TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Na Construção Civil

Artigos Científicos: Tecnologia Na Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTE

Tecnologia Apropriadas Em Construção Civil.

Alex Kenya Abiko

Resumo de artigo apresentado ao

UNILESTE, como parte das atividades

avaliativas do curso de Engenharia Civil

Aluna: Leidiane da Silva

Professor: Gerson Correa

Matéria: Introdução à Engenharia

Coronel Fabriciano

junho de 2013

Tecnologia Apropriadas Em Construção Civil.

Alex Kenya Abiko

Alex Kenya Abiko, diz em seu artigo, que a construção civil e a construção de edificações têm se desenvolvido de forma gradual e, particularmente, de forma mais intensa a partir do final do século XIX. É dessa época o desenvolvimento do cimento Portland e, em conseqüência, do concreto armado e protendido, que possibilitou a construção de edifícios de multipavimentos. A estrutura metálica também se desenvolveu, graças a um maior conhecimento técnico-científico. Esse conhecimento, o das ciências da engenharia, permitiu então o desenvolvimento do cálculo das estruturas e também da mecânica dos solos.

Ele afirma também que, especificamente no Brasil, surgiram de 1930 a 1990, alguns materiais e componentes como substitutos de outros anteriormente empregados. Tubulações de água fria e de esgotos, feitos até então em ferro fundido, aço galvanizado ou cerâmica foram substituídos por plástico, no caso, o PVC. Janelas em madeira foram gradativamente substituídas pelas fabricadas em aço, alumínio ou PVC. Materiais de revestimento, como pedras, foram substituídos por cerâmicas, assim como foram introduzidas as tintas poliméricas a base de látex.

O autor afirma que a partir dessa necessidade pode-se listar cinco tópicos que alteraram substancialmente os princípios da construção civil e, particularmente, da construção de edificações.

a) O primeiro deles foi o conceito de controle da qualidade, baseado nos modelos fordistas e tayloristas, utilizados por setores industriais avançados à época.

b) Nas décadas de 60 e 70 a abordagem determinista foi substituída pela abordagem probabilística, alterando os critérios de projeto estrutural.

c) Ao final da década de 70 surgiu o conceito de desempenho das edificações, substituindo as idéias prescritivas e trazendo as exigências do usuário para o cenário técnico.

d) Na década de 80 os conceitos de gestão da qualidade também repercutiram na construção de edificações, com as devidas adaptações.

e) Nos anos 90 surgiu o conceito da construção sustentável, a reboque do movimento internacional de sustentabilidade ambiental, que teve como marco o encontro Rio 92.

De forma transversal aos avanços acima listados o autor menciona a utilização do computador como uma ferramenta fundamental dessa evolução. Os profissionais da construção têm utilizado cada vez mais esse instrumento de trabalho, com o emprego de modelos cada vez mais complexos, que permitem simulações e cálculos mais sofisticados. O computador também permite, através da Tecnologia da Informação, uma maior conectividade entre pessoas e instituições, possibilitando a elevação da produtividade e a melhoria dos processos de concepção, produção e gestão da construção.

No país, o reflexo nos anos 90 da evolução de todos esses desenvolvimentos desembocou naquilo que Abiko denomina como industrialização sutil. Essa industrialização é assim chamada por ser pouco percebida pelos usuários da construção de edificações, notadamente conservadores, e pelo fato de não necessitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com