TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Na Construção Civil

Trabalho Escolar: Tecnologia Na Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicação da nanotecnologia na Construção

A nanotecnologia é a engenharia de sistemas funcionais em escala molecular.

A nanotecnologia está preocupada com os objetos entre 1 e 100 nm de tamanho. ( Nano metros )

1 nanômetro = 1×10−9 metro, ou seja, um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo do metro.

Aplicações da tecnologia de nano em engenharia civil são inúmeras. Algumas das aplicações são elaborados abaixo.

Aplicação em concreto :

A adição de materiais em escala nano no cimento pode melhorar seu desempenho. O Uso de nano-SiO2 pode aumentar significativamente a compressão do concreto, com grande volume de cinzas volantes, em idade precoce e melhorar a distribuição de tamanho dos poros, preenchendo os poros entre as grandes cinzas volantes e partículas de cimento em escala nano. A dispersão/suspensão de nano sílica amorfa é utilizada para melhorar a resistência à segregação para auto compactação do concreto. Também tem sido relatado que a adição de pequena quantidade denanotubos de carbono (1% ), em peso, pode aumentar a resistência, tanto a compressão como a flexão .

O rompimento é uma grande preocupação para muitas estruturas. A Universidade de Illinois em Urbana-Champaignestá trabalhando em polímeros de cura, que incluem um agente de cura micro encapsulada e um gatilho de química catalítica . Quando as microcápsulas são quebradas por uma rachadura, o agente de cura é liberado para a rachadura e contato com o catalisador. A polimerização acontece e une as faces da trinca. O polímero auto cura pode ser especialmente aplicável para corrigir o micro trincamento em pilares e colunas da ponte. Mas isso requer dispendiosainjeção de epóxi.

Aplicação em Aço

O aço é um importante material de construção. As suas propriedades, tais como força, resistência a corrosão e capacidade de solda, são muito importantes para a concepção e construção. É possível desenvolver novo aço de alta performance (HPS) com baixo consumo de carbono. Um aço novo foi desenvolvido com resistência a corrosão e capacidade superior de solda, incorporando as nanopartículas de cobre nos contornos das partículas de aço .

Revestimento

Os revestimentos incorporando certas nanopartículas ou nanocamadas têm sido desenvolvidos para determinada finalidade . É uma das principais aplicações da nanotecnologia na construção. Por exemplo, o Dióxido de Titâneo(TiO2) é utilizado para vidraças de revestimento devido à sua esterilização e propriedades anti-incrustantes . O TiO2 vai quebrar e desintegrar sujeira orgânica através poderosa reação catalítica . Além disso, é hidrófilo, o que permite que a água se espalhe uniformemente sobre a superfície e lave a sujeira anteriormente quebrada. Outros revestimentos especiais também foram desenvolvidos, tais como anti-grafite, controle térmico , economia de energia e anti-reflexo.

Efeito de limpeza através de uma superfície nano revestida

Nanosensores

Os sensores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com