TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INOVAÇÕES EM TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORDESTE CAMPUS BEZERRA DE MENEZES DEVRY BR

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

INOVAÇÕES EM TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ALUNO: Eduardo Alves, Eduardo Mendes, Larissa Ellen, Virna Lee, Yann Marinho

MATRÍCULA: 161015043, 16        SEMESTRE: 5

DISCIPLINA: Desenho Aplicado a Engenharia

PROFESSOR: Ylana

DATA: 16/04/2018

Fortaleza, Ceará 2016


ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. DESENVOLVIMENTO        4
  1. VIDROS DE PROTEÇÃO SOLAR        4
  2. PINTURA DE ALTA TECNOLOGIA (Tinta EccoColor)        5
  3. TAPETES ARTICULADOS        7
  4. REUSO DA ÁGUA DA CHUVA        9
  5. TELHADO VERDE        10
  6. PLACAS SOLARES        11
  7. BIOCONCRETO        12
  8. CONCRETO TRANSLÚCIDO        15
  1. CONCLUSÃO        17
  2. BIBLIOGRAFIA        18


  1. INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico, os impactos ambientais cresceram demasiadamente nos últimos anos. Assim, surgiu a necessidade de melhorar as técnicas e projetos da construção civil, com um olhar voltado para preservação do meio ambiente, reduzindo custos e pensando nas gerações futuras.

Com isso, os profissionais da área passaram a incluir o planejamento sustentável em suas obras, que tem três aspectos importantes como: economia, social e ambiental. (CITADIN, 2018)

Com esse objetivo, a construção civil passou a fazer a utilização de iluminação natural, de telhados e ambientes verdes, sistema de reaproveitamento da água, aquecedor solar, tijolos ecológicos entre outras inovações. Isso tem tornado as empresas mais competitivas e bem mais vistas no mercado.

Além da inclusão da sustentabilidade, outro tema tem despertado bastante a atenção dos engenheiros no momento da elaboração dos projetos: a acessibilidade. Pelo alto percentual de deficientes físicos no Brasil e a necessidade da inclusão dos mesmos, todas as obras atuais, principalmente as públicas, são obrigadas a possibilitar que todas as pessoas possam transitar livremente no local e utilizar os equipamentos presentes no ambiente, através de rampas de acesso, banheiros adaptados e etc. A NBR – 9050 fala a respeito da acessibilidade na construção civil que torna obrigatório os recursos de acessibilidade em uma edificação, porém ainda vem sendo tratada como problemática nos últimos anos, ainda há muitos espaços sem acessibilidade para todos, assim usuários deficientes ficam restritos de realizar qualquer atividade que envolve o uso de edifícios, produtos e informações. (LIMA, 2015)

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os produtos e materiais que possuem função sustentável e incentivar na realização de construções e projetos voltados para bem-estar do meio ambiente.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Vidros de proteção solar proporcionam ambientes claros e frescos

[pic 2]

Os vidros de proteção solar mostram a tendência da indústria por maior eficiência energética dos edifícios. O material começou a ser utilizado no Brasil por volta da década de 80, quando era chamado de vidro refletivo. Com o passar dos anos, a busca por sustentabilidade no setor somada à evolução da tecnologia de metalização do vidro permitiu a fabricação de produtos menos refletivos e, consequentemente, mais transparentes.

Em 2011, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 16023, que prevê requisitos, classificação e métodos de ensaio pertinentes aos vidros revestidos para controle solar, como foram tecnicamente chamados.

COMO FUNCIONAM

No processo de desenvolvimento dos vidros, os revestimentos exercem grande domínio sobre as propriedades térmicas e viabilizam soluções diversas, caracterizadas genericamente como vidros seletivos. Para confecção dos vidros revestidos para controle solar, a equação consiste em adequar a relação entre transmissão luminosa (luz visível) e fator solar (energia transmitida e absorvida). “Na prática, o processo busca obter um vidro capaz de conciliar os dois aspectos mais desejados pela arquitetura brasileira atualmente: alta transmissão de luz e baixo ganho de calor”


  1. PINTURA DE ALTA TECNOLOGIA (Tinta EccoColor)

Propriedade Autolimpante - Mantém fachadas livres da sujeira e proporciona superfícies pintadas com altíssima durabilidade às intempéries.

[pic 3]

Propriedades Térmicas - Através das microesferas de vidro, eccoColor reflete 96% dos raios ultravioleta e reduz até 30% do calor interno

[pic 4]


No lado externo, eccoColor reflete o calor do sol e mantém os ambientes climatizados no verão. Promove economia de energia pois diminui a necessidade de ar-condicionado para climatizar os ambientes internos.

No lado interno, eccoColor aproveita o calor interno contido nas microesferas de vidro, e mantém os ambientes climatizados.

Com a utilização nos lados internos e externos, eccoColor promove economia de energia de 25%* em custo de climatização.

Tecnologia de ponta em isolamento térmico e anticondensação

[pic 5]

Através da tecnologia de microesferas de vidro, no lado externo eccoColor é capaz de refletir 96% dos raios ultravioletas que atingem as fachadas e telhados, ao mesmo tempo que proporciona baixa condução de calor e grande troca de calor por convecção, promovendo isolamento térmico.

Em ambientes internos, eccoColor utiliza a radiação solar para climatizar os ambientes. Em convecção com o ar ambiente, a energia contida nas microesferas de vidro climatiza os ambientes. Estas propriedades fazem com que a temperatura da superfície de eccoColor fique próxima à temperatura do ar ambiente e não da alvenaria, evitando a condensação de umidade da parede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com