TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLEXIBILIDADE: ANALISE COMPARATIVA DO NIVEL DE FLEXIBILIDADE DAS ALUNAS DO FUNDAMENTAL 1 E 2 DA ESCOLA CIEP (CENTRO INTEGRADO DE ENSINO DE PARAIPABA

Monografias: FLEXIBILIDADE: ANALISE COMPARATIVA DO NIVEL DE FLEXIBILIDADE DAS ALUNAS DO FUNDAMENTAL 1 E 2 DA ESCOLA CIEP (CENTRO INTEGRADO DE ENSINO DE PARAIPABA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

FLEXIBILIDADE: ANALISE COMPARATIVA DO NIVEL DE FLEXIBILIDADE DAS ALUNAS DO FUNDAMENTAL 1 E 2 DA ESCOLA CIEP (CENTRO INTEGRADO DE ENSINO DE PARAIPABA)

Rômulo de Oliveira Saraiva

Antônio Kleverson Cipriano Gomes

RESUMO

O presente estudo foi verificar e comparar o nível de flexibilidade de alunas de 10 e 14 anos da escola particular Centro Integrado de Ensino de Paraipara (CIEP) o método utilizado para a coleta dos devidos dados foi, um banco de wells com o teste sentar e alcançar que avalia a flexibilidade dos músculos posteriores da coxa e o tronco, os resultados foram favoráveis, sendo que 90% das meninas do fundamental I estavam na média e acima da média e as meninas do fundamental II também tiveram o mesmo resultado. E ao todo 90% das meninas estão acima ou na média estabelecida pelo PROESP.

Palavras-chaves: Flexibilidade. Crianças. PROESP.

INTRODUÇÃO

A muito tempo o exercício físico é solicitado em nós seres humanos, nos primórdios da natureza o mesmo era essencial para sobrevivência humana com técnicas de correr para fugir de predadores, lançar para matar a presa e poder se alimentar e várias outras técnicas a citar.

O que herdamos dos nossos antepassados é o que praticamos hoje, correr, saltar e lançar, para podermos praticar estes exercícios temos que tem uma ótima flexibilidade até então não tem um nível mínimo de flexibilidade estabelecido, mas pode-se perceber que quem tem um nível de flexibilidade alto tem uma grande otimização no exercício que pratica.

A flexibilidade é considerada como um componente da aptidão física relacionada à saúde e também ao desempenho. (RASSILAN, 2006, P. 01), Indivíduos com baixo nível de flexibilidade tem um maior risco de ter lesões musculares, e já com esse nível elevado parece atuar de uma forma positiva na saúde e uma melhor qualidade de vida.

“A flexibilidade é o único requisito motor que se perde na infância, até os 10 anos, piorando em seguida se não for devidamente exercitada.” (SOUSA, 2013, P. 06), então tem que exercitar a flexibilidade para a mesma não ser um problema na vida adulta. Com essas informações o educador físico deverá ter mais atenção correlação a flexibilidade do seu aluno já que “[...] a ausência de flexibilidade compromete o desempenho diário, independente de este ser laboral ou esportivo (BARBOSA, 2012, P.12).

“Em relação ao sexo, em geral, as mulheres têm demonstrado maiores níveis de flexibilidade do que os homens, independentemente da idade” (Rassilan, 2006, p. 03) são informações com essa que nos desperta algumas dúvidas, será que meninas do ensino fundamental 1 são mais flexíveis que que a do fundamental 2?

Acredita-se que alunas do ensino fundamental 1 são mais flexíveis que as alunas do ensino fundamental 2 já que são mais novas e são propicias a ter uma flexibilidade maior.

“Na puberdade (meninas 11-12 anos, meninos 12-13 anos) ocorre redução da flexibilidade decorrente do estiramento dos músculos e ligamentos que responde tardiamente ao crescimento acelerado em estatura, sendo necessária a prática do alongamento. ” (BARBOSA, 2012, p. 24).

Com este estudo pretendemos Verificar e comparar o nível de flexibilidade de alunas do ensino fundamental 1 e 2, aplicar o teste de sentar e alcançar (banco de wells), analisar os resultados obtidos com o teste e comparar os dados com a tabela normativa do PROESP para flexibilidade.

A contribuição desse projeto para o meio profissional é, conscientizar educadores físicos que flexibilidade é essencial para uma otimização no exercício praticado e também para a saúde, prevenindo lesões no musculo esquelético, e que esses profissionais saibam a importância de adicionar em sua metodologia de ensino exercícios direcionados para a flexibilidade.

METODOLOGIA

Essa pesquisa e de origem quantitativa, sendo considerada uma pesquisa de campo segundo Mattos, Rosseto, Junior e Blecher (2004) a pesquisa e de campo buscando os dados diretamente da fonte. Cujo a pesquisa foi realizada na escola CIEP – Centro Integrado de Ensino de Paraipaba, situada no município de Paraipaba - CE, na Rua Maria Clarice Moreira, S/N, no bairro Monte Alverne. As pessoas que compuseram esta pesquisa foram 20 meninas sendo 10 do fundamental 1 com idade de 10 anos e 10 do fundamental 2 com idade de 14 anos.

O banco de Wells (Wells e Dillon) e um objeto utilizado para medir a flexibilidade do tronco e a parte posterior das coxas. O banco tem medidas equivalente a 35 centímetro de altura e largura e 40 de comprimento. Será utilizado o teste de sentar e alcançar (Banco de Wells) as alunas estarão descalças, sentadas de frente ao aparelho com membros inferiores estendidos com os pés apontados para cima e apoiado no banco membros superiores estendidos e posto sobre o banco, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com