TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I – PRÁTICA

Por:   •  28/5/2019  •  Ensaio  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TECNOLOGIA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I – PRÁTICA

UBERABA

      2013

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TECNOLOGIA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I – PRÁTICA

                                                            UBERABA

2013

OBJETIVOS

Este ensaio tem como objetivo analisar a trabalhabilidade e o tempo de pega do aglomerante em relação à quantidade de água.

     O tempo de pega é definido como sendo o tempo de início do endurecimento. A pega se dá, quando a pasta começa a perder sua plasticidade. Costuma-se utilizar água para aumentor o tempo de pega mas, esse excesso prejudica sua resistência.

   Trabalhabilidade é a propriedade que um material apresenta de ser facilmente preparado, manuseado e empregado em obras.

Introdução

Aglomerantes são os materiais ligantes, em geral pulverulentos, que servem para solidarizar os grãos de agregados inertes. São utilizados na obtenção de argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.

Os aglomerantes utilizados neste experimento são o gesso, cal, cimento e filito.

O gesso é um aglomerante aéreo de pega rápida obtido pela desidratação total ou parcial da gipsita, seguido de moagem e seleção em frações granulométricas em conformidade com sua utilização. Possui características e propriedades muito interessantes, dentre elas, endurecimento rápido, plasticidade da pasta fresca e a lisura da superfície endurecida.

Geralmente é aplicado como revestimento, forro, placas divisórias e ornamentação.

        O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água (aglomerante hidráulico); é constituído de silicatos e aluminatos de cálcio. Sua principal característica é a elevada resistência mecânica.

      A cal hidratada é obtida pela calcinação de rochas calcárias a temperaturas elevadas. É um pó branco de elevada finura. Bastante utilizada em argamassas e pastas, possui a propriedade de fluidez, menor suscetibilidade à fissuração e retenção de água. A cal confere uma maior plasticidade às pastas e argamassas, permitindo maiores deformações nas mesmas sem fissuração. As argamassas de cimento e cal retêm mais água de amassamento e, consequentemente,  permitem melhor aderência.

Materiais Utilizados

- Cimento Portland

- Cal hidratada

- Areia

- Gesso

- Tijolo

- Filito

- Aparelho de Vicat

- Cronômetro

Procedimentos

Chapisco

- Foram colocados num recipiente 200 gramas de cimento e 800 gramas de areia para a obtenção do reboco, após a adição de água, o reboco foi aplicado nas duas faces do tijolo.

          Reboco contendo filito

- Após a secagem do tijolo “chapiscado”, foram adicionados 100 gramas de cimento, 400 gramas de filito, 900 gramas de areia e água num recipiente para a obtenção do reboco. Logo depois, o reboco foi aplicado em uma face do tijolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com