TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO INTEGRADO DE ENSINO MUNICIPAL HENRIQUE VIEIRA DE ALBUQUERQUE MELO

Por:   •  12/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.282 Palavras (10 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISINADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

JOÃO PESSOA

MARÇO/2016

OLÍVIA ALEXANDRE DE ALBUQUERQUE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO INTEGRADO DE ENSINO MUNICIPAL HENRIQUE VIEIRA DE ALBUQUERQUE MELO

Relatório de estágio apresentado à Professora Drª Adriana Valéria Santos Diniz, como requisito obrigatório para avaliação de Estágio Supervisionado em Gestão da Educação. Período 2015.2

JOÃO PESSOA

MARÇO/2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................1
  2. RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.............................................2

2.1- Relatório Diários.........................................................................................2

2.2- Contextos e Histórico.................................................................................4

2.3- Dados da Escola........................................................................................5

2.4- Infraestrutura..............................................................................................5

2.5- Dependências.............................................................................................6

2.6- Equipe........................................................................................................6

       3- CONCEPÇÕES DE GESTÃO DEMOCRÁTICO..............................................8

       4-CONCLUSÃO....................................................................................................9

       5- ANEXOS.........................................................................................................10

  1. Introdução

O presente trabalho consiste em um relatório como parte da avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pela professora Drª. Adriana Valéria, do curso de Pedagogia, oferecido pela Universidade Federal da Paraíba- PB.

Entende-se que a disciplina de Estágio Supervisionado visa fazer a mediação entre a teoria, desenvolvida na academia, e a prática, ou seja, realidade vivenciada nas escolas públicas. Nesse sentido, foi desenvolvido um estagio visando mostrar a realidade da educação com foco na gestão escolar. O Estágio está sendo desenvolvido no Centro Integrado de Ensino Municipal Henrique Vieira de Albuquerque Melo, localizado na cidade de São Miguel de Taipu-PB.

Neste relatório, tem como objetivo geral:

  • Relatar as atividade realizadas em cada dia de visita como:

Contexto e Histórico

Infraestrutura da escola

  • Organização escolar: composição da equipe gestora, dados da equipe, etapas/modalidades de ensino, se tem projeto político-pedagógico e regimento escolar, projetos pedagógicos, outras informações que julgar relevantes.

O núcleo escolar, em todas as fases do ensino, influencia negativa ou positivamente na consciência do aluno é indispensável tem o domínio de todas as situações vivenciadas pelo educando, para o gestor não é fácil conhecer os mesmos, mais não é uma tarefa fora de alcance são muito importantes essas trocas de conhecimentos entre o gestor e todo corpo escolar.

Muitas experiências negativas devem também ser consideradas exemplos a não se repetir, e sim buscar meios colaborativos para o desenvolvimento desta, numa perspectiva de evolução tanto do ambiente de trabalho como dos métodos utilizados para a instrução e conscientização do aluno e ter em mente a realidade e que vivenciam, não com o olhar de frustação, mas com o objetivo da busca do novo e da melhoria de suas condições.

  1. RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1- Relatórios Diários

  • Primeiro dia do estágio

Às 12h50min, chego ao Centro Integrado de Ensino Municipal Henrique Vieira-CIEM, em São Miguel de Taipu, onde fui recebida pelo coordenador da escola. Nem o diretor e nem o diretor adjunto encontravam-se na escola no momento em que cheguei, o diretor a tarde trabalha como professor na escola estadual do município por isso não encontrava-se na escola, e fui comunicada que o diretor adjunto teria ido ao medico .

Não tive dificuldade no acolhimento já que uma semana antes havia falado com o diretor sobre o estágio, conversei com o coordenador sobre o motivo da minha presença e contei que já tinha conversado com o diretor, ele me deu boas vindas e falou que estava a disposição no que fosse preciso e pediu pra que eu ficasse a vontade. Entreguei a carta de apresentação e falei sobre a frequência.

Nessa primeira visita observei que os professores não chegavam na hora certa de inicios das aulas, e o coordenador sobrecarregado tendo que fazer de tudo um pouco já que os diretores nenhum se encontravam na escola.

  • Segundo dia de estágio

Em visita a instituição escolar, mais uma vez não encontro com o diretor, encontro com o diretor adjunto, onde o mesmo falou que procura sempre está presente na escola, no horário da tarde, alterando com o diretor que fica na parte da manha e noite. Procura estabelecer as metas e segui-las, faz as regras e tenta manter a ordem, vive sempre observando tudo na escola.

Sobre o PPP, fui informada que havia sido perdido em um dos computadores da diretoria, mas que procuraria em outros e se conseguisse encontrar, estaria a minha disposição.  

Os problemas em relação ao alunado, ele recolhe na diretoria para conversar sobre o ocorrido. Mantém bom relacionamento com todos os professores e funcionários da escola.

Basicamente nesse dia conheci todo o ambiente escolar, e os dados da escola.

  • Terceiro dia de estágio

        Nessa terceira visita a instituição escolar apresentei-me ao coordenador, conversei um pouco com ele, em seguida converso também com o secretário, onde ele me falou sobre a parte das matrículas, transferências, declarações e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (829.1 Kb)   docx (748.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com