhecer as espécies presentes no local e fazer uma avaliação da estrutura horizontal e vertical da floresta, com o objetivo de verificar seu desenvolvimento. A estrutura horizontal permite a determinação da densidade, dominância, frequência e importância das espécies na floresta e a estrutura vertical analisa o estágio de desenvolvimento desta floresta, com base na distribuição das espécies nos diferentes estratos.

Levando em consideração as informações acima apresentadas, este estudo teve como objetivo conhecer, analisar e descrever a composição florística e a estrutura horizontal do componente arbóreo de uma área de Floresta Tropical da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, localizada em Boa Vista do Ramos – AM.

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente estudo foi realizado em uma área de Floresta Tropical da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição. Para o estudo da vegetação foram delimitadas 04 áreas de amostragem de 20x250 metros de forma aleatória, onde todos os indivíduos arbóreos com DAP ≥ 10 cm foram medidos e identificados.

De posse dos dados, as espécies foram classificadas e tiveram seus parâmetros fitos sociológicos estimados para a descrição da estrutura horizontal da comunidade.

Onde os análises estruturais permitem fazer deduções sobre a origem, características ecológicas e sinecológicas, dinamismo e tendências do futuro desenvolvimento das florestas, elementos básicos e fundamentais para o planejamento do Manejo Florestal.

Estudos fitos sociológicos podem ser realizados mediante análise da estrutura horizontal da floresta, obtida por parâmetros como densidade, frequência e dominância relativas e absolutas das espécies (CAIN & CASTRO, 1959). Esses parâmetros caracterizam a condição de ocorrência em que se encontram as espécies e, quando somados na forma relativa, definem o IVI (Índice de Valor de Importância) de uma espécie em relação às demais existentes na floresta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (679.5 Kb)   docx (623.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com